Beleza Extraordinária

Pele do corpo também pode ficar com rugas, manchas e linhas de expressão: reconheça os sinais e saiba como evitá-los

  • Veja quais são os sinais da idade que a pele do corpo começa a demonstrar e saiba como evitar flacidez, rugas e manchas (Foto: Instagram @montanalower)
  • Proteger-se do sol com filtro solar e ter uma alimentação regrada a vitaminas A, C e B3 ajuda a deixar a pele do corpo mais firme (Foto: Shutterstock)
  • Flacidez nos braços, no colo e no pescoço são os primeiros sinais da idade que o corpo exibe depois dos 30 anos (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Veja quais são os sinais da idade que a pele do corpo começa a demonstrar e saiba como evitar flacidez, rugas e manchas (Foto: Instagram @montanalower)
  • Veja quais são os sinais da idade que a pele do corpo começa a demonstrar e saiba como evitar flacidez, rugas e manchas (Foto: Instagram @montanalower)
  • Proteger-se do sol com filtro solar e ter uma alimentação regrada a vitaminas A, C e B3 ajuda a deixar a pele do corpo mais firme (Foto: Shutterstock)
  • Flacidez nos braços, no colo e no pescoço são os primeiros sinais da idade que o corpo exibe depois dos 30 anos (Foto: Shutterstock)

Preocupar-se com rugas, flacidez e manchas na pele do rosto é muito comum, mas você já parou para pensar que esses sinais também atingem a pele do corpo? Linhas de expressão no colo e no pescoço, ressecamento excessivo nos joelhos e cotovelos ou flacidez nas pernas e nos braços geralmente chegam após os 35 anos - que é a quando a produção de colágeno e elastina começa a diminuir - mas vários hábitos e costumes diários podem contribuir para que esses sinais apareçam mais rápido. Descubra quais são eles e saiba como adiar os sinais da idade no corpo!

Os 4 principais sinais da idade na pele do corpo:

Manchas de sol: se você percebe manchas mais escuras na sua pele, geralmente no colo, nos braços e nos ombros, possivelmente é por causa da exposição solar. Esse sinal pode surgir em quem não protege a pele dos raios UVA e UVB, tanto na hora de tomar sol na praia ou piscina, quanto no dia a dia, quando o sol também atinge a pele. 

Linhas de expressão: assim como acontece ao redor da boca e dos olhos, linhas de expressão também podem aparecer no corpo em áreas como colo, seios, pescoço e mãos. Esse sinal caracteriza-se por dobras na pele, que podem se transformar em rugas futuramente.

Pele mais fina: você já sentiu a pele do braço, das mãos ou das pernas mais fina? Assim como acontece com o rosto, que tem áreas mais finas como o entorno dos olhos, a pele do corpo também passa a afinar ao longo do tempo. Isso acontece por causa da perda de colágeno e, consequentemente, do poder de sustentação da epiderme. 

Perda de luminosidade: a falta de viço, ou seja, de uma pele brilhosa e reluzente, é comum depois de uma certa idade. Isso porque, assim como o colágeno, a quantidade de água na epiderme também diminui naturalmente, e é ela a responsável pela hidratação. 

Como adiar os sinais da idade na pele do corpo?

Flacidez e linhas de expressão no corpo acontecem depois que o colágeno diminui no organismo, mas fatores externos como ganho e perda brusca de peso, gravidez, mudanças hormonais e má alimentação influenciam - e muito - que esses sintomas aconteçam. Veja 4 maneiras de evitar cada um deles: 

1. Usar filtro solar todos os dias nas regiões expostas: os dermatologistas são unânimes em afirmar que o protetor solar é indispensável todos os dias! É porque os raios solares, quando absorvidos pela pele, "quebram" as fibras de colágeno e elastina, acarretando flacidez, manchas e rugas.

2. Aplicar creme de hidratação: o creme de hidratação corporal não só deixa a pele macia como também devolve a água perdida naturalmente pela pele. Assim, as chances de ressecamento - que podem virar rugas mais tarde - são menores. 

3. Fazer exercícios físicos: atividades e exercícios físicos são ótimos para a saúde, mas também são bons hábitos para tonificar os músculos e evitar flacidez nos braços, nas pernas e na barriga.

4. Ter um cardápio saudável: enquanto para o rosto os cremes anti-idade ajudam a firmar a pele com derivados das vitaminas A, C e B3, como o Retinol e a Niacinamida, por exemplo, para o corpo, a dica é alimentar-se de alimentos que contenham essas vitaminas, para firmar a pele de dentro para fora.

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema