Gwen Stefani é dona de fios platinados marcantes, quase brancos, que a acompanharam desde os primeiros anos do No Doubt, quando a cantora brincava com as tonalidades e coloria os fios com "tintas fantasia", como rosa e azul. Prestes a completar 44 anos, a americana ficou conhecida por seus penteados elaborados durante a carreira solo, junto a seu fiel companheiro, o batom vermelho. Gwen atualizou seu estilo folk de algumas décadas e adotou um visual mais refinado, mas nunca deixou de lado sua blonderexia nem os penteados cheios de detalhes.
Se ainda como vocalista do No Doubt Gwen tinha um estilo despojado com fios presos, e torcidinhos para acompanhar os figurinos urbanos e jovens, desenhados pela própria cantora, depois que partiu para carreira solo, a platinada investiu em um lado mais fashionista, que flertava com o visual pin-up das divas do cinema da década de 1940 e a cultura japonesa, que inclusive influenciou na escolha da sua turnê de estreia como solista ao colocar harajukus no palco de estilo lolita e saias rendadas.
Inspirações temática e visual exótico para os primeiros clipes solo
Para sua primeira música solo, "What You Waiting For?", Gwen se inspirou no visual da história de "Alice no País das Maravilhas" e escolheu penteados que remetiam ao livro clássico, com cabelos modelados, fios lisos com franja e a cartola, que ganhou uma caracterização refinada para a cantora dançar com suas harajukus no vídeo. A inspiração temática também esteve presente no single seguinte, "Rich Girl", quando apareceu vestida de pirata, com tranças, cabelos com ondas marcadas e acessórios. Ao lado da rapper Eve, Gwen também usava um penteado de inspiração japonesa em outras partes do clipe.
Uma das músicas mais conhecidas da cantora, "Hollaback Girl", trouxe Gwen à frente de uma banda de colégio e como líder de torcida, com madeixas semi-presas, além do tradicional gorro preto, que destacava ainda mais suas longas madeixas platinadas. Os fios quase brancos, aliás, são marca registrada da cantora, que os usa desde os 25 anos: "não vejo a cor real do meu cabelo desde a oitava série, mas o platinado chegou aos 25 anos. Passei oito horas em um salão em Long Beach e senti as portas se abrindo para mim. Lembro de me olhar no espelho e pensar, 'cheguei, essa sou eu, finalmente", lembrou a cantora, que tem fios naturalmente castanhos, em entrevista à revista Harper's Bazar.
A cantora abusou dos penteados detalhados em seus videoclipes
Esse foi o desafio de "Cool", em que Gwen ganhou fios castanhos para viver um romance de época no clipe. Apesar da mudança, a cantora não abriu mão dos cabelos platinados no clipe, e usou, também um falso moicano preso em um rabo de cavalo com topete, além de madeixas soltas e modeladas. Se o refinamento comandou as gravações de "Cool", a faixa seguinte adquiriu um estilo hip-hop para a parceria com o rapper Pharrel em "Can I Have It Like That", com topete e fios volumosos. Para os seguintes singles, Gwen seguiu o caminho despojado, tanto em "Luxurious" como "Crash", em que os cabelos da cantora ganharam estilo sensual com uma trança e com um torcido arrepiado.
Para o disco seguinte, "The Sweet Escape", Gwen manteve o estilo modelado e para a primeira música divulgada, "Wind It Up", ela encarnou uma versão zangada de si mesma com um rabo de cavalo de topete volumoso e ainda apareceu com a peruca lisa de franja, como no vídeo de "What You Waiting For?". Apesar do sucesso do primeiro clipe, foi no vídeo da música "The Sweet Escape" que a americana mostrou sua versatilidade com cabelos detalhados e investiu em quatro penteados diferentes, um semi preso, um coque trançado, um rabo de cavalo e um coque em formato da caracol, que apareceu anos mais tarde na passarela do Fashion Rio.
Visual clean para nova fase do No Doubt
Nos vídeos seguintes do segundo álbum da cantora, "4 in the Morning", "Now That You Got It"e "Early Winter" o estilo despojado com pitadas refinadas foi mantido, com penteados simples, mas que destacam a beleza dos fios claríssimos. Os fios platinados, que precisam de manutenção constante para se manter sempre impecáveis, são o mimo da cantora: "eu sigo a regra de Marilyn Monroe de retocar a cor a cada dez dias. Quando ela não conseguia, sempre estava com chapéu fedora ou algum acessório para que sua raiz nunca ficasse aparente, e eu também faço isso, então vocês nunca verão minha raiz", confessou em entrevista à revista americana.
Atualmente a cantora voltou a liderar o No Doubt e deixou o estilo exótico para as criações de sua grife L.A.M.B. Nos clipes novos da banda, Gwen mistura o visual despojado com toques de sofisticação sem tantos exageros, e mesmo em vídeos como o de "Looking Hot", com inspirações indígenas, a cantora aparece com um estilo clean e sem penteados exuberantes.