Beleza Extraordinária

Pele oleosa, mista, seca ou normal: a rotina de cuidados com o rosto muda de acordo com o tipo de pele?

  • Ritual de limpeza da pele: descubra como o seu tipo de pele influencia na sua rotina de prevenção diária (Foto: Shutterstock)
  • É importante respeitar as necessidades de cada tipo de pele ao montar o ritual de cuidados (Foto: Shutterstock)
  • Fique por dentro das dicas e monte o ritual de beleza que mais atende ao seu caso (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Ritual de limpeza da pele: descubra como o seu tipo de pele influencia na sua rotina de prevenção diária (Foto: Shutterstock)
  • Ritual de limpeza da pele: descubra como o seu tipo de pele influencia na sua rotina de prevenção diária (Foto: Shutterstock)
  • É importante respeitar as necessidades de cada tipo de pele ao montar o ritual de cuidados (Foto: Shutterstock)
  • Fique por dentro das dicas e monte o ritual de beleza que mais atende ao seu caso (Foto: Shutterstock)

Tão importante quanto conhecer o seu tipo de pele é saber como mantê-la sempre saudável. O segredo para conquistar o rosto perfeito você já conhece: limpar, hidratar e proteger são tarefas diárias e obrigatórias, mas será que o passo a passo de cada uma dessas etapas é o mesmo para todo mundo? Se você sempre teve essa dúvida, descubra como as características da sua pele influenciam na rotina de cuidados e saiba qual é o ritual certo para você!

Por que a rotina não é a mesma para todos:

Já reparou como alguns produtos são direcionados para tipos de pele específicos? Isso acontece porque peles mistas, oleosas, secas ou normais têm necessidades diferentes. Enquanto algumas pessoas precisam controlar a produção de óleo, por exemplo, outras devem combater o ressecamento com cuidados extras na hidratação. 

Sendo assim, vale lembrar: nas diferentes rotinas de prevenção, existem, sim, semelhanças, mas também muitas diferenças. Nem tudo que funciona para um, obrigatoriamente funciona para todos. Antes de experimentar o que uma celebridade ou uma amiga usa na pele, verifique se a sua apresenta as mesmas características!

Aprenda como adaptar os cuidados à sua pele

O compromisso com a pele começa logo pela manhã e só termina ao fim do dia. Durante essas horas, existem cuidados especiais para cada necessidade:

Peles secas: Tanto ao acordar quanto antes de dormir, nada de esquecer da hidratação! Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a perda de água em excesso é a maior característica desse tipo de pele, por isso, prevenir o ressecamento é a prioridade na rotina. Além disso, a tendência a rugas deve ser levada em consideração.

Produtos mais indicados: Além de um hidratante específico para o rosto - e para peles secas -, é importante investir em um sabonete de limpeza mais cremoso, como as espumas. Na hora de remover a maquiagem, evite produtos com álcool em sua composição, e escolha o que se adequa melhor a peles sensíveis, como a água micelar. É importante também prevenir as fissuras e linhas no rosto: um creme antirrugas enriquecido com retinol ou vitamina E antioxidante pode amenizar o problema. 

Peles oleosas: A oleosidade em excesso não só é inestética como também provoca cravos e espinhas, arruinando a aparência da pele. A limpeza aqui é um dos momentos mais importantes da rotina, mas ainda assim vale lembrar: apesar de não sofrer com ressecamento, essa pele também precisa ser hidratada para evitar o efeito rebote.

Produtos mais indicados: Sabonetes de limpeza profunda são grandes aliados na hora da higienização do rosto, especialmente os com ação adstringente. A esfoliação também não pode faltar, e a hidratação deve ser feita com uma fórmula à base de água, que nutre ao mesmo tempo que controla o brilho excessivo. A proteção solar deve ser feita com produtos de toque seco, de preferência em spray.

Peles mistas: Nesse caso, os problemas são em parte os mesmos das peles oleosas e secas, uma vez que as duas características se misturam nesse tipo de pele. De qualquer forma, é preciso balancear o passo a passo de cuidados para as áreas mais ressecadas e para as mais castigadas pela oleosidade, como nariz e testa - a zona "T".

Produtos mais indicados: Geralmente, um só produto cumpre todo o trabalho. O segredo é buscar aqueles com ação dupla, com hidratação e controle de óleo. Aqui, a textura gel-creme dá muito certo na rotina, justamente por ser de rápida absorção. Caso sinta a necessidade, invista em produtos específicos para as áreas do rosto que forem diferentes entre si, respeitando suas particularidades. 

Peles normais: Se esse é o seu caso, saiba que o seu tipo é um dos mais raros de se encontrar! Ainda assim, o fato de ter a pele sob medida e naturalmente equilibrada não elimina a rotina de prevenção. Limpar, cuidar, proteger e hidratar continua sendo prioridade.

Produtos mais indicados: A seleção dos produtos é menos problemática e específica. Escolha um sabonete de sua preferência para a limpeza, use esfoliantes uma vez por semana e não deixe a hidratação e proteção de lado com cremes e protetores solares para peles normais.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais