Beleza Extraordinária

Pele normal precisa fazer limpeza de pele? Descubra a melhor forma de fazer a higiene do rosto

  • Quem tem a pele normal pode fazer limpeza de pele com água micelar, que não contém ácool e ajuda a equilibrar o pH da pele (Foto: Shutterstock)
  • Confira as dicas de produtos e um passo a passo para fazer limpeza profunda em peles normais (Foto: Pixelformula)
  • As donas de pele normal também podem apostar nas máscaras faciais com funções hidratantes, calmantes ou clareadoras (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Quem tem a pele normal pode fazer limpeza de pele com água micelar, que não contém ácool e ajuda a equilibrar o pH da pele (Foto: Shutterstock)
  • Quem tem a pele normal pode fazer limpeza de pele com água micelar, que não contém ácool e ajuda a equilibrar o pH da pele (Foto: Shutterstock)
  • Confira as dicas de produtos e um passo a passo para fazer limpeza profunda em peles normais (Foto: Pixelformula)
  • As donas de pele normal também podem apostar nas máscaras faciais com funções hidratantes, calmantes ou clareadoras (Foto: Shutterstock)

A limpeza de pele é uma das técnicas favoritas de quem tem a pele oleosa ou mista, já que manda embora aqueles cravinhos indesejados e segura a oleosidade excessiva por mais tempo. Mas não é apenas esse tipo de pele que pode ser melhorada com a técnica, não: para quem tem a pele normal - tipo que se caracteriza por ter uma hidratação sob medida - a limpeza profunda também pode fazer maravilhas, já que não serve apenas para remover as inflamações, mas sim para remover as células mortas e deixar o rosto mais macio, liso e até mais claro. Descubra mais detalhes e saiba como fazer! 

Qual é a vantagem da limpeza profunda nas peles normais? 

A limpeza de pele é feita, geralmente, para limpar os poros, ou seja, os buraquinhos por onde saem a secreção sebácea natural. No caso das peles normais, a ideia é garantir o bom aspecto da derme e prevenir cravos indesejados que possam aparecer na zona "T", ou seja, áreas da testa, nariz e queixo, além de remover as células mortas e, assim, deixar o rosto mais macio e lisinho. Como não há tanta oleosidade para remover, a limpeza de pele para uma derme considerada normal também pode servir para clarear manchinhas ou minimizar linhas de expressão. 

Quais os produtos mais indicados para a limpeza da pele normal?

Enquanto as donas de pele oleosa usam sabonete anti-acne e as donas de pele seca apostam em um sabonete mais hidratante na hora da limpeza, quem tem a pele normal pode usar os sabonetes neutros ou uma loção de limpeza que não contém álcool, como a água micelar. A solução é um tipo de produto bem leve e purificante, além de servir como um tônico e equilibrar o pH da pele. Depois, você também pode optar por uma máscara facial com função detox ou clareadora, para manter a pele tonificada. Por fim, um hidratante facial será fundamental para finalizar a limpeza e proteger a pele de agressões externas. 

Confira um passo a passo de como fazer uma limpeza de pele normal: 

Passo 1: o primeiro passo é fazer a higiene do rosto, ou seja, remover maquiagem ou outros produtos de beleza aplicados anteriormente. Aqui, usa-se o sabonete neutro ou a água micelar. Para quem apostar no sabonete, é preciso enxaguar. Já a água micelar não precisa de enxague. 

Passo 2: agora é a hora de vaporizar o rosto para abrir os poros e amolecer as impurezas. Como a pele normal não costuma sofrer com cravos e acnes, a vaporização vai servir para deixar os poros abertos para quem absorvam melhor os outros produtos. Encha uma bacia com água quente e repouse o rosto sobre o vapor durante 15 a 20 minutos. A dica é colocar uma toalha por cima da cabeça para que o vapor não escape.

Passo 3: com os poros abertos, a hora é de aplicar uma máscara facial da sua escolha. Vale usar uma máscara hidratante, calmante ou clareadora, que ajuda a manter o aspecto saudável da pele e minimizar linhas finas de expressão. Confira o tempo de espera e remova o produto com água corrente fria, para ajudar a fechar os poros. 

Passo 4: depois de remover a máscara, é hora de finalizar a limpeza de pele com um hidratante, e no caso das donas de pele normal, a dica é usar um creme anti-idade, que tem um poder de hidratação ideal e ajuda a atenuar as linhas de expressão. Aplique massageando o produto em todo o rosto, sem esquecer das áreas do pescoço e do colo. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!