Beleza Extraordinária

Pele sensível: a melhor rotina de cuidados diária para quem tem esse tipo de cútis

  • Manter cuidados simples e usar produtos suaves são segredos para a rotina de quem tem pele sensível
Tela cheia
Previous Next
Manter cuidados simples e usar produtos suaves são segredos para a rotina de quem tem pele sensível

Uma pele sensível é passível de irritações, vermelhidão e descamação por vários motivos: desde um tempo frio demais até o uso de novos produtos. Esse último, aliás, é um erro que muita gente comete tentando consertar a sensibilidade quando a pele, às vezes, só precisa de descanso. Apostar em produtos com fórmula leve e que não agridam a pele é fundamental. Confira como a rotina diária de cuidados para esse tipo de cútis é simples e ao mesmo tempo muito eficiente. 

Passo 1: limpar com produtos suaves é essencial

Essa é a parte mais importante da rotina de qualquer tipo de pele, mas em quem tem a cútis sensível ela pode causar bastante irritação e ressecamento. Isso porque as chances de usar um sabonete muito forte para o seu tipo de pele são grandes, então procure sempre por produtos que limpem de forma delicada. "O que define a limpeza de uma pele sensível é limpar, mas sem sensibilizar ainda mais a pele. É por isso que aconselho evitar os sabonetes e dar preferência às loções de limpeza, que não contém sabão na sua composição", diz Thaís Jerez, dermatologista da Clínica Jerez (SP).

 A água micelar é um deles e, por causa de suas poderosas moléculas chamadas micelas, conseguem limpar profundamente sem agredir. "É um produto único que chegou recentemente ao Brasil. Ela absorve as partículas sujas sobre a pele e as elimina", conta a profissional. Ela pode ser usada diretamente sobre o rosto ou através de uma bolinha de algodão: o importante é que não vai ser necessário ter contato com a água encanada - um dos motivos de irritação em quem tem peles sensíveis. 

Passo 2: tonificar sem agredir

Muitas mulheres com pele sensível podem achar que o tônico é agressivo demais para entrar em sua rotina, mas, assim como no caso do sabonete, é preciso achar um produto que se encaixe no seu tipo de cútis. "Evite produtos que contenham álcool e conservantes, responsáveis pela irritação da pele", aconselha Thaís Jerez. A boa notícia é que, quem optar pela água micelar como produto de limpeza, nem vai precisar se preocupar em comprar um novo produto para tonificar: "ela serve tanto para limpeza quanto para tonificação da pele.

O melhor é que, além de não conter os agentes agressores que eu acabei de citar, ela tem a presença de substâncias calmantes em sua formulação. Isso permite que o produto seja usado sem medo em regiões mais delicadas, como em torno dos olhos e boca", conta a dermatologista.

Passo 3: hidratar com produtos calmantes

A maior parte das pessoas que têm pele sensível também costumam ter a cútis do tipo seca: isso porque quem tem mais oleosidade no rosto também tem mais proteção contra fatores externos agressivos. Mas se a produção natural de óleos não acontece da melhor maneira, é possível amenizar isso com o uso de hidratantes faciais. "Em peles sensíveis, costumamos usar hidratantes que associem substâncias calmantes, como a licochalcona A, nicotinamida, argila verde, camomila, entre outros", diz a dermatologista .Aplique o produto com movimentos circulares no rosto todo e repita todo esse processo de manhã e de noite. A mudança na qualidade da pele será notável!

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação