Beleza Extraordinária

Os 5 erros mais comuns ao limpar e tirar a maquiagem da área dos olhos

  • Esfregar as pálpebras na hora de limpar o rosto ou esfoliar a áreas das olheiras são alguns dos erros mais comuns (Foto: Instagram @brosiaaa)
  • Na hora de remover a maquiagem, usar o mesmo algodão nos 2 olhos também é um erro muito comum na limpeza do rosto (Foto: Shutterstock)
  • Usa produtos muito adstringentes nos olhos também é mais um erro porque pode causar irritação na pele sensível desta área (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Esfregar as pálpebras na hora de limpar o rosto ou esfoliar a áreas das olheiras são alguns dos erros mais comuns (Foto: Instagram @brosiaaa)
  • Esfregar as pálpebras na hora de limpar o rosto ou esfoliar a áreas das olheiras são alguns dos erros mais comuns (Foto: Instagram @brosiaaa)
  • Na hora de remover a maquiagem, usar o mesmo algodão nos 2 olhos também é um erro muito comum na limpeza do rosto (Foto: Shutterstock)
  • Usa produtos muito adstringentes nos olhos também é mais um erro porque pode causar irritação na pele sensível desta área (Foto: Shutterstock)

Limpar o rosto e tirar a maquiagem são os principais hábitos para uma pele saudável, livre de oleosidade e sempre luminosa. O que muita gente ainda não está acostumada é dar uma atenção extra à área dos olhos, já que a pele dessa região é mais fina e a vista é mais sensível do que qualquer outra parte do rosto. Os cuidados, aqui, são simples, como não esfregar a região e usar produtos agressivos demais. Confira os 5 erros mais comuns e saiba como evitá-los!

1. Usar sabonetes e loções agressivas

Limpar o rosto e, principalmente, a área dos olhos, com um produto muito forte e que seja adstringente, ou seja, que limpa e retira a oleosidade de maneira mais profunda, é um dos erros mais comuns - sem contar no erro crucial de limpar a pele do rosto com sabonete de banho. Esses itens contém componentes que podem causar irritação na pele e sensibilidade nos olhos, por conter ingredientes como álcool. A dica para limpar os olhos sem irritar é usar loções leves como água micelar ou sabonetes específicos para o tipo de pele.   

2. Utilizar o mesmo algodão para os 2 olhos

Na hora de remover a maquiagem com demaquilantes ou água micelar, um erro comum é usar o mesmo algodão para os 2 olhos. A gente sabe que retirar a make pode não ser um hábito tão prazeroso, e na pressa, pode acontecer de precisar usar o mesmo pedacinho de algodão ou lenço demaquilante usado no primeiro olho. Mas é de extrema importância usar sempre usar um algodão limpo em cada olho, porque os resquícios de produto podem entrar na vista e causar vermelhidão, além de comprometer a retirada completa da make. 

Dica: Escolher o algodão certo na hora de retirar a maquiagem dos olhos também é importante. Escolha os discos de textura lisa, ao invés das bolinhas de algodão, já que essas podem deixar as fibras presas aos cílios. 

3. Esfregar a região

Na hora da limpeza ou da retirada da maquiagem, principalmente para quem está com pressa, esfregar os olhos ainda é um hábito normal - e bem errado. Antes de tudo, é importante não ter pressa ao remover os resíduos acumulados ao longo do dia na sua pele. Além disso, esfregar os olhos não só causa vermelhidão na vista como também contribui para a flacidez ao longo prazo.

Dica: O certo na hora de limpar é massagear a área das olheiras e das pálpebras. Já na hora de remover a maquiagem, deixe o algodão ou o lenço micelar sobre os olhos por alguns segundos e depois remova o acessório para baixo. 

4. Esfoliar a área das olheiras e das pálpebras

Para quem faz esfoliação no rosto uma vez na semana, um erro simples é esfoliar também a área das olheiras e também das pálpebras. A técnica é super vantajosa para retirar as células mortas e também a oleosidade excessiva, deixando a pele mais lisinha, mas o esfoliante não deve ser aplicado na região dos olhos por causa da pele mais sensível e sujeita à irritação. 

5. Esfregar a toalha nos olhos ao enxugar o rosto

Você sabia que esfregar o rosto com a toalha pode formar linhas de expressão? Como a intenção aqui é cuidar bem da pele, a hora de enxugar também exige muito cuidado para os olhos. Antes de tudo, é legal que a toalha seja de algodão, que é mais suave e ajuda a não marcar ou machucar o rosto. E ao invés de esfregar a toalha, fazendo movimentos de baixo para cima, o ideal é dar batidinhas leves até que o rosto fique úmido. 

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais