Beleza Extraordinária

O sol aumenta olheiras? Saiba o que pode estar piorando a mancha ao redor dos olhos e veja como prevenir o problema

  • Descubra como o sol pode influenciar na aparências das olheiras e saiba como se prevenir de problemas (Foto: Instagram  @helenowen)
  • O BB cream para olhos é a melhor alternativa para quem quer uniformizar a pele do rosto (Foto: Instagram @fabulousbre)
  • As olheiras são um problema comum entre as mulheres, mas pode ser combatido com alguns cuidados (Foto: Instagram  @sophiamiacova)
Tela cheia
Previous Next
Descubra como o sol pode influenciar na aparências das olheiras e saiba como se prevenir de problemas (Foto: Instagram @helenowen)
  • Descubra como o sol pode influenciar na aparências das olheiras e saiba como se prevenir de problemas (Foto: Instagram  @helenowen)
  • O BB cream para olhos é a melhor alternativa para quem quer uniformizar a pele do rosto (Foto: Instagram @fabulousbre)
  • As olheiras são um problema comum entre as mulheres, mas pode ser combatido com alguns cuidados (Foto: Instagram  @sophiamiacova)

Quem sofre com olheiras pode acabar percebendo uma mudança significativa na aparência do rosto com o aumento das temperaturas e da exposição solar na temporada mais quente - só que, infelizmente, não para melhor. Já reparou como as manchas ao redor dos olhos parecem mais escuras ou até mesmo maiores do que o comum nesses períodos do ano, especialmente depois de um dia de praia ou piscina? Não, não é coincidência e, sim, o sol pode ter parte de culpa nisso! Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo a matéria e entenda por que isso acontece.

Hiperpigmentação causada pelo sol pode aumentar a aparência das olheiras

Bem abaixo dos olhos fica uma pele fininha que é bem vascularizada - ou seja, cheia de vasos sanguíneos - e mais transparente e sensível do que o restante do rosto. Por ser mais delicada, essa região tende a desenvolver manchas com mais rapidez, sobretudo durante estações quentes, quando nos bronzeamos com mais facilidade.

Assim, com o aumento da pigmentação na pele pela exposição ao sol (seja ela clara ou escura), a produção excessiva de melanina pode desenvolver uma condição que é conhecida como "hiperpigmentação periorbital", deixando a região abaixo dos olhos com uma cor mais escura e, por vezes, a sensação de olheiras maiores e mais intensas do que antes.

Creme hidratante e protetor solar facial ajudam a prevenir o quadro e a preservar a pele embaixo dos olhos

No entanto, vale lembrar que é possível fugir desse problema! Para que as manchas amarronzadas ou arroxeadas não se intensifiquem nessa época mais quente do ano, o primeiro passo é contar com dois produtos indispensáveis na rotina de quem deseja uma pele sempre luminosa e saudável: o creme hidratante e o filtro solar. Com essa dupla em ação, a região das olheiras estará sempre suavizada e protegida dos raios UV, bem longe das manchinhas.

Importante: por se tratar de uma região sensível, é imprescindível escolher produtos específicos para o rosto e para os olhos, tomando bastante cuidado na hora da aplicação para que o creme não escape e irrite a região.

E quanto ao tratamento das manchas causadas pela hiperpigmentação periorbital?

Agora, se as manchas na olheira já estão evidentes porque a prevenção não foi feita da maneira certa, os tratamentos com clareadores costumam ser a solução - no entanto, apenas com o aval do especialista. Em geral, são usadas soluções de uso noturno que levam retinol e outras substâncias na composição para o tratamento, mas a abordagem ideal será feita de acordo com a necessidade de cada caso.

Aqui, também é importante lembrar que o melhor período para tratar manchas com clareadores é durante o inverno, justamente para evitar mais riscos à pele. Portanto, vale a pena seguir com a prevenção do uso do filtro solar e, depois, partir para medidas mais diretas.

BB cream ajuda na camuflagem do problema no visual do dia a dia

As olheiras são um verdadeiro incômodo para as mais cuidadosas com a aparência, por isso, é normal que procure maneiras de esconder e amenizar as manchas ao redor dos olhos. No entanto, como alternativa, um dos melhores produtos disponíveis é o BB cream para olhos, justamente porque ele não apenas iguala a cor da pele dessa região com o restante do rosto, mas também por ter fator de proteção e função hidratante em uma única fórmula. A junção desses benefícios essenciais torna-se, portanto, uma das maiores vantagens para a maquiagem do dia a dia.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais