Beleza Extraordinária

Pele negra: descubra 4 cuidados com a pele do rosto e do corpo para evitar manchas, oleosidade e rugas

  •  Protetor solar, gel de limpeza, esfoliante e creme anti-idade são produtos indispensáveis para as donas de pele negra (Foto: Instagram @taisdeverdade)
  • A pele negra também precisa de cuidados diários para manter a saúde e vitalidade. Confira quais são! (Foto: Instagram @taisdeverdade)
Tela cheia
Previous Next
Protetor solar, gel de limpeza, esfoliante e creme anti-idade são produtos indispensáveis para as donas de pele negra (Foto: Instagram @taisdeverdade)
  •  Protetor solar, gel de limpeza, esfoliante e creme anti-idade são produtos indispensáveis para as donas de pele negra (Foto: Instagram @taisdeverdade)
  • A pele negra também precisa de cuidados diários para manter a saúde e vitalidade. Confira quais são! (Foto: Instagram @taisdeverdade)

A pele negra é rica em melanina e esse componente faz com que ela seja mais resistente as agressões externas e ao sol, além de adiar os sinais de envelhecimento. No entanto, é um erro achar que ela não precisa de cuidados diários e uma rotina de beleza regrada, já que está mais favorável à manchas escuras, olheiras e oleosidade excessiva, ao mesmo tempo em que também está sujeita ao ressecamento. Confira todos os cuidados essenciais para as negras!

1 - Protetor solar com toque seco é o primeiro cuidado para as donas de pele negra

Esqueça o mito de que a pele negra não precisa de proteção solar! Antes de qualquer produto de beleza, o filtro solar precisa ser indispensável para todos os tipos de pele, e para as negras, ele vai evitar as temidas manchas escuras de sol, que são bem mais fáceis de aparecer. A melanina costuma ser resistente aos danos causados pelos raios, mas isso não significa que a pele não possa sofrer queimaduras e ressecamento, além do aparecimento do câncer de pele. O uso de um filtro com FPS baixo, como o 30 está liberado, e como a pele negra costuma ser oleosa, a dica é investir naqueles que tenham toque seco, o que vai deixar a cútis sequinha e segurar o brilho da pele ao longo do dia. 

2 - Esfoliante para o corpo melhora textura ressecada da pele negra

Ao mesmo tempo em a pele do rosto produz mais sebo e oleosidade, a pele negra do corpo resseca facilmente, exibindo um aspecto esbranquiçado. Por isso, uma dica é fazer uma esfoliação potente no banho em áreas como pés, joelhos e cotovelos, que costumam ser bem ressecadas, a fim de retirar as células mortas e impurezas. As partículas encontradas no produto limpam a pele e a deixam mais lisa e fina, melhorando sua textura. Depois, basta aplicar um hidratante corporal enquanto a pele estiver úmida para que a cútis absorva melhor o produto e "acalme" a pele. 

3 - Sabonete em gel ajuda a controlar oleosidade do rosto da pele negra

Outro cuidado indispensável para manter a saúde e a vitalidade da pele negra é a limpeza diária com um sabonete específico. É preciso caprichar na higienização, tanto de manhã quanto à noite, antes de dormir, para que o produto retire o excesso de sebo e desobstrua os poros, que podem causar acnes e espinhas se não forem limpos adequadamente. A dica é optar pelo sabonete em gel, que é mais leve, prático e também ajuda a controlar a oleosidade.

4 - Cremes anti-idade podem ser usados a partir dos 40 anos

A pele escura também conta com altos níveis de colágeno, ou seja, tendem a apresentar rugas e linhas de expressão mais tarde do que as peles mais claras. Por isso, os cremes anti-idade podem começar a ser aplicados um pouco mais tarde, pela faixa dos 40 anos ao invés dos 25 ou 30, que é quando, normalmente, começam os sinais de envelhecimento. A dica é incluir os produtinhos antirrugas quando aparecerem as primeiras linhas finas ao redor da boca e dos olhos, além dos sinais de flacidez.

ver mais : Dicas de beleza - Pele
Temas relacionados
Água micelar:

como remover a maquiagem com o produto?