Beleza Extraordinária

Pele protegida por inteiro: Camisetas e saídas de praia podem completar a proteção do filtro solar

  • Para potencializar a proteção solar do corpo, usar camisetas e saídas de praia é um bom recurso
Tela cheia
Previous Next
Para potencializar a proteção solar do corpo, usar camisetas e saídas de praia é um bom recurso

Nada substitui a proteção de um bom filtro solar, mas o uso das roupas certas durante o verão pode ajudar a prevenir queimaduras ou doenças. Os tecidos criam uma barreira potente contra o sol, mas é preciso usá-los da maneira certa: o tipo e até a cor da peça que vai ser usada são importantes. Confira essas dicas e deixe sua pele ainda mais segura na estação mais quente do ano.

Saiba quais tipos de roupa mais protegem

A ideia de usar a roupa para se proteger do sol é que ela cubra as áreas que mais vão ficar expostas aos raios durante o dia: "camisas de magas 3/4 e calças feitas de tecidos firmes oferecem a melhor prevenção contra os raios UV", diz o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA. A cor da peça também importa e deve ser levada em conta se objetivo é proteger a pele: "cores escuras oferecem mais proteção que as mais claras", diz a instituição.

Use outras alternativas em momentos de praia ou muito calor

Com o calor que faz no verão brasileiro, pode não ser nada fácil usar roupas escuras, de manga longa e tecidos firmes. Se esse for o caso ou você estiver em um ambiente de praia, existem conselhos mais práticos de seguir: "se vestir esse tipo de roupa não for prático, pelo menos tente usar uma T-shirt ou uma saída de praia", aconselha o Centro de Prevenção e Controle de Doenças.

Nada de entrar no mar ou na piscina com a roupa

Depois de fazer essa descoberta, algumas pessoas podem querer entrar no mar ou piscina de roupa para garantir a proteção até debaixo d'água. Essa, porém, não é uma boa ideia segundo os especialistas: "uma T‐shirt molhada oferece muito menos proteção contra os raios ultravioleta do que uma que esteja seca".

Nunca dispense o protetor solar

Apesar das roupas representarem um tipo de proteção solar, elas não substituem de maneira alguma o produto que deve ser passado em todo o corpo - inclusive nas áreas que estiverem cobertas: "tenha em mente que uma T‐shirt comum tem um Fator de Proteção Solar (FPS) abaixo de 15, então use também outros tipos de proteção", aconselha a instituição.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação