Beleza Extraordinária

Pele sensível: dicas e cuidados para mantê-la sempre saudável

  • Peles sensíveis precisam de cuidados específicos para se manterem saudáveis
Tela cheia
Previous Next
Peles sensíveis precisam de cuidados específicos para se manterem saudáveis

Quem tem a pele sensível costuma sofrer com vermelhidão, rachaduras e irritações, mas tudo isso pode ser minimizado com a rotina certa de cuidados. O segredo é entender os motivos que deixam o rosto mais sensibilizado, além de investir em costumes e produtos que o beneficiem. Acompanhe as dicas da dermatologista Luciana Hitomi e conquiste beleza e saúde de uma só vez.

Peles secas costumam ser mais sensíveis

Ter pele seca é quase um sinônimo de que ela também será sensível. Luciana revela que a oleosidade natural da pele cria uma proteção contra os agressores externos e, quando ela está em falta, o rosto acaba sofrendo mais com irritações. A dermatologista sugere procurar sempre por produtos que beneficiem a pele seca e a palavra-chave para ficar de olho nesse caso é hidratação. Além disso, existe uma forma ainda mais prática e acessível de melhorar o estado da cútis: "a atitude mais importante para manter a pele seca sempre hidratada é beber bastante água", conta a dermatologista que atende no TheSkin Barra.

A hora de lavar o rosto costuma ser decisiva para quem tem pele sensível

Usar o sabonete errado pode danificar ainda mais a pele sensível na hora da higienização, que deve ser feita de manhã e à noite. Segundo Luciana, algumas substâncias extremamente eficazes para pele acneica e oleosa, não são indicadas para esses casos: "não se deve usar sabonetes que contenham ácidos ou substâncias que ressecam a pele como, por exemplo, o ácido salicílico", indica. Para a profissional, os higienizadores com ativos hidratantes e calmantes são ideais.

Outra dica da dermatologista é em relação à temperatura da água usada para lavar o rosto: "o ideal é usar sempre água fria", revela Luciana. Um banho em altas temperaturas pode ressecar ainda mais a pele aumentando os problemas relacionados à sensibilidade.

Sempre faça o teste antes de usar algum produto novo

Na hora de usar um novo produto para a pele, pessoas com sensibilidade precisam testar antes para evitar possíveis irritações. Luciana ensina como fazer para se proteger de imprevistos: "o ideal é que seja aplicada uma pequena quantidade na área próxima à orelha e, em caso de ardência ou vermelhidão, retirar o produto imediatamente", diz.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial