Beleza Extraordinária

Pele oleosa: saiba o que é, como identificar e os melhores cuidados

  • Quer saber como identificar a pele oleosa? (Foto: Instagram @charlyjordan)
  • Aprenda como cuidar da pele oleosa (Foto: Instagram @actually_ashly)
  • Sabia que a pele oleosa também precisa de hidratação? (Foto: Instagram @madelineaford)
Tela cheia
Previous Next
Quer saber como identificar a pele oleosa? (Foto: Instagram @charlyjordan)
  • Quer saber como identificar a pele oleosa? (Foto: Instagram @charlyjordan)
  • Aprenda como cuidar da pele oleosa (Foto: Instagram @actually_ashly)
  • Sabia que a pele oleosa também precisa de hidratação? (Foto: Instagram @madelineaford)

A pele oleosa é o tipo mais comum entre as brasileiras - entre as mulheres jovens, principalmente. Mas você sabe identificar uma pele oleosa? Para cuidar bem do seu rosto, é importante saber quando a produção de sebo é normal e quando ela está exagerada.

Se você ainda tem dúvidas sobre a pele oleosa, a gente te conta como identificar e cuidar da melhor forma para controlar o excesso de óleo no rosto. Vem conferir essas dicas que a gente separou para acabar com o problema e deixar a sua pele perfeita!

O que é a pele oleosa?

Existem três tipos de pele que são mais comuns e fáceis de encontrar: as peles secas, as mistas e as oleosas. A primeira tem baixa produção de óleo e, por isso, fica com aspecto ressecado. Já as mistas concentram a produção de sebo na zona T - testa, nariz e queixo. Enquanto as oleosas produzem óleo em todo o rosto e têm mais tendência à acne.

Mas todas as peles produzem óleo? Sim. Ele funciona como uma proteção natural da pele - tanto no rosto como no corpo -, seja ela seca, mista ou oleosa. A diferença é que no último tipo essa produção é muito alta, deixando a superfície gordurosa, brilhante e com os poros mais dilatados.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Lesley (@freshlengths) em

Aprenda a identificar se a sua pele é oleosa

Para saber se a sua pele é oleosa, a melhor opção é observar como ela se comporta ao longo do dia. Se você acorda com o rosto gorduroso, sentindo o óleo por toda a face, é bem possível que você tenha esse tipo de pele.

Nas peles oleosas, é comum que, depois de cuidar da pele pela manhã, você sinta o excesso de óleo no rosto várias vezes ao longo do dia. Além disso, os poros bem abertos e a tendência a desenvolver acne são características comuns para quem tem a pele oleosa. E ela não aparece apenas no rosto: muitas pessoas também sentem o colo, costas e pescoço gordurosos.

Como cuidar da pele oleosa?

Como todo tipo de pele, se você tem rosto oleoso também é preciso manter uma rotina de cuidados para deixá-lo bonito e controlar o brilho excessivo. Assim como você limpa e tonifica a pele, também é importante hidratá-la. Isso porque a pele ressecada estimula ainda mais a produção de óleo, causando o famoso efeito rebote.

Por isso, não adianta lavar o rosto com muita frequência - duas ou três vezes por dia são mais do que suficientes. A esfoliação semanal também é importante para desobstruir os poros e reduzir a acne. Mas, cuidado para não provocar feridas: não é preciso usar muita força para esfoliar o rosto. Para os tratamentos faciais, opte por produtos com ácido salicílico, que ajuda a controlar a oleosidade.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais