Pele seca ou desidratada? Entenda as diferenças entre cada uma e saiba como prevenir o ressecamento

Descobrir o tipo exato de sua pele do rosto é superimportante para aprender a melhor forma de cuidar. Enquanto a pele da maioria das brasileiras é oleosa ou mista, existe um time de mulheres que naturalmente tem a pele seca, cujas características são a sensibilidade extrema, falta de viço e coceira em algumas áreas. Mas o que muita gente confunde em relação a esses sinais é que também existe a pele desidratada, que é uma condição de momento e precisa ser tratada de modo bem diferente. Confira a matéria e aprenda a diferenciar a pele seca da pele desidratada. 

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/pele-seca-ou-desidratada-entenda-as-diferencas-entre-cada-uma-e-saiba-como-prevenir-o-ressecamento" }

Pele seca: é um tipo de pele que naturalmente produz menos oleosidade

Toda pele precisa de um certo grau de oleosidade para se manter saudável. No caso das peles secas, quase não existe produção de óleo pelas glândulas sebáceas - e, por isso, praticamente não mantém a água necessária para a hidratação. Isso faz com que a superfície do rosto seja opaca e tenha uma sensação "repuxada", além de apresentar coceira e sensibilidade em algumas partes, como ao redor da boca, por exemplo. A pele seca também pode vir a manifestar-se apenas na fase adulta: é a chamada "pele madura".

Como tratar: a dica é usar sabonetes com substâncias hidratantes e escolher a textura em barra. Para remover a maquiagem, é ideal que o produto não contenha álcool e seja bem levinho para não irritar a pele. Os cremes hidratantes são sempre bem-vindos, já que devolvem a água naturalmente em falta nesse tipo de pele. Prefira o protetor solar cremoso ao invés do spray, que também ajuda na hidratação.

Como evitar os sinais: Uma dica bastante útil para as donas de pele seca é apostar no creme anti-idade, já que a pele seca deixa as marcas de expressão e as rugas mais visíveis. Aposte no produto pela manhã e a à noite, para evitar a falta de brilho e a sensação repuxada no rosto. Máscaras de argila com função hidratante, como as vermelhas e as rosas, também ajudam, e muito, a hidratar a pele e a ativar a circulação sanguínea.

Pele desidratada: é uma condição da pele que momentaneamente tem falta de água

A pele desidratada está com falta de água mas ainda pode produzir óleo: é por isso que é uma condição momentânea, já que pode acontecer em qualquer tipo de pele, como as oleosas, mistas e as normais. A pele pode carecer de água por vários fatores, como exposição solar sem proteção, lavagens em excesso com sabonetes adstringentes, reação a algum produto de beleza, entre outros motivos que fazem o rosto ficar ressecado, com coceira, sensível e irritado. 

Como tratar: se a pele ficou desidratada e ressecada por causa de produtos, a dica é pausar a aplicação. Também vale diminuir o número de lavagens por dia e apostar em sabonetes hidratantes e suaves, mesmo que a sua pele seja oleosa ou mista. Aposte em loções micelares, que purificam e reequilibram o pH da pele. Máscaras de argila que acalmam a pele também são uma boa opção para devolver a hidratação em falta.

Como prevenir: aplique um protetor solar próprio para o rosto todos os dias, até mesmo fora da praia ou da piscina. Vale apostar no água micelar e no demaquilante sem álcool, para não piorar a situação da falta de hidratação. 

Matéria publicada em 30 de março de 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/pele-seca-ou-desidratada-entenda-as-diferencas-entre-cada-uma-e-saiba-como-prevenir-o-ressecamento" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/pele-ressecada-no-inverno-saiba-como-corrigir-o-efeito-craquelado-causado-pelo-frio-usando-bb-cream", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"pele-ressecada-no-inverno-saiba-como-corrigir-o-efeito-craquelado-causado-pelo-frio-usando-bb-cream", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/tayna/imagens-grupo/1037-pele-ressecada-no-inverno.jpg?rev=47fe2c6b23a74d2ea3e3306e08c20b59", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-03-15T19:42:19+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:19:37+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/e-possivel-combater-linhas-finas-de-expressao-da-pele-do-rosto-sem-botox-confira-a-opiniao-de-uma-dermatologista", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"e-possivel-combater-linhas-finas-de-expressao-da-pele-do-rosto-sem-botox-confira-a-opiniao-de-uma-dermatologista", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/tayna/imagens-grupo/1353-e-possivel-combater-linhas-finas-de-expressao-da-pele-do-rosto-sem-botox.jpg?rev=dbc1ca72cfc6481d906de5b9857df343", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-03-06T16:45:19+00:00", "dateModified": "2024-03-06T16:51:43+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/pele-seca-ou-desidratada-entenda-as-diferencas-entre-cada-uma-e-saiba-como-prevenir-o-ressecamento", "name": "pele-seca-ou-desidratada-entenda-as-diferencas-entre-cada-uma-e-saiba-como-prevenir-o-ressecamento" } } ] }