Beleza Extraordinária

Pele do rosto oleosa e a do corpo seca, é normal? Descubra!

  • Entenda porque algumas mulheres têm a pele do rosto oleosa e a do resto do corpo seca (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Entenda porque algumas mulheres têm a pele do rosto oleosa e a do resto do corpo seca (Foto: Pixelformula)

O excesso de oleosidade na pele do rosto afeta a maioria das mulheres brasileiras, que sempre buscam novas formas de atenuar o problema. Mas nem sempre a pele do corpo acompanha a produção de sebo do rosto, podendo até se tornar seca. Você sabe porque isto acontece? Entenda os motivos e descubra a melhor forma de reequilibrar a sua pele em qualquer estação!

Glândulas sebáceas concentram-se no rosto e no couro cabeludo

O principal motivo pelo qual este tipo de desequilíbrio entre a pele do rosto e corpo acontece é a localização das glândulas sebáceas, que embora sejam distribuídas por todas as zonas da pele, se concentram na sua maioria na face e no couro cabeludo. Assim, as secreções oleosas acontecem principalmente nestas regiões, criando uma diferença de aspecto na parte externa da derme.

Oleosidade e hidratação não são sinônimos - entenda porque os níveis variam 

Embora sejam facilmente confundidas, a oleosidade e a hidratação são dois aspectos distintos da pele e que devem ser tratados como tal. O primeiro representa a quantidade de óleo ou sebo presente na derme; o segundo se refere ao nível de água. Uma pele saudável, apresenta quantidades de gordura e água niveladas, já uma pele com desequilíbrio entre estes dois aspectos pode ser considerada seca ou oleosa. A pele, para ser considerada seca, pode ter deficiência de óleo, de água ou de ambos; e a oleosa pode ter excesso de sebo mas falta de água ou hidratação. 

Assim, quem tem a pele do rosto oleosa e a do corpo seca, demonstra falta de hidratação na derme e um nível de produção de gordura elevado ao nível das glândulas sebáceas. 

Cuidados com a pele do rosto e corpo devem ser diferentes

Nestes casos, a rotina adequada consiste em separar os cuidados de acordo com as necessidades específicas da pele do rosto e do corpo. Para um rosto oleoso e com falta de hidratação, é essencial usar uma linha de limpeza profunda em conjunto com um hidratante leve, livre de óleos e à base de água. Para a pele seca do corpo, é fundamental investir em um creme ou leite hidratante bem rico, à base de óleo e água, para que hidrate em profundidade e ainda retenha a umidade natural da pele. 

Proteção solar e aumento do consumo de água são chaves para regular os níveis de hidratação na pele

Além da rotina de beleza, há alguns cuidados com a saúde que podem ajudar a regular os níveis de hidratação e oleosidade na pele. A proteção solar é indispensável no dia a dia, já que a influência dos raios ultravioleta estimula a produção de sebo exagerada e ainda dissipa a água presente na pele, deixando-a desidratada. Também fundamental, o consumo de água diário também deve ser incrementado, para garantir a hidratação das células que compõem o tecido cutâneo.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!