Beleza Extraordinária

Óleo de argan além dos cabelos: descubra os benefícios para a pele e unhas

  • O óleo de Argan virou o queridinho das mulheres por seus efeitos milagrosos nos fios, mas poucas sabem que o produto também tem benefícios para outras partes do corpo.
Tela cheia
Previous Next
O óleo de Argan virou o queridinho das mulheres por seus efeitos milagrosos nos fios, mas poucas sabem que o produto também tem benefícios para outras partes do corpo.

O óleo de argan virou o queridinho das mulheres por seus efeitos milagrosos nos fios, mas poucas sabem que o produto também tem benefícios para outras partes do corpo. Rico em ácidos graxos essenciais e vitaminas A, D e E, o óleo marroquino é um poderoso aliado na conquista de uma pele mais bonita e protegida da ação do sol e unhas mais fortes.

Hidratação e rejuvenescimento da pele

Para a pele, o argan se transforma em um potente antioxidante e anti-idade, que ainda hidrata e previne estrias. "Estudos realizados em instituições importantes, como a Universidade de Reims, na França, constataram que a substância auxilia também na hidratação da pele, melhorando sua saúde e aparência. No caso, os trabalhos mostraram que o óleo tem propriedade antioxidante, retardando o envelhecimento cutâneo e anti-inflamatória, o que ajuda a cicatrizar feridas", explicou o presidente da Sociedade Brasileira de Cosmetologia, Maurício Pupo à revista "Saúde".

O segredo está em sua composição, que tem o poder de regenerar a membrana de proteção da pele, renovando as células mais rapidamente e ajudando em processo de cicatrização de machucados e de problemas de pele como a acne. Entre os principais responsáveis pelos resultados do óleo estão a vitamina E, que possui propriedades anti-inflamatórias e os polifenóis, que ajudam a proteger a pele da radição UV.

Unhas mais fortes

Nas unhas o objetivo é criar resistência e acabar com manchas e quebras. O uso freqüente do óleo marroquino fortalece a cutícula e as unhas, deixando-as com aspecto mais bonito e saudável. Para conquistar os benefícios do "ouro do Marrocos", é importante escolher produtos específicos, pois muitas vezes os produtos para cabelos com óleo de argan têm outras sustâncias na fórmula que podem fazer mal à pele e unhas.

Para que os resultados sejam positivos, procure produtos específicos para a região do corpo e tipo de pele, como hidratantes e filtro solares para o rosto e corpo, além de bases fortalecedoras para as unhas. Uma escolha correta deixa, por exemplo, que peles oleosas se beneficiem do argan, sem apresentar aspecto oleoso.

Óleo de argan na maquiagem

O sucesso é tanto que até produtos de make up estão se beneficiando das propriedades do óleo marroquino. Hoje é possível encontrar demaquilantes e sprays fixadores de maquiagem, que além de cumprirem suas respectivas funções ainda nutrem e cuidam da pele.

O óleo de argan é extraído de uma árvore que nasce apenas no sudoeste do Marrocos, a Argan Spinosa. O produto é criado através da pressão das amêndoas colhidas e dos frutos secos da planta e promete hidratar, diminuir o frizz e proteger de agentes externos como sol e poluição ao formar uma capa na fibra capilar.

O produto se junta a outros óleos que também reparam e protegem os fios com outras sustâncias potentes, como explica o mestre em fármaco e cosmetologia Rogerio Kreidel: "os óleos são usados para proteger a fibra capilar contra o ressecamento solar, banho de mar, melhorar a hidratação e para aumentar o brilho dos cabelos pela reflexão da luz. Os resultados dependem da escolha correta do óleo para cada cabelo e ajudam muito a mudar o aspecto do fio", explicou.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação