Beleza Extraordinária

Olheiras: entenda como elas surgem e saiba a melhor forma de evitar as manchas escuras na pele

  • Descubra os vários motivos de surgimento das olheiras e saiba como evitar as manchas escuras (Foto: Shutterstock)
  •  As olheiras surgem por causa da má-circulação sanguínea, excesso de fluidos, flacidez ou excesso de melanina agravado com a exposição solar  (Foto: Shutterstock)
  • Uma dica para evitar olheiras é usar protetor solar para evitar a hiperpigmentação da área (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Descubra os vários motivos de surgimento das olheiras e saiba como evitar as manchas escuras (Foto: Shutterstock)
  • Descubra os vários motivos de surgimento das olheiras e saiba como evitar as manchas escuras (Foto: Shutterstock)
  •  As olheiras surgem por causa da má-circulação sanguínea, excesso de fluidos, flacidez ou excesso de melanina agravado com a exposição solar  (Foto: Shutterstock)
  • Uma dica para evitar olheiras é usar protetor solar para evitar a hiperpigmentação da área (Foto: Shutterstock)

As olheiras são geralmente associadas à falta de sono e ao cansaço. As manchas escuras e a pele embaixo dos olhos muitas vezes inchada é uma das maiores preocupações das mulheres, mas além do cansaço, elas também podem aparecer por vários outros motivos: retenção de fluidos, acúmulo de melanina e também devido à genética. Entenda os diferentes motivos que fazem as olheiras surgirem e saiba como evitar. 

Pele fina e má-circulação sanguínea são principais causas das olheiras

Existem vários tipos de olheiras, e consequentemente, diversos motivos que acarretam as manchas escuras na região dos olhos. O principal deles é realmente o cansaço e sono desregulado, que afetam a circulação do sangue na área. Mas a flacidez e o excesso de melanina, no caso de quem tem a pele negra ou morena, também fazem com que a pele escureça. Confira os detalhes de cada motivo:

Flacidez: A pele ao redor dos olhos é naturalmente mais fina, e quando começa a mostrar sinais de flacidez, ela fica mais transparente e então começa a exibir os vasos sanguíneos de forma mais evidente. 

Cansaço: Falta de sono, cansaço, período pré-menstrual e estresse podem deixar a pele embaixo dos olhos mais escura devido ao aumento do cortisol - hormônio que ajuda a manter o corpo com energia. Com o aumento do cortisol, aumenta também o volume do sangue no organismo, expandindo os vasos sanguíneos e fazendo com que estes apareçam mais, principalmente onde a pele é mais fina. 

Retenção de fluidos: É quando as olheiras são azuis. A retenção de líquidos pode acontecer devido ao cansaço, mas também pode se agravar devido ao consumo de sal ou cigarro.

Hiperpigmentação: É quando há excesso de melanina na pele que é exposta ao sol, como acontece com as negras e morenas. Os raios solares podem manchar a pele com excesso de melanina, fazendo com que a área das olheiras fique com uma coloração mais escura.

Genética: As olheiras também podem surgir por caráter genético. Normalmente, quem tem a pele morena, negra e com descendência árabe e indiana, costuma ter o contorno dos olhos mais escuro e profundo do que o restante da pele do rosto. 

Saiba as maneiras de evitar as olheiras

Existem várias formas de evitar as olheiras: melhorando a má-circulação do sangue, protegendo a pele do sol e apostando em cremes antirrugas que deixem a pele mais firme e longe da flacidez. Saiba os detalhes de cada forma de prevenção:

Protetor solar: o protetor solar específico para o rosto, além de evitar a flacidez e as linhas finas causadas pelo sol, também evita o aumento da pigmentação na área. 

Creme antirrugas: cremes antirrugas com ativos como vitamina C e E, além de Niacinamida, derivada da vitamina B3, são capazes de regular a produção de melanina e, assim, clarear a pele. 

Máscaras faciais: aplicar uma máscara facial de argila com ação detox, como as de cor preta, por exemplo, também é uma ótima forma de prevenir olheiras, porque a fórmula acaba sendo iluminadora e atenuante de linhas finas.

Massagens faciais: as massagens na área dos olhos também ajudam a prevenir a retenção de fluidos e ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Aproveite a aplicação do creme para massagear a área: aqui, você pode conferir algumas formas de fazer. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema