Beleza Extraordinária

Para que serve óleo de rícino? Descubra 5 benefícios para a saúde dos cabelos e couro cabeludo

  • Para que serve o óleo de rícino? Descubra nessa matéria (Foto: Instagram @thecurlybella)
Tela cheia
Previous Next
Para que serve o óleo de rícino? Descubra nessa matéria (Foto: Instagram @thecurlybella)

O óleo de rícino é muito usado entre as mulheres que querem fazer o cabelo crescer mais rápido no projeto Rapunzel. Mas você sabia que o ativo também pode trazer outros benefícios para os fios? Acredite: o óleo de rícino pode ser usado frequentemente para ajudar em vários aspectos da saúde do seu cabelo!

A boa notícia é que ele é muito versátil e pode, sim, ser usado em todos os tipos de fio. Quer saber quais são as principais vantagens de adicionar esse óleo na sua rotina de cuidados com as madeixas? Então, vem conferir os benefícios e veja como usar o óleo de rícino para deixar o visual ainda mais bonito e saudável. 

1- Óleo de rícino ajuda no fortalecimento dos fios

Se o seu cabelo está fraco e quebradiço, o óleo de rícino é muito indicado para você. Ele ajuda a fortalecer os fios e, por isso, é muito usado por quem está no projeto Rapunzel. Isso acontece graças à presença de ômega 3 e 6, que estimulam o couro cabeludo e os folículos pilosos, dando mais volume e brilho aos fios. Para isso, o óleo de rícino pode ser usado puro ou no shampoo, condicionador e cremes

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por INSPO │ FASHION │ TRAVEL (@irina_bug) em

2- Ele pode ajudar a evitar a queda do cabelo

O óleo de rícino é muito conhecido por prevenir a queda do cabelo, mas é importante entender melhor essa fama. Como existem muitas causas para a queda capilar, é fundamental descobrir a origem do problema. Um certo grau de queda é normal, mas, quando os fios caem antes do que deveriam, o óleo de rícino pode ajudar a tratar o problema, evitando a queda. 

3- O óleo de rícino atua no controle da oleosidade nos fios

As mulheres que têm cabelos oleosos costumam fugir dos óleos, acreditando que eles podem piorar o problema. Mas isso nem sempre é verdade: o óleo de rícino pode ajudar a reduzir a oleosidade no couro cabeludo. Isso porque ele tem ação antifúngica, que controla a ação de fungos e bactérias que promovem a produção excessiva de óleo. A dica é passar o óleo de rícino na raiz antes do banho e tirá-lo com o shampoo, não deixando agir por mais de 10 minutos. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Naëla (@jetamoure) em

4- Consegue ajudar no combate à caspa e descamação

A ação antifúngica do óleo de rícino também traz outro benefício para os cabelos: o combate à caspa. Como ela geralmente é provocada por fungos, o óleo combate o problema, minimizando o surgimento da caspa. Além disso, o produto hidrata o couro cabeludo, evitando que ele sofra descamação. 

5- Óleo de rícino é perfeito para hidratar os fios e couro cabeludo

Os óleos também são muito usados na hidratação dos fios e do couro cabeludo e o óleo de rícino pode ser usado com essa finalidade. Para isso, basta aplicar o produto nas pontas e comprimento dos fios ou mesmo no couro cabeludo - nesse caso, é importante enxaguar depois de deixar o óleo agir. O óleo cria uma película ao redor dos fios, evitando que eles percam água e mantendo a hidratação por mais tempo. 

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais