Beleza Extraordinária

Pele seca: descubra 8 mitos e verdades e aprenda a melhorar a rotina de cuidados com o rosto

  • Você sabe cuidar bem da pele seca? Confira os mitos e verdades do ritual de beleza! (Foto: Instagram @matildawb)
  • Confira os mitos e verdade sobre a pele seca e veja como fugir do ressecamento (Foto: Instagram @kaiagerber)
  • Saiba como cuidar da pele seca no rosto e corpo com as dicas certas no dia a dia (Foto: Instagram @rocioccamacho)
Tela cheia
Previous Next
Você sabe cuidar bem da pele seca? Confira os mitos e verdades do ritual de beleza! (Foto: Instagram @matildawb)
  • Você sabe cuidar bem da pele seca? Confira os mitos e verdades do ritual de beleza! (Foto: Instagram @matildawb)
  • Confira os mitos e verdade sobre a pele seca e veja como fugir do ressecamento (Foto: Instagram @kaiagerber)
  • Saiba como cuidar da pele seca no rosto e corpo com as dicas certas no dia a dia (Foto: Instagram @rocioccamacho)

Quem tem pele seca no rosto precisa saber os cuidados específicos, viu? Apesar de não lidar com a oleosidade excessiva, como acontece com a maioria das brasileiras, esse tipo de pele encara outros vilões como opacidade, sensibilidade e ressecamento: a boa notícia é que eles podem ser controlados com a rotina certa!

Agora, para acertar de vez nos cuidados, nada mais justo do que esclarecer os maiores mitos e verdades sobre a pele seca! Continue lendo a matéria e confira as 8 dúvidas mais comuns.

1. O adstringente pode ressecar ainda mais a pele seca

VERDADE! Sabonetes e géis de limpeza com fórmula adstringente são produtos com alta concentração de álcool e outros ingredientes secativos, todos ótimos para fazer o controle de oleosidade excessiva - que não é bem um problema das peles secas.

Assim, se uma pessoa de pele seca fizer uso regular do adstringente, ela correrá o risco de sugar ainda mais o óleo e água da pele - que já é bem pouquinho! -, provocando ressecamento e descamação. A dica é: prefira sempre um tônico ou uma água micelar, que não contém álcool, na rotina de beleza!

2. Hidratante para o rosto deve ser aplicado na pele úmida

VERDADE! Apesar de não ser bem uma regra, vale como truque: aplicar o hidratante na pele ainda úmida facilita (e muito!) a absorção do produto. Isso acontece porque depois do banho os poros estão naturalmente mais abertos do que o normal e podem, assim, reter melhor a água e nutrientes do creme.

3. Quem tem pele seca não tem cravos e espinhas

MITO! Não é só pele oleosa que sofre com a acne não, viu? Até mesmo donas de pele seca podem acabar lidando com cravos e espinhas, e os motivos que levam a isso geralmente são o uso de um hidratante impróprio para o tipo ou região da pele, consumo de suplementos alimentares sem acompanhamento médico e/ou alterações hormonais.

4. Peles secas são mais propensas à rugas e linhas de expressão

VERDADE! Enquanto o sebo consegue preencher as rugas nas peles oleosas, a pele seca é bem fina e naturalmente ressecada, e isso acaba evidenciando a presença de linhas de expressão ao redor do rosto. Mas nada que um bom ritual diário de hidratação e cuidados anti-sinais com vitamina E, colágeno e retinol não possam ajudar! 

5. Pele seca e pele desidratada são a mesma coisa

MITO! Para que não haja confusão, fica a explicação: pele seca é um tipo de pele, e pele ressecada é uma condição da pele. Desidratação pode acontecer com qualquer tipo de pele, inclusive com as mistas e oleosas, e pode ser provocada por diversos fatores externos - ao contrário da pele seca, que é uma característica permanente.

6. Qualquer sabonete funciona para a limpeza da pele seca

MITO! Assim como na pele oleosa ou mista, é preciso escolher os produtos certos para a pele seca! O sabonete facial ideal, por exemplo, costuma ter componentes hidratantes e fórmula leve, capaz de higienizar completamente o rosto sem prejudicar a produção de óleo nas glândulas.

Por sinal, quando se fala em limpeza, uma boa opção é contar também com as soluções reequilibrantes e suaves como a água micelar. Na hora de remover a maquiagem e impurezas do dia a dia, ela uma ótima aliada!

7. Pele seca também pode fazer esfoliação

VERDADE! Mesmo que a esfoliação pareça um ritual muito agressivo para peles secas, ela é necessária! Nesse processo, as células mortas e secas são retiradas do rosto, facilitando a respiração nos poros e promovendo a renovação da pele. 

De todo jeito, é importante dosar a frequência e fazer esfoliações apenas uma vez por semana ou a cada 15 dias, de preferência com produtos leves e sem álcool na composição.

8. Máscara de argila vermelha é a mais indicada para peles secas

VERDADE! As máscaras faciais estão super em alta - e, de fato, são opções perfeitas para um tratamento caseiro e intenso! Mas, já que a argila verde não é a mais indicada para peles secas, o segredo é investir na argila vermelha.

Por causa da presença de óxido de ferro e cobre (além de outros ativos), a argila vermelha consegue ativar a circulação sanguínea, garantindo mais hidratação e renovação intensa da pele, além de uma dose extra de luminosidade para combater o aspecto opaco desse tipo de derme. Se quiser saber mais sobre o assunto, é só clicar aqui!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais