Beleza Extraordinária

Pele oleosa envelhece mais devagar? Descubra!

  • Saiba como funciona o envelhecimento da pele oleosa e aprenda a lidar com os cuidados diários  (Foto: Shutterstock)
  • A pele oleosa não envelhece mais devagar do que as outras, ela apenas disfarça melhor as rugas por conta da oleosidade (Foto: Instagram @curlsandcouture)
  • Confira mais sobre a vantagem da pele oleosa em relação aos outros tipos de pele quando se trata do envelhecimento cutâneo (Foto: Instagram @themiddlepageblog)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como funciona o envelhecimento da pele oleosa e aprenda a lidar com os cuidados diários (Foto: Shutterstock)
  • Saiba como funciona o envelhecimento da pele oleosa e aprenda a lidar com os cuidados diários  (Foto: Shutterstock)
  • A pele oleosa não envelhece mais devagar do que as outras, ela apenas disfarça melhor as rugas por conta da oleosidade (Foto: Instagram @curlsandcouture)
  • Confira mais sobre a vantagem da pele oleosa em relação aos outros tipos de pele quando se trata do envelhecimento cutâneo (Foto: Instagram @themiddlepageblog)

Brilho excessivo e poros dilatados podem até fazer parte dos problemas, mas também existem benefícios na pele oleosa, sabia?! Um deles, por exemplo, é que por ser mais hidratada e protegida pelo sebo, ela consegue manter a aparência das rugas e linhas de expressão minimizadas no rosto.

Mas isso significa dizer que a pele oleosa envelhece mais devagar do que as outras? O Beleza Extraordinária desvendou: continue lendo a matéria e entenda como a oleosidade interfere nesse aspecto!

Pele oleosa envelhece na mesma velocidade que os outros tipos de pele

É bem comum ouvir que uma das vantagens da pele oleosa é demorar a envelhecer, mas a verdade é que esse mito só ganhou fama por causa de uma má interpretação: na verdade, o tecido das células das peles oleosa, mista, seca ou normal envelhece da mesma maneira - e na mesma velocidade.

O que acontece é que nas peles mais oleosas esse óleo produzido em maior quantidade é capaz de preencher as linhas do rosto, disfarçando a presença daquelas rugas mais incômodas, como os pés de galinha e o bigode chinês.

Creme anti-rugas pode ser inserido no dia a dia das peles oleosas

Então, a grande verdade é: ainda que demore um pouquinho mais a evidenciar os sinais do tempo no rosto, o envelhecimento cutâneo não deixa de acontecer no interior da pele oleosa.

Agora, para que ele demore a se tornar visível, o segredo é apostar nos tratamentos antissinais o quanto antes, e de preferência com cremes a base de retinol, LHA e Niacinamida.

Esses três ativos são os mais indicados porque estimulam a renovação das células e a produção de colágeno no rosto, ajudando a corrigir as rugas de uma forma bem mais profunda e eficiente - tudo sem desregular a produção de óleo no rosto. O resultado é uma superfície bem lisa e luminosidade na medida certa!

Cuidados para manter a pele oleosa saudável e viçosa por mais tempo:

É sempre importante lembrar que a pele oleosa também precisa de cuidados extras para se manter cheia de viço por bastante tempo, viu? Para isso, vale prestar atenção em alguns hábitos:

- Exposição solar sem proteção: quando os raios UV atuam na pele desprotegida pelo filtro solar, eles são capazes não só de provocar o ressecamento no rosto, como também o aumento na produção de radicais livres - que roubam a elasticidade da pele e deixam ela mais flácida com o passar do tempo.

- Excesso de álcool e tabagismo: sabia que exagerar um pouquinho na bebida e fumar em excesso também altera a produção dos radicais livres no organismo? E o resultado acaba sendo parecido com o da exposição ao sol sem filtro solar: aumento de flacidez e marcas de expressão.

- Alimentação pouco balanceada: a vitamina C, por exemplo, é capaz de fazer muito bem para a pele e, por sorte pode ser encontrada em diversos alimentos fornecidos pela natureza! Por isso, vale a pena manter uma alimentação rica em nutrientes e garantir que o metabolismo das células funcione ainda melhor.

- Falta de cuidados com o rosto: a limpeza e hidratação da pele na rotina de beleza faz toda diferença para que a oleosidade do rosto fique controlada e o aspecto saudável permaneça por muito mais tempo. Quer saber como adaptar os cuidados? Então, clique aqui!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!