Beleza Extraordinária

Pele mista: como identificar e cuidar desse tipo de pele?

  • Conheça todas as dicas para montar uma rotina de skincare para pele mista (Foto: Instagram @katyaa_golden)
Tela cheia
Previous Next
Conheça todas as dicas para montar uma rotina de skincare para pele mista (Foto: Instagram @katyaa_golden)

A pele mista é um dos tipos de pele mais comuns entre as brasileiras. Nem tão seca e nem tão oleosa, ela precisa de uma rotina de cuidados específica para se manter saudável e equilibrada. No entanto, muitas mulheres que ainda não conhecem as características da pele mista podem acabar se confundindo e achando que ela é oleosa.

Isso pode trazer alguns errinhos para a rotina de skincare que prejudicam a aparência da pele, principalmente nas partes do rosto que não produzem oleosidade em excesso. Para te ajudar a descobrir de uma vez por todas se esse é o seu tipo de pele e quais produtos para pele mista incluir no seu dia a dia, confira todas as dicas que reunimos abaixo!

Quais são as principais características da pele mista?

Responsável por causar dúvidas em muitas mulheres, a pele mista é chamada desse jeito porque apresenta uma mistura de pontos mais secos e áreas do rosto que são naturalmente oleosas e brilhantes. De forma geral, quem tem esse tipo de pele costuma notar poros dilatados e aquele toque grudento na zona T - nariz, testa e queixo - enquanto as bochechas são normais ou apresentam características da pele seca.

Por isso, pode parecer um desafio saber como equilibrar os cuidados, né? Muita gente tende a pensar que esse tipo de pele precisa de cuidados diferentes em cada região. Mas a verdade é que o passo a passo não é tão complicado. Higienização correta, hidratação e proteção solar são as etapas básicas para manter a pele mista saudável.

Limpeza da pele: como escolher o melhor sabonete para pele mista

Para iniciar os cuidados com a pele mista, a limpeza é essencial. Escolha um gel de limpeza ou sabonete para pele mista que remova o excesso de oleosidade e tenha ação anti-acne para lavar o rosto de manhã. Antes de dormir, você pode substituir o sabonete pela água micelar, que consegue remover a maquiagem da pele mista sem deixá-la ressecada e sensível, além de preparar a região para os próximos passos e controlar o sebo durante o sono.

Entre os produtos para pele mista que podem entrar na sua rotina, um gel secativo enriquecido com ácido salicílico pode ser uma ótima opção. Você pode usá-lo de forma localizada, aplicando apenas nas áreas que tem mais espinhas e cravos para evitar manchinhas de acne e cicatrizar as inflamações.

O hidratante para pele mista é super importante para uma cútis saudável

A hidratação para pele mista deve ser a segunda etapa da sua rotina. Você pode estar se perguntando se mesmo as regiões mais oleosas do rosto precisam de hidratante e a resposta é sim! Apesar de produzirem mais sebo, elas também podem ficar ressecadas se não forem tratadas com um creme capaz de repor água e nutrientes.

Nesse caso, um único hidratante para pele mista pode ser usado em todo o rosto. O segredo para escolher a fórmula perfeita é apostar em produtos que não sejam gordurosos e hidratem de forma leve. Busque por produtos para pele mista à base de água para evitar que o hidratante pese na zona T.

Use um protetor solar para pele mista com textura leve

A proteção solar é um cuidado indispensável para qualquer tipo de pele, e com a pele mista a recomendação é a mesma! Além de prevenir os danos causados pela radiação ultravioleta e prevenir manchinhas de acne, o protetor solar para pele mista também evita o ressecamento nas zonas mais sensíveis do rosto e o acúmulo de sebo na zona T.

Nesse caso, os produtos para pele mista ideais são aqueles que oferecem controle de oleosidade e toque seco para deixar o rosto macio e sequinho durante o dia. Assim como o hidratante para pele mista, vale buscar rótulos com as palavras “oil free” e “anti-acne” para controlar a oleosidade e evitar o aspecto brilhante.

Máscaras para pele mista: quais são as melhores opções?

Semanalmente, que tal incluir uma máscara de argila na sua rotina noturna para pele mista? Esse tipo de produto costuma ser rico em vitaminas e minerais que conseguem sugar o óleo do rosto e proporcionar toque seco e pele lisinha por muito mais tempo. 

O tratamento para pele mista pode ser feito com argilas diferentes, de acordo com a região da face. Nas partes mais oleosas, opte pela argila verde. Já o restante do rosto pode ser cuidado com uma máscara de argila preta ou vermelha.

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação