Beleza Extraordinária

Olheiras profundas: quais são as causas? Veja o que a 'olheira falsa' significa e saiba como tratar!

  • Já ouviu falar em 'olheiras falsas'? Entenda o que isso significa com a explicação da matéria (Foto: Juliana Coutinho)
  • Saiba como tratar das olheiras profundas e veja a melhor maneira de lidar com o problema (Foto: Juliana Coutinho)
Tela cheia
Previous Next
Já ouviu falar em 'olheiras falsas'? Entenda o que isso significa com a explicação da matéria (Foto: Juliana Coutinho)
  • Já ouviu falar em 'olheiras falsas'? Entenda o que isso significa com a explicação da matéria (Foto: Juliana Coutinho)
  • Saiba como tratar das olheiras profundas e veja a melhor maneira de lidar com o problema (Foto: Juliana Coutinho)

A olheira profunda é um incômodo real e constante tanto para mulher quanto para homens - mas afinal de contas, o que essa marca embaixo dos olhos realmente significa?

Também conhecida como "olheira falsa", ela nada mais é do que uma sombra formada pela própria estrutura do rosto - mas tem tratamento, viu?

Descubra as principais causa da olheira do tipo profunda e saiba quais são as soluções mais indicadas para lidar com ela - desde os procedimentos no consultório até os cuidados diários com produtos específicos.

O que é uma olheira profunda? Entenda o que são as "olheiras falsas"

As olheiras profunda são chamadas pelos especialistas de olheiras constitucionais ou "olheiras falsas", porque diferentemente das outras ligadas ao acúmulo de melanina ou retenção de fluidos, existem apenas por causa do formato do rosto.

Isso significa dizer que pacientes com olheiras profundas têm o globo ocular posicionado um pouco mais fundo do que o normal, e uma vez que a pele embaixo dos olhos é bem fina, cria-se uma sombra que causa a impressão de olheiras.

Genética e fatores externos podem aumentar o ar de cansaço ao redor dos olhos

A olheira profunda não é necessariamente sinal de doença - ainda que a maioria relacione o aspecto cansado à problemas de saúde. Para esclarecer melhor, separamos por partes a explicação para o aspecto profundo e escuro em torno do olhar:

- Causas do problema: por se tratar de uma condição interna, as olheiras profundas costumam ser herdadas dos pais - ou seja, o fator genético é o mais determinante.

- Fatores que agravam as olheiras profundas: o envelhecimento natural do rosto, cansaço, maus hábitos de sono e emagrecimento repentino são alguns dos agravantes para a aparência das olheiras constitucionais, deixando-as bem mais evidentes.

Quais são as opções de tratamento para a olheira profunda? 

Para esconder essa aparência profunda entre o globo ocular e a pele do rosto, a opção de resultado mais rápido é partir para o preenchimento com ácido hialurônico, sempre com indicação profissional e feita em consultório médico.

No tratamento, o trabalho que essa substância faz é o de completar o espaço entre os olhos e o rosto, melhorando o contorno nas pálpebras inferiores e eliminando a sombra na região.

Mas vale lembrar:

- O tratamento no consultório não é o único possível: existem cremes antirrugas que fazem o mesmo papel de preenchimento à longo prazo, justamente por ter na composição ativos como o Proxylane e a Niacinamida, que preenchem e clareiam a pele;

- É importante consultar um dermatologista para um diagnóstico certeiro: as olheiras profundas se confundem com as bolsas na região dos olhos e só o profissional capacitado vai saber indicar o melhor tratamento para cada uma.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais