Beleza Extraordinária

Pele seca: os produtos e cuidados essenciais para cuidar desse tipo de pele

  •  Hidratante, creme anti-idade, protetor solar: saiba quais são os produtos essenciais para cuidar da pele seca (Foto: Instagram @jackysiren)
Tela cheia
Previous Next
Hidratante, creme anti-idade, protetor solar: saiba quais são os produtos essenciais para cuidar da pele seca (Foto: Instagram @jackysiren)

A pele seca no rosto tem características que precisam de cuidados e produtos de beleza específicos, tanto na textura quanto na fórmula deles. As principais características deste tipo de pele são falta de viço, sensibilidade extrema, sensação de repuxamento e textura escamosa, além de descamação e coceira em algumas partes da face.

Usar os produtos certos é importante porque eles evitam sintomas mais graves e dolorosos, como o aparecimento de rachaduras, feridas, manchas vermelhas e ardor no rosto.

Se a sua pele é seca, vem com a gente: nós selecionamos os itens de skincare e os cuidados essenciais para você cuidar dela. Confira!

Saiba identificar se a sua pele está seca, ressecada ou desidratada

O primeiro cuidado para encontrar os produtos essenciais para a pele seca é entender se ela é realmente seca ou se está em um momento de desidratação ou ressecamento. É que essas duas últimas condições também podem acontecer em peles oleosas, mistas, normais e maduras.

A pele seca é aquela que possui um desequilíbrio nas glândulas sebáceas, que não produzem a quantidade ideal de óleo para lubrificar a pele. Por causa disso, sua textura fica áspera, esbranquiçada e escamosa. Ela também tem a barreira de proteção da pele mais frágil, que não consegue “segurar” a água para hidratar. O resultado é uma frequente sensibilidade, vermelhidão, ardor e coceira.

A pele ressecada e a pele desidratada têm os mesmos sintomas, exatamente por causa das mesmas razões. No entanto, eles não são naturais do organismo e nem são frequentes: podem acontecer temporariamente por conta de fatores externos, como o clima frio, exposição ao sol, reações alérgicas, contato com mar ou água com cloro, ingestão de água insuficiente, tratamentos estéticos e até medicamentos para controlar a acne.

Creme para pele seca: saiba como escolher e aplicar

Sem dúvida alguma, o creme para pele seca é o produto mais importante dessa rotina por compensar a ausência de oleosidade necessária à pele e devolver a água perdida pela cútis. Ele deve ser usado todos os dias para hidratar de forma profunda e transformar a textura áspera da pele em uma textura macia e mais lisa, sem descamações. 

Textura do creme: ele pode ser denso, ou seja, mais “grossinho”.   

Fórmula do creme: é bom evitar produtos com álcool, fragrâncias e parabenos, que podem irritar a pele. Aposte em cremes com óleos e com vitamina E, que tem ação antioxidante e hidrata de forma profunda.

Como e quando aplicar: aplique na pele limpa e ainda úmida, logo após o banho, tanto pela manhã quanto à noite. Espalhe o produto por todo o rosto, pescoço e colo, fazendo movimentos circulares. 

Hidratante para pele seca pode ter ativos anti-idade

Rugas e linhas de expressão são mais propensas à pele seca porque ela é mais fina e sensível. E quando essas marquinhas já existem, elas costumam ficar mais aparentes do que na pele oleosa, por exemplo, porque a pele seca é mais opaca e sem viço. 

Por isso, o creme anti-idade pode substituir o hidratante tradicional e conter ativos que também hidratam e suavizam os sinais de envelhecimento - além de, claro, prevenir novas marcas, tanto na face quanto na área dos olhos. Você pode usar um creme diurno e outro noturno. 

Alguns ativos que podem compor o hidratante facial de pele seca: 

Ácido hialurônico: é um dos favoritos porque se adapta à pele seca sem irritar ou causar sensibilidade. O ativo age atraindo as moléculas de água, hidratando profundamente a cútis. Além disso, o ácido hialurônico preenche os sulcos da pele, ou seja, os espacinhos formados pelas rugas e linhas de expressão, deixando o rosto mais lisinho e uniforme. 

