Beleza Extraordinária

Pele descascando ou ressecada? Confira 5 dicas para evitar e cuidar das consequências da queimadura de sol

  • Confira para evitar ou cuidar da pele descascada no verão! (Foto: Shutterstock)
  • Para evitar que a pele descasque após a praia e a piscina, é muito importante aplicar e reaplicar protetor solar ao longo do dia (Foto: Shutterstock)
  • Óculos escuros também ajudam a proteger nos horários em que o sol está mais intenso (Foto: Shutterstock)
  • Não tomou os cuidados necessários e ficou com a pele descascada? Aposte em hidratantes e produtos calmantes, como a água micelar (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Confira para evitar ou cuidar da pele descascada no verão! (Foto: Shutterstock)
  • Confira para evitar ou cuidar da pele descascada no verão! (Foto: Shutterstock)
  • Para evitar que a pele descasque após a praia e a piscina, é muito importante aplicar e reaplicar protetor solar ao longo do dia (Foto: Shutterstock)
  • Óculos escuros também ajudam a proteger nos horários em que o sol está mais intenso (Foto: Shutterstock)
  • Não tomou os cuidados necessários e ficou com a pele descascada? Aposte em hidratantes e produtos calmantes, como a água micelar (Foto: Shutterstock)

A pele descascando e ressecada logo após um dia de sol é um cenário mais do que conhecido, principalmente no verão, quando a exposição solar é ainda mais intensa. Mas para quem quer fazer diferente nessa temporada e curtir o clima quente sem sofrer com as consequências, é essencial tomar alguns cuidados especiais com a proteção solar  - especialmente para aquelas que aproveitam a estação para ficar mais tempo na praia e na piscina. Pensando nisso, o Beleza Extraordinária preparou uma lista com tudo o que você precisa saber para passar pela estação com a derme saudável e bronzeada na medida certa. Confira! 

1 - Protetor solar sempre! 

A regra número um para evitar que a pele descasque - ou que tenha danos maiores, caso já tenha se queimado demais - é aplicar protetor solar! Mas, para garantir toda a proteção necessária, o produto precisa ter, no mínimo, FPS 30 e ser reaplicado de duas em duas horas

Fazendo isso, além de evitar que a pele fique descascada e todo o bronzeado vá embora, você também diminui a chance de manchas, envelhecimento precoce e problemas mais sérios, como o câncer de pele. E vale lembrar que essa regra não vale apenas para os dias de praia ou piscina: o produto deve ser aplicado todos os dias pela manhã!

2 - Use chapéu e óculos escuros para se proteger nas horas de pico de sol 

Se proteger contra o sol é importante todos os dias - até mesmo naqueles mais nublados, já que a incidência dos raios UVA e UVB continua ativa. Mas, no período que vai de 10h às 16h, eles estão ainda mais fortes e o cuidado precisa ser maior para que a pele não acabe prejudicada. 

Por isso, se estiver na praia ou piscina em algum desses horários de pico, a dica para evitar o descascado é usar chapéus e óculos escuros para acompanhar a proteção do filtro solar. Procurar ficar embaixo de uma sombrinha também vale! 

3 - Beba muita água antes, durante e depois da exposição solar

Você sabia que beber bastante água também ajuda a evitar o efeito descascado e a recuperar a pele que já está sofrendo com a exposição solar? É que, como a hidratação vem de dentro para fora, o consumo de líquido ajuda a repor os nutrientes que o corpo acaba perdendo durante a exposição solar - evitando, assim, que ela fique ressecada e descasque. 

A dica é ter sempre uma garrafinha de água ao seu lado enquanto estiver na praia ou piscina. Mas, para que o cuidado seja completo, beba, também, antes e depois de pegar sol. 

4 - Água micelar e cremes hidratantes ajudam a acalmar a pele que se queimou demais

Se você não tomou os cuidados necessários, provavelmente, acabou com a pele descascada! Mas, calma: dá para evitar que o problema piore adicionando alguns hábitos na sua rotina de beleza. Um deles é o de limpar a pele com água micelar, já que o produto é menos agressivo que os sabonetes tradicionais e ainda conta com propriedades calmantes e que aumentam a hidratação. 

Outra medida necessária - e que faz toda a diferença! - é ter um bom hidratante para aplicar todos os dias pela manhã e antes de dormir. Além de deixar a pele mais macia, ele também vai ajudar a acalmar a sensação de ardência e a aumentar a maciez. O hidratante ainda é essencial logo assim que saiu da praia, mesmo que a pele ainda não tenha dado sinal de descamação: isso porque é ele quem vai repor a água perdida com a exposição solar e ajudar a pele a se regenerar sem precisar descascar.

5 - Fique um pouco longe do sol enquanto não estiver recuperada

Como os raios solares continuam agindo o tempo todo - até mesmo nos dias nublados -, não dá para ficar totalmente longe deles. No entanto, se você estiver com a pele descascada e ardendo, vale evitar a exposição direta para que o problema não piore!

Isso não significa que você não pode ir à praia ou na piscina, mas é bom preferir os horários em que o sol estiver mais fraco e ficar sempre protegida com protetor solar, chapéu e óculos. 

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais