Beleza Extraordinária

Pele irritada: saiba como lidar com a vermelhidão e coceira momentânea no rosto

  • Leia a matéria e saiba como limpar e hidratar a pele quando ela está irritada (Foto: Instagram @chelseacrawfordd)
  • Usar produtos de limpeza sem álcool, como a água micelar, é uma dica para cuidar da pele irritada (Foto: Pixelformula)
  • As máscaras de argila podem ser usadas para acalmar e tirar a vermelhidão da pele irritada (Foto: Juliana Coutinho)
Tela cheia
Previous Next
Leia a matéria e saiba como limpar e hidratar a pele quando ela está irritada (Foto: Instagram @chelseacrawfordd)
  • Leia a matéria e saiba como limpar e hidratar a pele quando ela está irritada (Foto: Instagram @chelseacrawfordd)
  • Usar produtos de limpeza sem álcool, como a água micelar, é uma dica para cuidar da pele irritada (Foto: Pixelformula)
  • As máscaras de argila podem ser usadas para acalmar e tirar a vermelhidão da pele irritada (Foto: Juliana Coutinho)

Além da pele sensível e naturalmente seca, qualquer tipo de pele pode ficar irritada em algum momento. Oleosas, mistas e até peles normais podem coçar, descamar, ficar com uma sensação repuxada e com algumas áreas ardendo, como ao redor da boca ou dos olhos por conta de vários motivos: remover a maquiagem rapidinho para fazer outra logo em seguida, secar a pele com uma toalha muito grossa, chegar ao fim de um dia ou semana muito corrido e também por causa da poluição. Confira as formas de lidar com a pele irritada! 

Dica #1: prefira um demaquilante sem álcool para remover maquiagem

A pele irritada é uma condição momentânea, e uma das mais comuns é ao retirar a maquiagem. Se a sua pele fica vermelha e com leve ardência nos olhos ou perto dos lábios, a primeira dica é conferir o demaquilante usado! Se ele tiver álcool ou for muito adstringente, vale substitui-lo por um que tenha fórmula mais leve e, de preferência, sem álcool, como a água micelar, por exemplo. A solução consegue limpar a make sem esforço, além de reequilibrar o pH da pele irritadiça. 

Dica #2: Use um sabonete ou loção de limpeza mais leve 

O uso do sabonete é um dos cuidados mais importantes para a pele irritada. O que acontece é o seguinte: a pele irritada está sensível e, naturalmente, tem pouca hidratação. Ao lavar com um sabonete pesado essa pele pode ficar ainda mais sensível e começar a coçar e descamar. A dica é escolher os sabonetes em textura de gel e que sejam sem fragrância na composição. 

O mais indicado é lavar o rosto, no máximo, 2 vezes por dia, enxaguando sempre com água fria. Na hora de secar a pele, dê batidinhas com uma toalha limpa e de tecido leve. 

Dica #3: Aposte em máscaras de argila para acalmar a pele

Uma dica para acalmar e retirar a vermelhidão da pele irritada é apostar em máscaras de argila uma vez por semana. O componente tem diversos benefícios e apesar de o mais conhecido ser equilibrar a oleosidade, a argila também consegue hidratar e revitalizar a pele sensível.

Duas cores de argila muito benéficas para acalmar a pele irritada são a vermelha e a preta. A vermelha consegue impulsionar a circulação sanguínea, o que diminui a vermelhidão, e também ajuda na retenção da água na epiderme. Já a argila preta é composta por carvão ativado, componente detox que ajuda a remover as agressões da poluição na pele do rosto.

3 dicas extras para evitar irritação na pele:

1. Mantenha a pele do rosto seca, removendo a transpiração dando batidinhas com um papel ou toalha. 

2. Use um creme de hidratação próprio para o rosto e que tenha uma textura leve para recuperar a falta de água sem agredir. Outra importância do creme é porque, como a pele seca tende a enrugar e perder firmeza mais cedo, o creme previne esses sinais. 

3. Se está em um momento com a pele irritada, prefira maquiagens leves e sem cheiro, como BB Cream - que é mais fluido - e produtos em pó, que agridem menos a pele. Uma boa dica é dar uma pausa em maquiagens à prova d'água e de longa duração.

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Creme de pentear

Erros e acertos na hora de usar o produto