Beleza Extraordinária

Os 7 erros mais comuns na hora de lavar o rosto: saiba quais são e aprenda a evitá-los

  • Descubra os sete erros mais comuns na hora de limpar o rosto e saiba o que fazer para os evitar
Tela cheia
Previous Next
Descubra os sete erros mais comuns na hora de limpar o rosto e saiba o que fazer para os evitar

Limpar o rosto é um dos passos mais importantes na rotina de beleza de qualquer mulher, para que a pele possa se regenerar e receber a oxigenação necessária à sua saúde. A lavagem adequada é essencial, mas muitas vezes, alguns hábitos bem comuns podem sabotar por completo a rotina, criando problemas como ressecamento, acne e envelhecimento precoce. Confira 7 erros frequentes cometidos na hora de lavar a pele do rosto, desde a temperatura da água à frequência ideal para fazer esfoliação, e saiba como bani-los no seu ritual de beleza!

Erro #1 - Não lavar as mãos antes

Na hora de lavar o rosto, muitas vezes não reparamos que nossas mãos podem não estar completamente limpas, o que acaba por trazer os germes do dia a dia diretamente para a pele delicada da face. Por isso, certifique-se que higienizou muito bem as mãos e os dedos antes de começar a sua rotina de beleza, para evitar cometer este erro tão comum. 

Erro #2 - Usar um produto muito adstringente

Outro erro bastante comum é o de achar que quanto mais adstringente for o seu produto de limpeza, mais higienizada vai ficar a sua pele. Além de ser mito, o hábito de usar fórmulas muito agressivas provoca o ressecamento da pele, o que também pode causar acne por desequilibrar os níveis de produção de oleosidade. Aposte em produtos leves, como a água micelar ou os demaquilantes específicos para pele sensível.

Erro #3 - Esfoliar com a frequência errada

Esfoliar de menos ou demais também é um erro constante. É essencial remover as células mortas e camada de impurezas que ficam sobre a pele, mas que não são eliminadas com uma lavagem comum, através de esfoliação, seja ela química ou física. No entanto, enquanto muitas mulheres esquecem esta etapa, outras acabam por agredir a pele ao fazê-lo com muita frequência. O ideal para todos os tipos de pele é apostar na esfoliação duas vezes na semana, nunca mais ou menos que isso.

Erro #4 - Esfoliar de forma muito agressiva também prejudica a pele

Além da frequência da esfoliação, o modo como o está fazendo também pode estar prejudicando a saúde de sua pele. Esfoliar de forma muito agressiva, embora dê a impressão de que está removendo a fundo as impurezas, pode abrir cortes microscópicos no seu rosto, promovendo a criação de inflamações e outros tipos de problemas. Uma boa dica é a de investir em lenços micelares, que favorecem uma esfoliação suave e perfeita para todo o tipo de pele.

Erro #5 - Não usar tônico

Muitas mulheres ignoram o tônico, por acharem que ele não vai beneficiar em nada a sua pele. No entanto, o tônico remove o resto de impurezas que a lavagem não conseguiu eliminar, além de minimizar os poros e reequilibrar o pH da cútis. Invista em uma fórmula rica em vitaminas e nutrientes, além de prefirir as que não contém álcool em sua composição. 

Erro #6 - Usar água muito quente

No inverno, pode ser bastante tentador tomar banho e lavar o rosto com água quente, mas este hábito pode ser bastante prejudicial para a pele, especialmente se praticado todos os dias. O vapor quente abre os poros, o que embora facilite na hora de remover a sujeira, também ajuda a retirar toda a umidade e hidratação natural da pele, deixando-a ressecada. O ideal é usar água morna para fazer a lavagem e finalizar com um pouco de água fria para que os poros voltem a fechar. 

Erro #7 - Esfregar ao enxugar o rosto

Por fim, se usar uma toalha turca para enxugar a face, evite esfregá-la! Além de promover a formação de linhas finas, este hábito ainda pode deixar a pele bem sensibilizada. Prefira dar leves batidinhas com a toalha no rosto e, antes de deixá-lo completamente seco, aplique os seus tratamentos hidratantes, pois serão melhor absorvidos em superfície úmida. 

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!