Beleza Extraordinária

Óleo capilar, creme de pentear ou termoprotetor: descubra o melhor finalizador para cada tipo de penteado

  •  Antes de fazer um penteado para festa, vale apostar no creme para pentear para desembaraçar, texturizar e fixar os fios por mais tempo (Foto: Instagram @goldenlockshairstyling)
  • Para penteados do dia a dia, como semipresos e tranças, vale apostar no óleo capilar para tirar o frizz dar maciez e brilho aos fios (Foto: Instagram @hairromance)
  • Antes de escovar os fios com secador ou passar chapinha e babyliss, vale aplicar um óleo ou creme termoprotetor (Foto: Instagram @missysueblog)
Tela cheia
Previous Next
Antes de fazer um penteado para festa, vale apostar no creme para pentear para desembaraçar, texturizar e fixar os fios por mais tempo (Foto: Instagram @goldenlockshairstyling)
  •  Antes de fazer um penteado para festa, vale apostar no creme para pentear para desembaraçar, texturizar e fixar os fios por mais tempo (Foto: Instagram @goldenlockshairstyling)
  • Para penteados do dia a dia, como semipresos e tranças, vale apostar no óleo capilar para tirar o frizz dar maciez e brilho aos fios (Foto: Instagram @hairromance)
  • Antes de escovar os fios com secador ou passar chapinha e babyliss, vale aplicar um óleo ou creme termoprotetor (Foto: Instagram @missysueblog)

Na hora de fazer qualquer penteado, tanto uma trança mais elaborada para uma festa quanto um coque messy para o dia a dia, aplicar um finalizador antes de moldar os fios é essencial para garantir o melhor resultado possível. O produto é capaz de deixar o cabelo mais alinhado e macio, esconder qualquer frizz e pontas duplas que cismam em aparecer no look final, além de fixar o penteado por mais tempo. Mas de acordo com o penteado, qual o produto mais indicado: óleo, creme para pentear ou protetor térmico? Confira!

Penteados de festa: creme para pentear

O creme para pentear vai muito além da função de desembaraçar os fios, e torna-se um ótimo aliado ao fazer penteados mais elaborados como tranças, coque ou mesmo aqueles em que algumas mechas ficam soltas sobre o rosto. O produto é queridinho de quem tem fios crespos e cacheados por modelar melhor os caracóis, mas as donas de cabelo liso também podem usar do creme para texturizar, encorpar as madeixas e firmar acessórios nos penteados de festa por mais tempo. Além de hidratar e dar um aspecto polido e sem frizz ao look, outra vantagem do produto é que existem fórmulas e texturas específicas para cada tipo de fio.

Como usar: o creme para pentear pode ser usado nos cabelos úmidos, logo após o banho, para os desembaraçar e texturizar, principalmente os cachos. Em cabelos lisos, o ideal é aplicar o produto do comprimento para as pontas, enquanto as cacheadas podem fazer a técnica da fitagem

Penteados para o dia a dia: óleo capilar

Quem disse que os penteados despojados e mais simples do dia a dia não precisam de preparação? O óleo capilar é um ótimo aliado na hora de esconder os fios arrepiados para fazer penteados simples e despretensiosos, como tranças e coques de estilo messy ou mesmo um rabo de cavalo alto e desfiado. Além disso, o produto também ajuda a dar brilho e tirar o frizz daquele penteado polido que você precisa fazer para trabalhar. Assim como o creme de pentear, ele pode ser encontrado em várias fórmulas e texturas: para as crespas e cacheadas, os mais densos podem ser uma boa opção, enquanto quem tem cabelo liso ou fino pode usar fórmulas mais leves para não pesar as madeixas e nem deixar a raiz oleosa. 

Como usar: coloque algumas gotinhas de óleo na palma das mãos, esfregue uma na outra e penteie os fios secos com os dedos, espalhando o produto por todo o comprimento cabelo. 

Penteados com secador, babyliss ou chapinha: creme termoprotetor

Para quem precisa usar o secador, a chapinha ou o babyliss antes de fazer qualquer penteado, o tipo de finalizador precisa mudar. Isso porque é preciso proteger os fios do calor para evitar o seu ressecamento, impedindo dessa forma o efeito arrepiado depois do look pronto. Assim, a dica é usar um produto termoprotetor, tanto em creme ou em óleo, que sela a cutícula do cabelo e cria uma película ao redor do fio, para combater os danos das altas temperaturas. Este tipo finalizador tem uma textura mais leve, que não pesa ao ser aplicado em fios úmidos ou secos, e em algumas fórmulas, os componentes nutritivos são ativados precisamente pelo calor - os chamados de termoativados. Na hora da compra, o ideal é procurar por um creme finalizador que não só proteja os fios como também uniformize e nutra a fibra capilar.

Como usar: em ambos os produtos, óleo ou creme termoprotetor, é preciso dosar a quantidade com muito cuidado. Bastam algumas gotinhas para aplicar nos fios úmidos antes de secá-los, para que eles não pesem ou deixem um aspecto oleoso no cabelo. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais