Pele oleosa: 5 motivos para o aumento de brilho no rosto e como combater cada um deles

O rosto oleoso é um dos sinais mais temidos por mulheres de qualquer tipo de pele, mas principalmente pelas donas de pele oleosa e mista. É que por mais que o brilho excessivo e a sensação gordurosa em pontos-chave da face, como nariz, testa e queixo, sejam sinais comuns da pele oleosa, o aumento de sebo pode ser agravado por vários fatores externos - como exposição solar, ambientes mal ventilados e o mau uso de maquiagem. Por isso, para driblar a oleosidade da maneira certa, preparamos um guia com 5 causas que levam à produção exagerada de óleo e como tratar cada uma delas!    

1. Sol deixa a pele mais oleosa

Causa: você já reparou que ao tomar sol na praia ou na piscina, seu rosto fica mais oleoso e "grudento" do que o normal? Isso acontece porque os raios solares aumentam a produção de sebo, que acabam formando uma camada de óleos na superfície do rosto. Essa sensação de pele pegajosa pode acontecer até mesmo fora desses passeios, quando há exposição solar no trajeto para o trabalho, por exemplo. 

Como evitar: aplique, sempre, um protetor solar específico para o rosto e para a pele oleosa ou mista, que seja oil-free e prometa acabamento matte e bem sequinho no rosto. Não esqueça de aplicar o produto com a pele limpa!

2. Calor em ambientes fechados fazem a pele transpirar e produzir oleosidade

Causa: ambientes fechados e mal ventilados também podem deixar o rosto "brilhando", principalmente na testa, no nariz e até nas têmporas, fazendo com que o suor se misture à oleosidade. Além disso, os poros do rosto podem ficar mais dilatados e aparentes. Outro problema relacionado ao ambiente são as luzes superficiais de telas de celulares, computadores e as próprias lâmpadas, que atingem a pele e aumentam a produção de sebo.

Como evitar: se você trabalha em ambientes abafados, a dica é manter um borrifador com água micelar para refrescar a pele e deixá-la sequinha no meio do dia. Lembre-se de tirar o excesso de óleo com uma folha de papel toalha antes de aplicar a solução. Outra dica é selar a maquiagem com pó compacto antes de sair de casa.

3. Dormir de maquiagem deixa o rosto oleoso e com brilho no dia seguinte

Causa: não ter removido a maquiagem antes de dormir pode deixar o rosto oleoso ao acordar e pelo resto do dia inteiro. Isso porque a pele, naturalmente, produz oleosidade durante o sono, e essa oleosidade pode se misturar com os produtos que ficaram por muito tempo no rosto. O resultado é de poros entupidos - abrindo espaço para espinhas! - sensação pegajosa e brilho excessivo.  

Como evitar: para quem tem rotina corrida e sempre esquece ou tem preguiça de remover a maquiagem, a dica é apostar em lenços demaquilantes, que são práticos e não precisam nem mesmo de algodão. A versão com água micelar, por exemplo, também não precisa de enxague!  

4. Lavar o rosto com água quente pela manhã

Causa: lavar o rosto com água quente também aumenta a produção de oleosidade e pode deixar o rosto brilhando e levemente gorduroso ao longo do dia. Além disso, a água quente pode inflamar os poros e fazer com que fiquem inchados e expostos à impurezas.

Como evitar: por mais que você goste de tomar banho quente ou morno, a dica é enxaguar, ao final, o rosto com água fria ao remover o sabonete ou gel facial. 

5. Período menstrual pode desequilibrar produção de oleosidade

Causa: independente do tipo de sua pele, hormônios também podem alterar a produção de oleosidade da pele e deixar o rosto mais oleoso do que o normal durante a menstruação ou no período pré-menstrual. Gravidez e menopausa também podem deixar a pele brilhosa e com espinhas.

Como evitar: uma boa dica é usar uma máscara de argila verde nesses períodos, já que ela tem a função de absorver óleo e deixar a pele bem sequinha e matificada. As propriedades da argila verde também vão além, como cicatrizar acnes, diminuir poros dilatados e garantir um toque macio e aveludado ao rosto. 

 

Matéria publicada em 12 de Março 2021, por Webedia.
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/pele-oleosa-5-motivos-para-o-aumento-de-brilho-no-rosto-e-como-combater-cada-um-deles" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/pele-oleosa-5-motivos-para-o-aumento-de-brilho-no-rosto-e-como-combater-cada-um-deles", "name": "pele-oleosa-5-motivos-para-o-aumento-de-brilho-no-rosto-e-como-combater-cada-um-deles" } } ] }