Beleza Extraordinária

Pele oleosa e as estações do ano: os cuidados devem variar de acordo com a época?

  • Cuidar da pele oleosa em todas as estações do ano é fundamental: descubra como adaptar os cuidados de acordo com o clima
Tela cheia
Previous Next
Cuidar da pele oleosa em todas as estações do ano é fundamental: descubra como adaptar os cuidados de acordo com o clima

Manter os cuidados com a pele oleosa regularmente é super importante para controlar a produção de sebo e conquistar uma aparência mais sequinha e macia. Conforme as estações do ano vão passando, pode ser um desafio manter a rotina de skincare sem fazer algumas adaptações, já que a mudança do clima pode influenciar muito na saúde da cútis. Para te ajudar a contornar esse problema e entender como cuidar da pele oleosa em cada estação do ano, reunimos várias dicas na matéria abaixo. Quer saber mais? É só continuar lendo!

Cuidando da pele oleosa no verão

Quando chega a época de calor, quem tem a pele oleosa costuma sofrer bastante. É que esse tipo de pele já produz mais oleosidade naturalmente e as altas temperaturas desta estação do ano podem agravar ainda mais esse processo, deixando o rosto brilhante, gorduroso e com aquela sensação grudenta que tanto incomoda.

Por isso, vale a pena investir em um sabonete para pele oleosa em textura de gel e com tecnologia mais adstringente para retirar todas as impurezas e o excesso de sebo e suor que se acumula durante o dia. Na hora da maquiagem, escolha uma base para pele oleosa com cobertura matificante e livre de óleos em sua composição para evitar que o calor traga um aspecto brilhante e pegajoso para a pele.

E que o filtro solar é indispensável nessa época do ano não precisamos nem lembrar, né? Além de prevenir danos causados pela radiação UV, ele também evita manchinhas de acne. Aposte em fórmulas oil free com FPS 30, no mínimo, e reaplique o produto várias vezes ao dia, principalmente quando estiver na praia ou piscina.

Pele oleosa no outono/inverno: o que muda?

Quando se trata de cuidar da pele oleosa na temporada outono/inverno, é possível fazer algumas adaptações para potencializar ainda mais a aparência sequinha e viçosa. Nessa época do ano, a pele costuma ficar avermelhada e sensível por conta da falta de umidade no ar, além de ficar naturalmente mais ressecada pelo contato com o ar seco. Por isso, você não pode deixar de lado o hidratante para pele oleosa, que conte com acabamento seco, para prevenir o surgimento de coceiras e descamações. 

Nos dias mais frios, também é importante apostar em uma limpeza mais suave para não deixar a cútis com a sensação repuxada. A melhor forma de fazer isso é usando a água micelar, cuja textura leve e suave tonifica, acalma as áreas mais irritadas e proporciona a sensação macia e sequinha sem pesar no rosto. 

Pele oleosa precisa de proteção solar independente da estação

Apesar de ser mais comum durante o verão, o protetor solar para pele oleosa deve ser usado em todos os meses do ano. A radiação ultravioleta pode atingir as camadas da pele mesmo quando as temperaturas não estão tão altas, então é fundamental contar com uma camada extra de proteção para evitar o fotoenvelhecimento e o surgimento de manchas.

A dica para escolher protetor solar para pele oleosa é buscar pelas fórmulas à base de água e que tenham acabamento seco. Os produtos com ácido salicílico também podem ajudar a controlar o surgimento de cravos e espinhas. 

O hidratante para pele oleosa pode ser usado durante o ano inteiro

Você sabia que a pele oleosa pode ficar desidratada e ressecada? Pois é, apesar de produzir mais óleo, esse tipo de pele também pode perder água com facilidade e ficar com o aspecto opaco e repuxado momentaneamente. Isso pode acontecer no inverno, quando a combinação de ar seco e banhos quentes pode retirar água das camadas mais internas da pele e prejudicar sua hidratação. 

Nesse caso, a melhor pedida é manter o hidratante para pele oleosa sempre em mãos. Além de melhorar a textura da derme e garantir a absorção de água, o item ainda evita o efeito rebote que pode acontecer depois de uma esfoliação profunda. Caso opte por uma fórmula multifunções que disfarce os poros dilatados, é possível controlar a oleosidade e secar cravos e espinhas.

Creme para pele oleosa: a máscara facial pode ajudar a manter a cútis sequinha

Uma das melhores formas de cuidar da pele oleosa independente da estação do ano é apostar em máscaras faciais. Esse tipo de produto oferece um tratamento profundo, que pode variar de acordo com os objetivos que você quer alcançar e as necessidades da pele em determinada época. 

O creme para pele oleosa é de extrema importância para enriquecer a cútis com nutrientes e vitaminas que equilibram a produção de oleosidade e trazem a sensação macia e lisinha. 

Entre os produtos para pele oleosa que oferecem um efeito lisinho, a máscara de argila verde é uma ótima opção. Sua fórmula rica em minerais como zinco e magnésio faz com que as glândulas sebáceas produzam menos oleosidade, reduzindo o brilho incômodo da pele oleosa desde a primeira aplicação.

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação