Beleza Extraordinária

Os 5 melhores cortes de cabelo para rosto redondo: descubra as opções ideais para realçar os traços

  •   Rosto redondo: cortes de cabelo feminino como long bob assimétrico são perfeitos para realçar os traços. Conheça outras opções que valorizam esse tipo de rosto!  (Foto: Instagram @yukistylist)
  •  Uma forma de investir no cabelo curto para rosto redondo é com o cabelo pixie com franja, que alonga a face  (Foto: Instagram @rambutpixie)
  •  O double long bob é uma ótima opção de corte de cabelo feminino para rosto redondo (Foto: Instagram @salsalhair)
  •   A franja para rosto redondo deve criar ângulo e definição na face (Foto: Instagram @salsalhair)
  •  O cabelo chanel de bico é mais uma opção de corte para rosto redondo que ajuda a afinar os traços (Foto: Instagram @rambutseries)
Tela cheia
Previous Next
Rosto redondo: cortes de cabelo feminino como long bob assimétrico são perfeitos para realçar os traços. Conheça outras opções que valorizam esse tipo de rosto! (Foto: Instagram @yukistylist)
  •   Rosto redondo: cortes de cabelo feminino como long bob assimétrico são perfeitos para realçar os traços. Conheça outras opções que valorizam esse tipo de rosto!  (Foto: Instagram @yukistylist)
  •  Uma forma de investir no cabelo curto para rosto redondo é com o cabelo pixie com franja, que alonga a face  (Foto: Instagram @rambutpixie)
  •  O double long bob é uma ótima opção de corte de cabelo feminino para rosto redondo (Foto: Instagram @salsalhair)
  •   A franja para rosto redondo deve criar ângulo e definição na face (Foto: Instagram @salsalhair)
  •  O cabelo chanel de bico é mais uma opção de corte para rosto redondo que ajuda a afinar os traços (Foto: Instagram @rambutseries)

Os cortes de cabelo para rosto redondo têm o objetivo de criar ângulos e alongar a face. Por ser um formato de rosto sem muitas angulações, onde as bochechas normalmente são mais salientes, é importante que a estilização dos fios faça o trabalho de criar essa ilusão ótica. 

A boa notícia é que há vários tipos de cortes para rosto redondo que cumprem essa função e caem superbem, desde os mais curtinhos até os médios e longos, incluindo os cortes com franja. Se antes você pesquisava “qual corte de cabelo combina com o rosto redondo” e a única opção eram cabelos longos, hoje em dia não é mais bem assim!

Para te inspirar a mudar o visual e ainda encontrar um estilo que valorize o seu formato de rosto, o Beleza Extraordinária separou cinco cortes de cabelo feminino super modernos e versáteis. Confira a lista!

1. Long bob é corte assimétrico que alonga e valoriza o rosto redondo

Se você procura um corte de cabelo feminino para rosto redondo e gordinho, o long bob é uma ótima opção. Ele é um corte médio e assimétrico, com as mechas da frente levemente maiores, o que alonga o rosto redondo e o deixa mais fino. 

Além de ser um ótimo corte para emoldurar o rosto redondo, o corte long bob tem a vantagem de ser fácil de manter e é tendência há várias temporadas, o que significa que você vai conseguir equilibrar os traços do seu rosto de forma moderna e sem ter muito trabalho no dia a dia.

Tanto nos cabelos lisos, quanto nos cabelos cacheados, o corte de cabelo long bob pode ter diferentes acabamentos, como o long bob repicado, que cria movimento e valoriza ainda o rosto, ou o long bob reto que é uma ótima opção para quem tem fios muito finos. 

2. Aposte no double long bob com camadas repicadas para criar ângulos na face

Criar camadas bem repicadas na frente do corte também ajuda a definir melhor os traços do rosto redondo e a criar a ilusão de uma face mais alongada. Se você não dispensa o comprimento dos fios, uma dica é apostar no double long bob. O princípio desse corte é basicamente o mesmo que o do long bob médio, com a diferença que ele é alguns centímetros mais longo, batendo na altura das axilas, em vez do ombro.

Mas se você é daquelas que gosta das madeixas batendo nas costas e procura corte de cabelo rosto redondo, nossa sugestão é apostar nos cortes em U ou em V e fazer mechas desfiadas a partir da altura dos ombros. Assim, o volume das pontas fica equilibrado com o formato arredondado da face, deixando o look harmonioso.

Os cortes em V e em U são duas opções clássicas para cabelos longos que combinam com todos os tipos de fio. Para cabelos lisos e ondulados, especialmente os mais finos, o corte em U deixa os fios mais encorpados, enquanto o corte em V em cabelos cacheados e crespos equilibra o volume, o que também ajuda a emoldurar o rosto.

3. Pixie cut com franja lateral e longa é uma ótima opção de corte curto para rosto redondo

Existe um mito de que apostar em cortes de cabelo feminino curto para rosto redondo não é uma boa ideia. Mas a verdade é que quem tem a face arredondada também pode apostar nos fios curtos sem medo, desde que haja um elemento para equilibrar e criar ângulos no rosto.

O pixie cut, por exemplo, é um clássico corte super curtinho que nunca sai de moda e que também pode realçar os traços do rosto redondo de forma positiva. A dica é fazer uma franja longa e repicada, que vai compor um visual mais alongado e transformar esse corte “proibido” em um ótimo cabelo curto para rosto redondo.

Assim como os demais, o cabelo pixie também é super democrático e funciona em diferentes texturas de fio, dos cacheados até os lisos. No cabelo pixie cacheado, por exemplo, a franja alongada entregará mais estilo, chamando a atenção para o ângulo que você está tentando criar no rosto. No dia a dia, a dica para finalizar os fios é apostar em leave-in que proporciona brilho, selagem das pontas e que previne o frizz, já que os cabelos estarão em maior evidência.

4. Chanel de bico é alternativa de cortes de cabelo para rosto redondo para afinar a face

Para quem procura corte curto rosto redondo que passe a impressão de uma feição mais fina, o chanel de bico é uma boa alternativa. Ele é uma versão modernizada do chanel tradicional, com uma ponta alongada, abaixo do queixo, e assimétrica. Essa característica faz com que o chanel de bico seja um daqueles cortes de cabelo feminino que afinam o rosto e, no caso do rosto redondo, também suavizam as bochechas.

Outra vantagem de apostar nesse look é a versatilidade: apesar de ser um corte curto e cheio de personalidade, ele também pode ter diferentes acabamentos que vão criar o mesmo efeito no rosto arredondado. Você pode investir em duas pontas alongadas, em vez de uma só, e também explorar mais o comprimento das pontas, que podem ficar pouco centímetros abaixo do queixo ou podem ser bem mais alongadas, criando um formato geométrico que irá afinar o rosto.

5. Franja para rosto redondo: cortes de cabelo feminino com franja definem os traços do rosto

Como os traços do rosto redondo não são tão bem definidos, um corte com franja pode ajudar a criar esses ângulos, tirando a atenção das bochechas. A franja lateral, por exemplo, pode ser cortada a partir do nariz e ter as pontas desfiadas para dar movimento. Outra opção é a franja lateral estilo cortininha e a franja estilo bardot, ambas com as laterais mais alongadas para dar mais dimensão ao rosto.

Para valorizar ainda mais o formato do rosto, você pode combinar a franja com alguns dos cortes citados na lista. O corte long bob com franja cortininha, por exemplo, fica ainda mais estiloso e moderninho. Já o double long bob pode ficar ainda mais marcante com a franja bardot.

Para quem tem cabelos lisos e ondulados pode ser necessário lançar mão do secador ou prancha para estilizar o corte no dia a dia. Lembre-se de aplicar um protetor térmico para que o calor das ferramentas não danifique os fios! Já as donas de madeixas cacheadas com franja podem apostar nas técnicas de texturização como a fitagem e o dedoliss com o leave-in para dar definição às franjinhas. 

Dica extra: coloração também pode ajudar a emoldurar e alongar o rosto

Já parou para pensar que além dos cortes, também existem cores de cabelo para rosto redondo? A coloração dos fios também é fator importante a se considerar se o seu objetivo é valorizar ou disfarçar traços do seu rosto.

Para rostos redondos, as técnicas de contorno com mechas iluminadas abaixo das orelhas é uma opção que ajuda a deixar o rosto mais fino. Mais uma alternativa é optar por criar contraste entre a pele e o cabelo: essa técnica faz com que tons mais escuros que a pele suavizem os traços da face.

Assim, se você quer emoldurar o rosto e equilibrar alguns traços como o tamanho das bochechas, vale combinar um dos cortes de cabelo para rosto redondo com uma das técnicas de coloração para um resultado ainda mais positivo.

Matéria publicada em: 21/05/2018

Atualizada em: 23/03/2021

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação