Beleza Extraordinária

Pele seca pode ficar oleosa com os cuidados errados? Descubra como evitar o problema

  • Os cuidados com a pele seca podem fazer as características dela mudarem? (Foto: Instagram @tenipanosian)
Tela cheia
Previous Next
Os cuidados com a pele seca podem fazer as características dela mudarem? (Foto: Instagram @tenipanosian)

Saber como cuidar da pele seca corretamente faz toda diferença para conquistar uma aparência mais saudável e viçosa. Mas se você ainda está iniciando a sua jornada no universo de skincare, pode ser que já tenha se perguntado se a pele seca pode ficar oleosa ao ser tratada com os cuidados errados. A verdade é que esse tipo de mudança não é tão comum, mas ela pode acontecer em alguns casos quando há uma desequilíbrio na produção de oleosidade causada por fatores internos do corpo. Se você quer saber quando o cenário pode acontecer e como montar um passo a passo correto para limpar, tratar e hidratar a pele seca, confira a matéria que preparamos abaixo.

 

Pele seca pode ficar oleosa?

Quando se trata da pele seca, uma de suas principais características é não produzir oleosidade em quantidades suficientes para manter as camadas da derme hidratadas e com brilho saudável. É por isso que usar um bom hidratante para pele seca é essencial para evitar sintomas como opacidade e sensibilidade em pontos mais delicados do rosto. 

Muitas mulheres tendem a aplicar produtos em excesso durante a rotina para compensar a aparência ressecada, mas temem que isso possa acabar interferindo na condição natural da pele e fazer com que ela se torne oleosa. A verdade é que esse tipo de transformação radical é difícil de acontecer, já que a cútis seca tem uma quantidade menor das glândulas que produzem sebo, uma característica física que não é alterada por conta da quantidade de produtos usados no dia a dia. 

Em que situações a pele seca pode produzir mais oleosidade do que o normal?

Existem alguns casos específicos em que as glândulas sebáceas passam a produzir mais óleo do que o normal, o que pode dar a impressão de que a pele seca ficou oleosa do dia para noite. Isso acontece quando o corpo passa por mudanças que estimulam a produção de sebo, mas isso não significa que seu tipo de pele mudou definitivamente. 

Na verdade, fatores como alterações hormonais, o período pré-menstrual ou durante a troca de anticoncepcional, ação de medicamentos e alimentação podem provocar essa mudança momentânea, mas de forma geral a pele volta às suas condições normais uma vez que o problema for corrigido. Caso sua pele permaneça oleosa por muito tempo, vale a pena conversar com um dermatologista para entender o que pode estar acontecendo.

Saiba tudo sobre como cuidar da pele seca

A rotina ideal de cuidados com qualquer tipo de pele começa pela limpeza. Se estiver usando maquiagem, você pode apostar na água micelar, que retira todos os resíduos de forma leve e sem agredir a pele. A versão bifásica, inclusive, serve até para maquiagem à prova d’água. O sabonete para pele seca deve ter textura hidratante para aumentar a retenção de água e recuperar oleosidade na medida certa. 

Depois da higienização, apostar em um bom creme hidratante para pele seca é sempre uma boa pedida, já que ele ajuda a tratar, nutrir a pele e fortalecer a barreira que protege a derme. Finalize aplicando um protetor solar cremoso para evitar que a radiação ultravioleta danifique as camadas da pele seca e proporcionar um último toque de hidratação. 

Para evitar o envelhecimento precoce e combater linhas de expressão, investir em um creme para pele seca com função anti-idade é o segredo. O uso regular do produto pela manhã e pela noite ajuda a disfarçar as imperfeições que ficam mais evidentes nesse tipo de cútis, além de atenuar a sensação repuxada no rosto.

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação