Beleza Extraordinária

O secador ideal: descubra como escolher o aparelho com a potência e temperatura certas para cada tipo de cabelo

  • Antes de escolher o secador ideal, é preciso levar em consideração alguns fatores como potência, voltagem e variação de temperatura
Tela cheia
Previous Next
Antes de escolher o secador ideal, é preciso levar em consideração alguns fatores como potência, voltagem e variação de temperatura

Para escolher o secador ideal, é preciso levar em conta alguns fatores, como potência, variação de temperatura e até o peso do aparelho. Quem tem dúvidas diante de tantas opções oferecidas no mercado, precisa prestar atenção nas características do secador escolhido e avaliar como ele vai reagir com os fios. Muitas mulheres escolhem os produtos mais tecnológicos e não se preocupam com o peso, extensão e material do aparelho, fatores que podem acabar facilitando o processo de escovação. "Secadores de metal e plástico comum costumam esquentar mais, incomodar pela temperatura no cabo, além de gerar um aquecimento desigual, pode deixar os cabelos com mechas diferentes. Outro aspecto importante é o peso e o tamanho do secador. As donas de cabelos longos, por exemplo, podem ficar com dores nos braços se o aparelho for muito pesado", explicou a cabeleireira Adriana Andrade.

Qual a temperatura ideal para usar no secador?

No geral, o mais indicado para quem só quer secar os cabelo, é usar a temperatura morna, porque não prejudica os fios molhados, estado em que as madeixas estão mais sensíveis. Para modelar e deixar as madeixas lisas, o ideal é o jato quente, que muda a estrutura dos fios pela alta temperatura: "quanto mais grosso e cacheado o cabelo, mais quente deve ser o jato do secador. Fios frágeis, com química, finos ou apenas ondulados não precisam do secador no máximo, eles modelam nos níveis iniciais de calor", explicou Adriana.

Para potencializar o efeito e evitar que o cabelo fique exposto ao vento quente, é possível usar os secadores com íons e turmalina, que fecham as cutículas do fio, conseguindo um efeito liso mais rápido. Protetores térmicos também ajudam na modelagem das madeixas, além de formar uma película de proteção na fibra capilar. Os bicos direcionais também podem ser usados, pois ajudam a alisar o cabelo mais rapidamente, uma vez que direcionam o vento e promovem mais eficiência ao processo.

Potência e voltagem: como escolher?

Além dos quesitos práticos citados acima, é importante verificar também a potência do secador, que costuma variar entre 1.000 e 2.000 watts; e a voltagem. Como a potência é responsável pela quantidade de ar quente, é preciso observar as madeixas, desde o tamanho à grossura do fio, para escolher a mais adequada. Quanto maior a potência, mais rápida é a secagem. A questão é que uma potência muito alta pode acabar queimando o cabelo, então o ideal é usar a potência máxima apenas em fios muito grossos ou crespos, e por volta de 1.500 watts para os lisos e finos.

A voltagem influencia no dia-a-dia, assim como o tamanho do aparelho. Mulheres que viajam muito devem preferir secadores menores, pois são mais fáceis de guardar na mala. Para fazer a escolha ideal, prefira modelos bivolts, que evitam problemas de compatibilidade na hora de escovar as madeixas.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais