Beleza Extraordinária

Os 10 mandamentos dos cabelos cacheados: confira os hábitos essenciais para cachos perfeitos

  • Saiba quais os 10 hábitos que toda a dona de cabelos cacheados deve adotar já
Tela cheia
Previous Next
Saiba quais os 10 hábitos que toda a dona de cabelos cacheados deve adotar já

Quem tem cabelos cacheados sabe o quanto eles podem dar trabalho, mas o efeito cheio e superdefinido faz todos os passos da rotina valerem a pena. Cada vez mais, as mulheres brasileiras estão se rendendo à beleza dos cachos naturais e para cuidar deles e deixá-los sempre saudáveis, brilhosos e com o máximo de movimento, existem algumas regras que devem ser levadas em conta. Confira os dez mandamentos dos cabelos cacheados, de acordo com o renomado hairstylist e colorista Alê Crema!

1 - Lave os fios em dias alternados

Os fios cacheados são, geralmente, os mais secos, já que os óleos naturais do couro cabeludo têm dificuldade em percorrer todo o comprimento do folículo. Por isso, é importante preservar a sua hidratação ao máximo, e uma regra essencial é a de reduzir a frequência das lavagens. "Prefira lavar em dias alternados, se está acostumada a lavar todos os dias", aconselha Alê Crema. "Isto faz com que o couro cabeludo comece a produzir a sua própria oleosidade". Durante o processo de adaptação e mesmo depois deste, pode optar por um shampoo mais suave, livre de substâncias como sulfatos fortes, para fazer a higienização dos fios.

2 - Use shampoos específicos para cabelos cacheados

O passo mais importante na rotina de beleza das cacheadas é a hidratação dos fios. "Use sempre uma linha de lavagem adequada ao seu tipo de fio, para não desequilibrar o padrão de cacho", conta Alê. Além do cuidado diário aliado a tratamentos profundos semanais, ainda vale incrementar o processo com um bom shampoo específico para definir os cachos, como os enriquecidos com colágeno.

3 - Seque os fios com papel toalha

Ao invés de usar uma toalha para remover o excesso de água dos fios antes de os deixar secar, Alê Crema aconselha a usar algo menos agressivo. "O papel toalha é uma excelente alternativa à toalha turca, já que absorve o excesso sem danificar os folículos", conta. Embora o ideal seja deixar os fios secar ao ar livre, por vezes, para os deixar bonitos mais rapidamente ou para lhes dar um volume extra, o secador é essencial. Nesses momentos, evite usar o bocal normal da ferramenta, já que este concentra o ar em uma área bem pequena. Pelo contrário, prefira o difusor, que espalha o ar de forma equilibrada e difusa, promovendo o volume e deixando os cachos mais definidos e com mais volume.

4 - Desembarace os fios com um pente de dentes largos

Os fios cacheados podem ser extremamente finos e frágeis, por isso é muito importante manuseá-los com cuidado. Evite tentar desembaraçá-los enquanto estiverem secos, pois isso pode quebrá-los e deixá-los com frizz. Além disso, tenha sempre à mão as ferramentas adequadas. "É muito importante sempre desembaraçar os cabelos com os dedos ou com um pente de dentes largos, para evitar a quebra, sempre com a ajuda de um pouco de creme de pentear", explica Alê Crema.

5 - Evite fazer escova

Quem tem cachos deve evitar todas as ferramentas quentes, já que este tipo de fios é mais seco e frágil que os restantes. Por isso, o secador, chapinha e babyliss são seus inimigos, e Alê Crema aconselha a evitar alisar o cabelo com escovas. "As escovas podem eliminar o padrão de cacho", explica. "Além disso, a prática também é extremamente agressiva ao nível do ressecamento".

6 - Para cachos definidos, estilize-os sempre quando ainda estiverem úmidos

Um erro que donas de cabelos cacheados cometem com frequência é o de esperar que os fios fiquem quase secos para os estilizar. Além de deixar os cabelos com aspecto pesado, este hábito ainda promove a formação de frizz em excesso ao longo do dia.  "O truque está em aplicar o creme de pentear com os fios ainda molhados" conta o profissional. "Em seguida, amasse-os em direção às raízes para que os produtos possam penetrar a cutícula e ainda para os deixar mais definidos".

4 - Prefira produtos finalizadores livres de álcool

Na hora de escolher os seus produtos finalizadores, dê uma olhada nos componentes e prefira os que são livres de álcool. Este ingrediente tende a deixar os fios mais ressecados com o uso regular, por isso o ideal é optar por fórmulas hidratantes e nutritivas.

8 - Corte sempre menos que o desejado

Na hora de cortar os fios no salão, é importante conversar com o hairstylist sobre a possibilidade de um corte a seco para evitar surpresas desagradáveis. Com os fios úmidos, o padrão de cacho não fica evidente, e o resultado do corte não será o mesmo quando os cabelos estiverem secos e bem enroladinhos. "O ideal é cortar sempre menos do que o pretendido, pois na hora de secar, os cachos encolhem".

9 - Coque alto é chave para dias de muito frizz

Um penteado curinga para quem tem cachos e acorda com o frizz em altas é prendê-lo em um coque apertado. "Se o cabelo estiver muito seco e com frizz, aposte no coque alto para deixar os cachos mais definidos", conta o hairstylist. 

10 - Troque a sua fronha por uma de seda

Por fim, uma dica para evitar o frizz entre lavagens e ainda manter o brilho dos fios é o de trocar a sua fronha comum por uma de seda. Ao invés do algodão, que tende a absorver a umidade natural dos cabelos, a seda evita o atrito entre os cabelos, mantendo-os suaves e polidos. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais