Beleza Extraordinária

Olheiras em pele negra: veja como cuidar do problema em tons de pele mais escuros

  • Olheiras e manchas podem aparecer mais facilmente na pele negra por causa da alta quantidade de melanina (Foto: Shutterstock)
  • Dormir bem é um dos principais cuidados no tratamento para as olheiras (Foto: Shutterstock)
  • Cuidar da alimentação e escolher um bom creme para os olhos são opções para conter o aparecimento de olheiras (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Olheiras e manchas podem aparecer mais facilmente na pele negra por causa da alta quantidade de melanina (Foto: Shutterstock)
  • Olheiras e manchas podem aparecer mais facilmente na pele negra por causa da alta quantidade de melanina (Foto: Shutterstock)
  • Dormir bem é um dos principais cuidados no tratamento para as olheiras (Foto: Shutterstock)
  • Cuidar da alimentação e escolher um bom creme para os olhos são opções para conter o aparecimento de olheiras (Foto: Shutterstock)

As olheiras escuras são umas das principais reclamações das mulheres - e se tiverem a pele negra, elas podem ser uma preocupação ainda maior, já que a concentração de melanina é mais alta. Nestes casos, é preciso ainda mais cuidado ao tratar as olheiras, já que a hiperpigmentação é mais comum nos tons de pele mais escuros. Como a prevenção é sempre o melhor remédio, confira alguns cuidados a serem adotados na rotina para amenizar o problema. Confira!

Dormir bem melhora a aparência das olheiras na pele negra


Uma boa noite de sono é essencial para melhorar a aparência da pele e das olheiras. De acordo com o que a dermatologista Heather Woolery-Lloyd entregou ao site Refinery29, o cansaço piora a circulação na área dos olhos, criando bolsas e sombras ao redor deles por causa do inchaço. O ideal é dormir de sete a nove horas por noite, o que garante um bom descanso e o funcionamento adequado do organismo. Outra dica é dormir com um travesseiro mais alto para deixar a cabeça levemente inclinada, o que também ajuda a estimular a circulação no rosto.

Não esfregar os olhos e evitar a exposição solar ajuda a conter as olheiras


Você tem o hábito de esfregar os olhos pela manhã ou ao longo do dia? Talvez seja a hora de abandonar esse ato corriqueiro! "Quando você esfrega os olhos, pode estimular o escurecimento da região", adverte a dermatologista.
Pesquisas também mostram que a área ao redor dos olhos é uma das mais esquecidas na hora de passar protetor solar. Fique atenta para não deixá-la de lado! "O escurecimento e a exposição ao sol podem aumentar a taxa de pigmentação da pele e melanina nessa região", concluiu Heather.

Evite alimentos ricos em sódio para reduzir o inchaço


O excesso de sódio é um dos piores vilões quando se trata do inchaço no rosto, já que contribui para a retenção de líquidos. O resultado? Olheiras mais escuras e aparentes. Inclua na sua alimentação frutas e vegetais ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, especialmente os que tenham vitamina C - eles têm ação clareadora, combatendo as manchas; e propriedades anti-idade, já que atuam sobre os radicais livres. Para reduzir o inchaço, você também pode investir em compressas geladas ou máscaras para os olhos na hora de dormir!

O creme anti-idade com ação clareadora pode ajudar a conter manchas e olheiras


Escolher o creme anti-idade certo é essencial, principalmente se sua pele é negra. "Quem tem tons de pele mais escuros está mais propenso a manchas e hiperpigmentação por causa dos altos níveis de melanina", diz a dermatologista Heather Woolery-Lloyd. Na hora de escolher o seu, fique atenta à fórmula e procure por ingredientes como a niacinamida, a cafeína ou o ácido hialurônico, que ajudam a melhorar a aparência das olheiras escuras e inchadas.

Para cuidar dessa área, que é mais delicada e sensível que o restante do rosto, você pode apostar no Revitalift Hialurônico Olhos, de L'Oréal Paris. Ele hidrata a pele por 24h, preenchendo as linhas de expressão e reduzindo a aparência das olheiras. 

Redação: Giovanna Pego

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema