Beleza Extraordinária

Os dez mandamentos para potencializar a hidratação do cabelo

  • Para ter o cabelo dos sonhos é preciso combater o ressecamento e os danos causados por colorações, alisamentos e outras químicas. É nesta hora que entra em cena um grande aliado das mulheres em busca de cabelos perfeitos: a hidratação
Tela cheia
Previous Next
Para ter o cabelo dos sonhos é preciso combater o ressecamento e os danos causados por colorações, alisamentos e outras químicas. É nesta hora que entra em cena um grande aliado das mulheres em busca de cabelos perfeitos: a hidratação

Para ter o cabelo dos sonhos é preciso, entre outras coisas, combater o ressecamento e os danos causados por colorações, alisamentos e outras químicas. Até quem tem os fios naturais precisa lidar com as agressões do sol e da poluição, e aí entra em cena um grande aliado das mulheres em busca de cabelos perfeitos: a hidratação.

Dependendo do estado da cabeleira, os fios precisam de hidratação a cada sete ou 15 dias e nem sempre as mulheres têm tempo ou disposição para ir ao salão de beleza nutrir os cabelos. Com algumas dicas simples, pode-se potencializar o tratamento da hidratação feita em casa e transformá-la em um cuidado profissional.

1 – Use shampoo de limpeza profunda

Quando hidratar, primeiro lave os fios com shampoo de limpeza profunda e depois lave mais uma vez com o shampoo especifico para o tipo de cabelo. Este procedimento irá equilibrar os fios.

2 – Tire o excesso de água

Depois de lavar, enxugue suavemente os fios, até deixá-los apenas úmidos. "Não faça fricção porque o atrito pode causar frizz, quebra e queda de cabelos", explica a dermatologista Cynthia Meyrelles. O excesso de água pode diluir o produto que será aplicado e afetar o efeito nos fios.

3 – Penteie com dentes largos

Desembarace os fios com pentes largos para poder dividir os cabelos com grampos ou prendedores e conseguir controlar a aplicação. É importante que o pente tenha dentes largos pois quando os fios estão molhados, são mais sensíveis à quebra.

4 – Escolha a hidratação de acordo com o seu tipo de cabelo

Assim como o shampoo e o condicionador, é importante escolher o produto hidratante ideal para seu tipo de cabelo. A hidratação para cabelos cacheados vai ajudar a formar cachos nos fios enquanto que a específica para cabelos oleosos se preocupa em não deixar os cabelos pesados, por exemplo.

5 – Não misture produtos

Por mais que aquela ampola tenha um potencial de hidratação muito bom ou o óleo ajude a deixar o cabelo mais maleável, tente um tipo de produto por vez. A mistura pode causar efeitos indesejáveis como fios pesados ou saturação da substância.

6 – Não aplique na raiz

A hidratação deve ser aplicada somente no comprimento e nas pontas dos cabelos. Se aplicada na raiz, pode causar mais oleosidade ou entupir os bulbos que produzem a oleosidade natural no couro cabeludo, podendo levar à queda, caspa e dermatite.

7 – Massageie os fios

Depois de aplicar o produto, massageie mecha por mecha o creme de hidratação para ajudar na absorção do produto pela fibra capilar. Aproveite o momento para massagear o couro cabeludo e estimular a renovação das células e a nutrição do mesmo.

8 – Toucas térmicas, papel alumínio ou toalha quente

Invista em toucas térmicas porque o calor ajuda a abrir as escamas dos fios, o que facilita a penetração do creme no cabelo. Papel alumínio e toalha quente também ajudam a estimular o calor nas madeixas.

9 - Respeite o tempo

Todos os produtos têm tempo para ação e deixá-los agir mais do que o estipulado pode fazer mal aos fios. O mesmo pode-se dizer do tempo de pausa entre as hidratações: se o intervalo for menor que sete dias, o cabelo pode saturar.

10 – Enxágue com água fria

Quando retirar o produto, use água fria pois nessa temperatura as escamas do cabelo fecham e retém o creme hidratante por mais tempo. Além de hidratar, esse enxágue dá mais brilho aos fios.

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!