LHA: é uma substância originada do ácido salicílico, só que em uma forma mais delicada. O LHA (lipohidroxiácido) age fazendo uma microesfoliação, eliminando as células mortas que ficam na superfície da pele e permitindo que novas células sejam produzidas, o que deixa o tecido da cútis mais firme e com viço. Com o LHA, as linhas de expressão ficam menos evidentes e o rosto fica mais hidratado. Essa renovação das células é importante para prevenir outras marcas e rugas. 

Sabonete para pele seca: aposte na textura em barra

Quando se fala em limpeza da pele seca, o sabonete precisa conter substâncias hidratantes para ajudar na hidratação e evitar que a oleosidade natural vá embora. Os de textura em barra são uma boa opção por serem mais cremosos, o que ajuda a devolver a maciez da pele.  

A dica é escolher fórmulas com componentes leves, como manteigas e óleos. Assim, o seu rosto fica limpo e com aspecto sedoso e macio.

Máscaras faciais com função iluminadora também funcionam na pele seca

Outro cuidado que a pele seca merece é o uso de máscaras faciais, já que elas hidratam instantaneamente e reforçam na hora a maciez da cútis. As máscaras são ótimas para um tratamento mais profundo e ao mesmo tempo prático por serem aplicadas em casa mesmo. 

Você pode usar as de tecido, que podem conter sérum com ingredientes hidratantes, como o ácido hialurônico, ou as de argila, uma vez ao mês ou a cada dois meses. As máscaras de argila mais recomendadas para a pele seca são a vermelha e a preta. Veja os detalhes:  

Máscara de argila vermelha: contém óxido de ferro e cobre, combinação que ativa a circulação sanguínea, garantindo mais hidratação e renovação intensa. O resultado do uso da argila vermelha é uma pele mais luminosa, sem aspecto opaco.

Máscara de argila preta: a argila preta é antioxidante e contém carvão ativado, que ilumina a pele e garante um tom mais uniforme ao rosto. Ela age removendo as toxinas e o estresse oxidativo do dia a dia, que pode causar envelhecimento precoce.

Protetor solar para pele seca pode ser antirrugas

O protetor solar é um cuidado diário para todos os tipos de pele! Para as secas, a dica é escolher um filtro cremoso ao invés do spray, para ajudar na maciez da pele. Mas isso não quer dizer o protetor solar para pele seca deixa o rosto gorduroso, viu? Existem fórmulas cremosas com ativos hidratantes e que têm rápida absorção.

A dica para potencializar a proteção do sol - que é o maior causador de envelhecimento da pele - é usar filtros antirrugas, que possuem função antioxidante por conter ativos como o ácido hialurônico. 

Demaquilante: água micelar é mais leve para pele seca

Um cuidado que você não deve esquecer é produto que escolhido para remover a maquiagem. Como a pele seca é mais sensível, o ideal é que o demaquilante seja leve e não contenha álcool. 

Uma boa opção e super recomendada é a água micelar, que consegue remover os produtinhos de make por causa das micelas, que absorvem e arrastam as sujeirinhas sem agredir a proteção natural da pele - justamente por não conter álcool. A vantagem é que não tem restrição de uso: você pode usar mais de uma vez ao dia, mesmo se a sua pele estiver sensibilizada - nesse caso, a água micelar consegue ser ainda mais vantajosa por purificar e equilibrar o pH da pele.

Passo a passo da rotina diária para a pele seca

Dia: 

Passo 1. Comece o seu dia limpando o rosto com um algodão embebido em água micelar ou com o sabonete para a pele seca. Enxágue com água morna;

Passo 2. Aplique o creme diurno, que pode ser o hidratante tradicional ou o seu creme anti-idade, na pele ainda úmida;

Passo 3. Aplique o protetor solar cerca de 5 minutinhos após aplicar o creme hidratante e, depois disso, siga a rotina com a maquiagem se você quiser.  

 

Noite:

Passo 1. No fim do dia, remova a maquiagem com um demaquilante ou água micelar, que é mais leve e prática por não precisar de enxágue;

Passo 2. Depois da limpeza, aplique o creme hidratante noturno na pele úmida, fazendo uma massagem com as pontinhas dos dedos e pronto! Skincare feito! 

 

Redação: Beatriz Doblas.

 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação