Beleza Extraordinária

O sol ajuda a secar as espinhas? Saiba como aproveitar os benefícios da exposição solar sem abrir mão da proteção da pele

  • O sol resseca a pele e, por isso, causa sensação de espinhas também mais secas (Foto: Shutterstock)
  • Para proteger a pele acneica do sol é importante não abrir mão do filtro solar oil free(Foto: Shutterstock)
  • Pegar sol sem proteção solar ainda pode causar a acne solar (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
O sol resseca a pele e, por isso, causa sensação de espinhas também mais secas (Foto: Shutterstock)
  • O sol resseca a pele e, por isso, causa sensação de espinhas também mais secas (Foto: Shutterstock)
  • Para proteger a pele acneica do sol é importante não abrir mão do filtro solar oil free(Foto: Shutterstock)
  • Pegar sol sem proteção solar ainda pode causar a acne solar (Foto: Shutterstock)

Exposição solar sem proteção e pele com acne pode não ser uma combinação muito saudável. Se você já ouviu falar que o sol ajuda a secar espinhas, saiba que essa é uma crença muito comum entre as donas de pele oleosa, mas que não é totalmente verdadeira e pode ser até perigosa para a pele. "A exposição em excesso interfere não só na defesa da pele como também aumenta o risco de lesões cancerígenas, surgimento de manchas e fotoenvelhecimento", explicou a dermatologista Camila Marçal, do Instituto da Pelle de Madureira, no Rio de Janeiro. Saiba como o sol age na pele acneica e veja como aproveitar seus benefícios!

Exposição solar pode deixar a pele ressecada

Repare só: se você tomar sol e não aplicar protetor solar, a sua pele fica ressecada algumas horas depois. Essa é a consequência da falta de hidratação da derme, causada pelos raios solares, e é por isso que muita gente tem a impressão de que as acnes também secam. De acordo com a dermatologista, o que acontece é que o sol melhora lesões inflamatórias. "No caso da acne, uma exposição adequada pode ajudar na melhora das lesões inflamatórias, devido ao potencial anti-inflamatório de alguns raios solares", explicou Camila Marçal. 

Mas nem por isso está permitido passar horas no sol. Bastam alguns minutinhos com a pele exposta para melhorar a acne, caso contrário, os raios solares só vão piorar a oleosidade e ainda a aparência de cicatrizes antigas devido ao fotoenvelhecimento. "Elas podem se tornar mais evidentes com o envelhecimento cutâneo, que é agravado pela exposição solar em excesso e sem proteção", explicou a dermatologista.

Espinhas podem aumentar com a exposição solar sem proteção

Se você quer "secar" uma espinha com o sol mas expõe a pele por muito tempo sem protetor, o que pode acontecer é exatamente o contrário: além de os raios solares deixarem a pele mais oleosa devido o calor que ativa as glândulas sebáceas, também podem surgir as acnes solares. "A acne solar atinge, principalmente, face, pescoço, ombros e tórax, e ocorre devido a 'queimaduras' provocadas pela radiação. Ocorre mais no verão, quando os níveis de radiação são mais intensos", explicou a dermatologista.

Ainda segundo a especialista, a acne solar pode ocorrer em qualquer tipo de pele, mas é mais comum nas oleosas e com tendência as espinhas. "A exposição inadequada, além de aumentar a produção de sebo, diminui as células de defesa, levando à inflamação local", explicou.

Como tratar e secar uma espinha corretamente?

Para quem quer secar e amenizar as espinhas de um jeito mais rápido e saudável, há produtos e tratamentos específicos para isso. Uma dica rápida para acabar com aquela espinha de última hora é usar um gel secativo em roll on que contenha ácido salicílico, componente que ajuda a secar a inflamação. Outra dica é sempre retirar a maquiagem com soluções leves e sem álcool, além de usar um sabonete em gel específico para a pele oleosa.

Como aproveitar o sol e proteger a pele acneica dos raios solares?

O sol tem diversas vantagens para a pele, e uma delas é a produção de vitamina D, que faz bem para os ossos e também para a pele, de um modo geral. Sendo assim, como equilibrar os benefícios do sol e ao mesmo tempo proteger a pele das acnes? Para ativar a produção da vitamina, bastam apenas 5 ou 10 minutos por dia, e sempre com protetor solar facial. "Os protetores solares em gel, gel-creme ou sérum e com toque seco são os mais adequados para uma pele oleosa e acneica", recomendou a dermatologista, alertando para a importância desses produtos sejam "oil free" e não comedogênicos. "Hoje em dia no mercado existem diversas opções para a pele oleosa e, algumas, inclusive, com substâncias que auxiliam no tratamento da acne", detalhou Camila Marçal.

Dica: Para tomar sol com proteção e ao mesmo tempo esconder as espinhas, a dica é usar um filtro solar com cor, que tem acabamento matte e uniformiza o tom da pele, ao mesmo tempo em que protege o rosto do sol.

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha