Beleza Extraordinária

Óleo de coco nos cabelos: descubra as propriedades do produto e conheça 3 mulheres que usam o óleo de diferentes formas

  • O óleo de coco é aliado dos cabelos secos e crespos na hora da umectação (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Quem tem cabelo cacheado e crespo pode apostar no óleo de coco para dar um banho de brilho e maciez para os fios secos (Foto: Instagram @bwatuwant)
  • As donas de cabelo crespo podem usar o óleo de coco para hidratar e tirar o frizz das madeixas (Foto: Instagram @olaj_arel)
Tela cheia
Previous Next
O óleo de coco é aliado dos cabelos secos e crespos na hora da umectação (Foto: Instagram @freshlengths)
  • O óleo de coco é aliado dos cabelos secos e crespos na hora da umectação (Foto: Instagram @freshlengths)
  • Quem tem cabelo cacheado e crespo pode apostar no óleo de coco para dar um banho de brilho e maciez para os fios secos (Foto: Instagram @bwatuwant)
  • As donas de cabelo crespo podem usar o óleo de coco para hidratar e tirar o frizz das madeixas (Foto: Instagram @olaj_arel)

O óleo de coco tem sido o queridinho das mulheres mais vaidosas há algum tempo. Rico em vitaminas E, K e em ácidos graxos, assim como outros tipos de óleos, ele pode ser usado nos cabelos para fazer umectação e também para potencializar o efeito dos cremes de hidratação, virando um aliado de beleza para quem precisa hidratar e dar brilho extra aos fios. A vantagem é que o óleo de coco é vegetal e pode ser aplicado em cabelos ressecados de vários tipos: com coloração, com alisamento ou naqueles que estão passando pela transição capilar. Conheça 3 mulheres que apostam no óleo de coco para turbinar as madeixas!

Óleo de coco diminui o frizz do cabelo crespo

Naturalmente ressecado, o cabelo crespo precisa de uma ajuda especial para ficar macio, brilhoso e com um movimento natural, e o óleo de coco entra como um aliado para Eduarda Vieira, de 25 anos. A jornalista alisava os fios e está passando por uma transição capilar há cerca de 1 ano, e o produto ajudou desde o comecinho do processo. "Eu sinto meu cabelo bem mais macio e sedoso, além disso também sinto que ele dá uma diminuída no frizz", contou Eduarda.

  • Dona de cabelos crespos e médios, a jornalista Eduarda Vieira usa o óleo de coco na umectação noturna e no creme de hidratação, para dar maciez, brilho e diminuir o frizz (Foto: Arquivo Pessoal)
Tela cheia
Previous Next
Dona de cabelos crespos e médios, a jornalista Eduarda Vieira usa o óleo de coco na umectação noturna e no creme de hidratação, para dar maciez, brilho e diminuir o frizz (Foto: Arquivo Pessoal)

Ela tira proveito do óleo de coco de 3 maneiras: A primeira é na umectação noturna, técnica que deixa o óleo capilar agir nos fios secos durante toda a noite. A segunda é na máscara de hidratação, e a terceira é no pré-shampoo, para proteger os fios do ressecamento. "Como o meu cabelo é crespo e bem seco eu tento fazer a umectação pelo menos uma vez na semana. Eu sigo um cronograma capilar, então duas vezes por mês eu faço o método de dormir com o óleo, e nas outras duas semanas eu oscilo colocando o óleo na máscara de hidratação para potencializar o efeito, ou eu uso como pré-shampoo, deixando só um pouco na cabeça", explicou a jornalista. Confira o passo a passo da Eduarda:

"Eu passo o óleo mecha a mecha em todo o meu cabelo, envolvendo mesmo. Faço uma trança e durmo com o óleo. Quando o tempo é curto eu tiro ele normalmente com shampoo e condicionador, mas acho que o método UCPE faz toda diferença. Ele funciona da seguinte forma: com o óleo ainda na cabeça eu uso um condicionador que tenha uma função co-wash, vou novamente envelopando as mechas, e após fazer isso eu coloco uma touca de hidratação e deixo por 10 minutos. Após isso, eu enxáguo e aí finalizo meu cabelo normalmente". 

Óleo de coco também é vantajoso para cabelos descoloridos

  • A jornalista Luana Bustamante usa o óleo de coco para hidratar o cabelo crespo e com luzes loiras (Foto: Arquivo pessoal)
Tela cheia
Previous Next
A jornalista Luana Bustamante usa o óleo de coco para hidratar o cabelo crespo e com luzes loiras (Foto: Arquivo pessoal)

Quem tem o cabelo colorido como a Luana Bustamante sabe que a química resseca ainda mais as madeixas, e nessas horas, o óleo de coco também pode ajudar na hidratação. Dona de um cabelo crespo curtinho e com as pontas loiras, Luana começou a usar o produto há algum tempo, mas aumentou a frequência depois da mudança capilar. "Quando o meu cabelo está muito ressecado, eu utilizo bastante o óleo e vejo que o resultado é bom. Ainda mais agora que eu fiz luzes, eu uso bastante para dar uma levantada, porque o cabelo fica um pouquinho mais ressecado do que o normal", contou. Ela usa o óleo de 15 em 15 dias, e deixa agir de 2 a 3 horas. 

"Eu divido o cabelo seco em mechas e vou passando em todo o cabelo. Eu coloco de manhã, deixo agir umas 2 ou 3 horas, e depois eu lavo normal, faço hidratação, e só", explicou Luana. 

Óleo de coco é aliado das cacheadas que passam pela transição capilar

  • A publicitária Pasqualita Santos está voltando aos cachos naturais e usa o óleo de coco na umectação, para dar brilho e evitar pontas duplas (Foto: arquivo pessoal)
Tela cheia
Previous Next
A publicitária Pasqualita Santos está voltando aos cachos naturais e usa o óleo de coco na umectação, para dar brilho e evitar pontas duplas (Foto: arquivo pessoal)
"Estou passando por uma transição capilar, voltando às minhas origens. Pode-se dizer que estou ficando cacheada novamente, depois de 12 anos alisando", contou Pasqualita Santos, publicitária de 24 anos. Ela usa o produto desde que decidiu voltar ao cabelo natural, e isso já tem 1 ano. "Um dos modos para umectar o cabelo era o óleo de coco. Além de brilho, ele restaura os fios, e os resultados são visíveis nas pontas quebradiças", contou Pasqualita.
Ela costuma aplicar o óleo uma vez por semana, mas quando os fios estão muito ressecados, aplica duas vezes. "Na maioria das vezes passo antes de dormir, em todo o cabelo, menos raiz, para não ficar oleosa. Passo de mecha em mecha e retiro pela manhã, com shampoo e condicionador", ensinou. 
 
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais