Beleza Extraordinária

Pele oleosa: 6 vantagens de usar produtos com efeito matte no dia a dia

  •  Descubra 6 vantagens de usar produtos com efeito matte para pele oleosa (Foto: Instagram @shanasaperas)
Tela cheia
Previous Next
Descubra 6 vantagens de usar produtos com efeito matte para pele oleosa (Foto: Instagram @shanasaperas)

A pele oleosa é a mais comum entre as brasileiras e, por isso, a gama de produtos com efeito matte no mercado de beleza é enorme! Sabonete, água micelar, tônico, creme hidratante, protetor solar, entre outros itens de skincare diário ajudam a prevenir a oleosidade excessiva, a diminuir os poros dilatados, a suavizar a textura pegajosa e espessa do rosto e a tratar as lesões de acne - características que são comuns nesse tipo de pele.

Se você quer montar o seu kit “skincare pele oleosa” para usar no dia a dia, vem com a gente e confira as vantagens de usar cada um deles!

1. Sabonete para pele oleosa remove oleosidade e melhora cicatrização

Você sabia que lavar o rosto muitas vezes ao dia e com um produto que não é específico para a pele oleosa pode causar ainda mais oleosidade? Por isso, a vantagem do sabonete para pele oleosa é que ele tem a textura certa para tirar o sebo excessivo da pele - e isso faz dele um dos principais produtos para pele oleosa da sua rotina. Outro ponto positivo do sabonete são os ingredientes que tratam problemas como espinhas e poros aparentes.  

Esses ingredientes geralmente são o ácido salicílico e a vitamina E. O ácido equilibra a oleosidade e diminui as inflamações da pele - no caso das acneicas. Já a vitamina E é antioxidante - ou seja, protege a pele do envelhecimento causado por estresse, exposição solar, poluição, tabagismo, entre outros - e também melhora cicatrização de espinhas.

O sabonete pode ser encontrado em forma de barra ou gel purificante, que entrega refrescância ao rosto, e a função antioleosidade ou efeito matte pode ser vista na embalagem.

Como usar: ele é o passo número um dos cuidados com a pele. Use o sabonete pela manhã, assim que acordar, e enxágue o rosto com água fria. À noite, use-o depois de remover a maquiagem e também enxágue com água fria.

2. Tônico para pele oleosa fecha poros dilatados

O tônico também pode deixar a pele com um toque seco e aveludado todos os dias. Tonificar a pele significa reequilibrar o pH e remover as sujeirinhas que o sabonete não conseguiu retirar. Assim, os poros ficam ainda mais limpinhos e menos aparentes.

Os tônicos específicos para a pele oleosa são líquidos, atuam no controle da oleosidade e têm fórmulas mais suaves, com ativos mais calmantes e leves, que não entram a sensação de repuxamento na pele. 

Como usar: para inserir o produto nos cuidados com a pele oleosa, basta usá-lo depois do sabonete, pela manhã e à noite. Aplique o tônico com um algodão de forma bem suave em todo o rosto. Não enxágue. Depois, é só aplicar o seu creme hidratante. 

Dica bônus: a água micelar também pode fazer o papel de tônico na sua rotina de skincare!

3. Hidratante para a pele oleosa evita o efeito rebote

O creme para pele oleosa também pode ter efeito matte para evitar a sensação gordurosa no rosto. E para quem ainda tem receio em inserir o item na rotina de skincare, saiba que o hidratante para pele oleosa é o responsável por deixar a pele menos espessa ao devolver toda a água perdida no dia a dia. 

Ao fazer a hidratação da pele oleosa, o produto também evita o efeito rebote - que é quando o organismo produz ainda mais oleosidade porque o óleo natural (e necessário!) foi retirado com a lavagem diária. Ou seja, depois da limpeza com o sabonete, o creme é fundamental.  

O hidratante facial pele oleosa com efeito matte tem características como: 

-Textura leve, em gel-creme;

-Rápida absorção pela pele;

-Toque bem sequinho e aveludado.

Outra vantagem de inserir o creme na necessaire da pele muito oleosa é que ele também pode ter ação anti-idade e conter ativos como ácido hialurônico e retinol. Assim, a pele oleosa fica com menos brilho e com linhas de expressão suavizadas. 

Como usar: use o creme depois do sabonete, tanto de dia quanto à noite, fazendo massagens leves com as pontinhas dos dedos. Não se esqueça do pescoço e da área do colo. De dia, é importante aplicar protetor solar em seguida. 

4. Protetor solar para pele oleosa evita manchas, espinhas e envelhecimento

O protetor solar é item obrigatório na rotina diária de cuidados com a pele, mesmo em dias nublados! E as vantagens de usar um filtro com efeito matte são várias, viu? Ele não faz a pele produzir mais oleosidade por não conter óleo na fórmula, além de ser rapidamente absorvido pela pele e deixar o rosto com uma textura aveludada e sem brilho. 

Como a pele oleosa tem tendência à acne, uma das funções do filtro é evitar as inflamações, que podem aparecer por conta do sol. É a chamada acne solar, que vem do inchaço dos poros depois da exposição. E a sua pele estiver com alguma espinha, o protetor evita que a inflamação piore.

E por falar em manchas, o protetor solar para pele oleosa também tem a vantagem de evitar que as prováveis espinhas deixem manchas na pele, já que são causadas pelo sol. Na hora de escolher o protetor solar, procure na embalagem por palavras como toque seco, oil free e efeito matte.

Como usar: use o filtro solar todos os dias, mesmo em dias nublados. Aplique em todo o rosto cerca de 5 minutinhos depois de ter aplicado o creme hidratante.   

5. Sérum para pele oleosa tem ativos concentrados

Os séruns têm textura aquosa e não gordurosa, e não deixa resquícios de brilho no rosto - o que é bom para a pele oleosa. A vantagem de usá-los no dia a dia é que eles hidratam e ainda evitam o envelhecimento precoce. Para isso, eles concentram uma grande quantidade de ativos anti-idade, como o ácido hialurônico, por exemplo. 

Com ele, a pele oleosa fica mais aveludada, macia, lisa (com os poros dilatados mais fechadinhos e menos aparentes) e mais luminosa. Já os sinais de envelhecimento, como olheiras profundas, linhas de expressão, como pés de galinha e bigode chinês ficam menos visíveis. Para quem quer dar um upgrade na rotina diária, dá para encontrar o sérum com ácido hialurônico em máscaras de tecidos faciais.

Como usar: pingue algumas gotas do produto na testa, nas bochechas e no queixo e vá espalhando com as pontas dos dedos, em movimentos circulares bem suave. Ele é absorvido rapidamente pela pele. O sérum também pode ser encontrado em máscaras faciais de tecido - escolha a versão que mais se encaixa à sua rotina. 

6. Maquiagem: base para pele oleosa e água micelar efeito matte

Os itens que você usa para se maquiar também podem ter efeito matte - e ainda ter funções que cuidam dos probleminhas da pele oleosa! No dia a dia, você pode usar uma base oil free, de cobertura leve ou média. 

Mas a dica de ouro para o dia a dia das peles oleosas é usar um BB Cream no lugar da base. Por ter cobertura leve, ele não entope os poros (evitando espinhas) e consegue esconder as imperfeições da pele, como manchinhas e linhas finas, da mesma forma que uma base de maquiagem - com o plus de deixar a make mais natural. Além disso, o BB Cream também hidrata, ilumina, contém FPS e tem ação antibrilho.

Já para remover a maquiagem, vale apostar na favorita das beauty experts: a água micelar! Elas existem na versão tradicional, bifásica e efeito matte, e são indicadas para a limpeza diária da pele oleosa, além de removerem a make do dia a dia. A tradicional limpa o rosto e makes leves, enquanto a bifásica remove maquiagens mais pesadas, como a máscara à prova d'água. Já a água micelar efeito matte turbina ainda mais a limpeza da pele oleosa, controla a oleosidade e evita a sensação pegajosa. 

 

Redação: Beatriz Doblas.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação