Beleza Extraordinária

Pele oleosa, o que fazer? 4 segredos que você ainda não sabia para ajudar a controlar a oleosidade

  • Lavar o rosto com água fria é a melhor forma de limpar o rosto sem ressecar a pele (Foto: Instagram @whitneyfransway)
  • Saiba como deixar a pele do rosto menos oleosa com algumas dicas para o dia a dia (Foto: Sarah Sharp para Unsplash)
  • Anote as dicas para saber como controlar a oleosidade da pele no dia a dia (Foto: Bruce Dixon para Unsplash)
Tela cheia
Previous Next
Lavar o rosto com água fria é a melhor forma de limpar o rosto sem ressecar a pele (Foto: Instagram @whitneyfransway)
  • Lavar o rosto com água fria é a melhor forma de limpar o rosto sem ressecar a pele (Foto: Instagram @whitneyfransway)
  • Saiba como deixar a pele do rosto menos oleosa com algumas dicas para o dia a dia (Foto: Sarah Sharp para Unsplash)
  • Anote as dicas para saber como controlar a oleosidade da pele no dia a dia (Foto: Bruce Dixon para Unsplash)

O que fazer para diminuir a oleosidade do rosto é a eterna dúvida (e drama!) de quem lida com a pele oleosa e o brilho excessivo, né? Parece que não tem jeito, mas acredite: existem alguns segredinhos que pouca gente conhece e que ajudam bastante a driblar os cravos, espinhas e aparência gordurosa.

Quer saber quais são? A gente te entrega as 5 dicas de ouro para o dia a dia de quem quer controlar a pele oleosa aqui na matéria. Aproveite e coloque os conselhos em prática desde já!

1. Lavar o rosto fora do banho é mais vantajoso para peles oleosas

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por IJEOMA KOLA (@ijeomakola) em

Se você é fã de banhos quentes, experimente lavar o rosto fora desse ritual. O motivo é que a água quente tem efeito "desengordurante" - o que é aparentemente bom, mas na prática acaba removendo a oleosidade da pele a ponto de ressecá-la.

Uma vez ressecada, o organismo entende que é necessário impulsionar ainda mais a produção de óleo nas glândulas para reequilibrar o rosto e o resultado não é nada agradável, né? Por isso, limpe a pele sempre fora do banho com água micelar ou com água fria e sabonete facial.

2. Deixar os cabelos fora do contato com a testa previne as espinhas na pele

Franjinhas são sempre um charme, mas para quem tem pele oleosa, o contato direto dos fios com o rosto pode acabar resultando em espinhas e sensação gordurosa na região - tudo porque os cabelos abafam a pele e, por vezes, os produtos de cabelo acabam escorrendo e se acumulando nos poros.

Para evitar esse probleminha, vale prender a franja fora da testa em alguns momentos do dia ou apostar num visual novo deixando as madeixas crescerem novamente. Mudar também pode ser bom, viu?

3. Usar produtos de maquiagem 'oil free' e itens em pó controla a oleosidade

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por nicole (@shavdesofnicole) em

Outro segredo que pode ajudar bastante no dia a dia é seguir alguns critérios na maquiagem: itens de make devem ser de preferência "oil-free", levinhos, próprios para a pele oleosa ou até mesmo em pó. Isso vai ajudar a não entupir os poros e garantir um acabamento mais suave e menos brilhoso.

E por falar em make, uma dica extra: sempre remova a produção no fim do dia, viu? Nada de dormir de maquiagem! Aposte na água micelar bifásica e deixe a pele respirando sem interferências.

4. Máscara de argila 2 a 3 vezes na semana diminui a oleosidade extra no rosto

Um último truque que faz muita diferença na hora de controlar a pele oleosa é investir pesado na máscara de argila verde - mas na frequência certa, viu? Usá-la 1 a 2 vezes na semana é o intervalo perfeito para peles oleosas, na medida para que o rosto não resseque e nem fique muito oleoso!

Outro cuidado importante é preservar as áreas de pele normal ou seca do rosto: a dica é depositar a argila apenas nas partes oleosas como a zona "T" - ou partir para o multimasking, combinando a argila verde com a vermelha e a preta nos outros pontos do rosto.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha