Beleza Extraordinária

Olheiras: o que são, como evitar e como tratar as manchas e bolsas ao redor dos olhos

  •  Saiba tudo sobre as olheiras e entenda o que elas são, por que surgem e como podem ser evitadas (Foto: Instagram @juliaeoverby)
Tela cheia
Previous Next
Saiba tudo sobre as olheiras e entenda o que elas são, por que surgem e como podem ser evitadas (Foto: Instagram @juliaeoverby)

Elas podem ser escuras, profundas, arroxeadas... seja como for, ninguém nega que as olheiras são muito incômodas, né? Apesar de serem associadas a noites mal dormidas e cansaço, essas não são as únicas causas do problema - por isso, só dormir bem não faz com que elas sumam, viu?

Para te ajudar a entender o que é e como lidar com a olheira, separamos um guia completo sobre as manchas em volta dos olhos. Descubra como tratar e evitar essa condição com os cuidados certos!

O que são as olheiras? Veja quais são os tipos mais comuns

De forma geral, as olheiras são as manchas escuras e/ou bolsas que se formam em volta dos olhos. Elas podem ter diversas causas, como a pele muito fina na região dos olhos, cansaço, retenção de fluidos, hiperpigmentação e até mesmo fatores genéticos.

Quanto aos tipos, existem alguns como:

- olheiras vascularizadas: que são aquelas arroxeadas ou azuladas e que geralmente surgem quando não descansamos o suficiente à noite;

- olheiras estruturais: geralmente mais escuras e acinzentadas, causadas pela flacidez e pele mais fina embaixo dos olhos;

- olheiras pigmentares: costumam ter a coloração amarronzada ou castanha, bastante comum nas peles negras e morenas justamente porque a causa é o excesso de melanina ou exposição ao sol sem proteção solar;

- olheiras mistas: são aquelas onde se combina mais de um tipo de olheira por causa de mais uma causa - como aquelas que acontecem porque a pele é flácida e há excesso de melanina, por exemplo.

Qual é o melhor tratamento para olheira?

A maneira mais eficaz de tratar as olheiras depende de qual for o seu tipo de olheira. Algumas formas de clarear as manchas são os tratamentos estéticos (como o preenchimento com ácido hialurônico, por exemplo), ou o uso de cremes antirrugas com ativos clareadores.

Por sinal, vale destacar que o retinol e a niacinamida são dois nomes importantes para se procurar na composição dos dermocosméticos. O primeiro ingrediente é um ativo famoso no combate às rugas e, por isso, pode ajudar a minimizar a pele fina na área das olheiras. Já o segundo ajuda a regular a produção de melanina e diminui as manchas.

Como evitar as manchas em volta dos olhos?

- Cremes antirrugas: são ótimos aliados não só para tratar a olheira como também para mantê-la longe. O uso diário desses produtos acaba trazendo vantagem dupla e o combate às linhas e manchas escuras fica ainda mais fácil!

- Massagens e compressas de gelo: logo pela manhã ajudam a melhorar a circulação a aliviar o inchaço na região dos olhos, diminuindo consideravelmente o problema e até mesmo prevenindo que ele apareça.

- Máscaras de argila: ajudam a fazer um detox completo na pele e iluminar essa região do rosto. Aqui, é importante lembrar que para prevenir as olheiras, o melhor é apostar na argila preta.

- Alimentação balanceada: excesso de sal, alimentos processados e bebidas alcoólicas podem influenciar na retenção de líquido e inchaço em volta dos olhos, por isso, vale diminuir o consumo desses alimentos e preferir uma dieta mais saudável.

- Protetor solar: é uma maneira de evitar que manchas escuras se formem após exposições solares intensas e/ou ao longo dos anos.

Redação: Raquel Carletto 

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!