Beleza Extraordinária

Olheiras: entenda o que são as manchas escuras e saiba como amenizar a sua aparência

  • Você sabe porque se formam as olheiras? Entenda tudo sobre o problema e aprenda a eliminá-lo (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Você sabe porque se formam as olheiras? Entenda tudo sobre o problema e aprenda a eliminá-lo (Foto: Shutterstock)

Muito comuns, as olheiras são uns dos problemas de beleza que mais incomodam as mulheres, que as disfarçam diariamente com maquiagem. Geralmente associadas à falta de sono, estas marcas escuras que aparecem na região abaixo dos olhos podem surgir por diversos motivos, além da predisposição genética e do cansaço. Mais do que escondê-las, vale a pena descobrir a melhor forma de atenuar e corrigir as tão incômodas olheiras. Saiba como!

Olheiras são causadas pelo aparecimento dos vasos sanguíneos sob a pele delicada da região

Por ser mais fina e delicada, a pele abaixo dos olhos é também mais transparente, deixando aparecer os vasos sanguíneos da região. Assim, a zona fica mais escura, geralmente com um tom arroxeado ou azulado, formando as temidas olheiras, que geralmente ficam mais fortes e evidentes depois de uma noite mal dormida ou durante uma gripe. Isto acontece porque quando o corpo está cansado, a produção de cortisol aumenta consideravelmente para ajudar a manter os níveis de energia necessários. Esta produção também aumenta o volume do sangue no organismo, expandindo os vasos sanguíneos e fazendo com que estes apareçam mais no lado de fora, especialmente onde a pele é muito fina. No entanto, o aspecto escurecido também pode agravar-se ao longo dos anos e neste caso, ele se deve ao afinamento gradual da pele, que também contribui para evidenciar os vasos sanguíneos que causam as olheiras.

Hiperpigmentação também pode causar ou agravar o problema

Uma vez que é mais fina, a pele desta região mancha com facilidade, especialmente nos casos em que a produção de melanina é alta, como em pele morena ou negra, o que explica o escurecimento da região depois de tomar sol. Nestes casos, a olheira se chama de hiperpigmentação periorbital, sendo basicamente a produção excessiva de melanina que provoca a coloração mais escura. 

Tratamentos descongestionantes, BB Cream e cremes clareadores ajudam a atenuar o problema

O primeiro passo para amenizar as suas olheiras com eficácia é reconhecer a sua causa. No caso mais comum, em que o problema é gerado pelo cansaço ou falta de sono, é importante incluir um cuidado descongestionante na sua rotina de beleza, bem como certificar-se de que repousa adequadamente e durante o tempo necessário. O gel para olhos em roll-on é uma excelente opção, já que além de promover um tratamento específico para a área, ainda entrega uma massagem descongestionante. Para evitar as olheiras causadas pelo envelhecimento da pele, é importante apostar nos produtos rejuvenescedores, que promovam a produção de colágeno e elastina na região. Já para quem sofre com a hiperpigmentação, os tratamentos clareadores são a solução. Além deles, um cuidado noturno enriquecido com retinol é também muito benéfico, bem como a aplicação diária de proteção solar elevada na região. 

Em todos os casos, o BB Cream específico para olhos é um excelente aliado, que não só protege contra os raios solares e radicais livres como ainda camufla a coloração escura, hidrata e rejuvenesce.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais