Beleza Extraordinária

Pele masculina: como cuidar, hidratar e escolher os melhores produtos? Veja como montar uma rotina de cuidados simples

  • Homens podem sim cuidar da pele! Confira na matéria uma rotina de cuidados simples e prática para o dia a dia (Foto: Instagram @hendrikgiesler)
Tela cheia
Previous Next
Homens podem sim cuidar da pele! Confira na matéria uma rotina de cuidados simples e prática para o dia a dia (Foto: Instagram @hendrikgiesler)

Os cuidados com a pele são hoje parte da rotina de cada vez mais homens - mas, para muitos, esse universo ainda é motivo de várias dúvidas. Quais são os cuidados específicos para a pele masculina? Quais são os melhores produtos para cada um? A gente montou um passo a passo de cuidados simples, mas que atende às principais necessidades da pele dos homens. Confira aqui embaixo!

Pele dos homens costuma ser mais mais espessa e oleosa

Para ser o mais eficiente e simples possível, o skincare precisa estar de acordo com às necessidades do seu rosto e do seu dia a dia. Na hora de montar sua rotina de cuidados, é importante lembrar que existem diferenças entre a pele dos homens e das mulheres. Por conta da ação mais evidente da testosterona no corpo, a pele masculina costuma ter camadas espessas e é mais oleosa, com tendência à acne. Além disso, ela tem uma textura diferenciada por causa da grande quantidade de queratina, que forma os pelos mais grossos da barba.

Rotina de cuidados masculina começa pela limpeza da pele

Limpar bem a pele é o primeiro passo de toda rotina de cuidado com a pele, porque ajuda a controlar a oleosidade e elimina impurezas acumuladas ao longo do dia ou da noite. Nesse momento, preste atenção a suas características e escolha o produto que seja mais adequado para o seu tipo de pele - normal, oleosa ou mista.

Um sabonete próprio para o rosto ou a água micelar, que ainda acalma as peles mais sensíveis, higienizam de forma fácil e prática, mas eficiente. Repita esse passo duas vez por dia, uma vez ao acordar e outras antes de dormir.

Esfoliação melhora o pós-barba e controla a oleosidade da pele

Quem faz a barba com frequência com certeza já lidou com uma inflamação dolorida ao redor dos pelos recém-cortados - a chamada foliculite ou ainda a pseudofoliculite, quando os fios raspados crescem e se curvam para o interior da pele. Uma das soluções para controlar esse problema é a esfoliação, que tem poder abrasivo e elimina células-mortas, deixando a camada superficial da pele mais fina. Além disso, como se trata de uma limpeza ainda mais profunda, ela ajuda a controlar a oleosidade. Mas atenção: esse processo deve ser feito apenas duas vezes na semana com um produto específico para isso.

A pele masculina também precisa de hidratação

Os homens não precisam ficar receosos quanto à hidratação diária do rosto: ao contrário do que muitos pensam, essa etapa vai, na verdade, ajudar a controlar a oleosidade da pele. Além disso, o hidratante ajuda a minimizar a aparência dos poros, que costumam ser mais abertos na pele masculina. O produto pode ser reaplicado ao longo do dia: duas vezes, uma pela manhã e outra à noite, já são o suficiente para ter bons resultados.

Protetor solar é indispensável na rotina simples de cuidados

Para finalizar, o último passo da rotina de cuidados para os homens é o protetor solar. Além de controlar a oleosidade e evitar o surgimento de manchas, proteger a pele dos efeitos do sol é essencial para prevenir o câncer de pele. Atenção: o filtro solar precisa ser reaplicado ao longo do dia - mesmo dentro do escritório - para garantir proteção completa contra os raios ultravioleta.

Redação: Giovanna Pego

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!