Beleza Extraordinária

O que significa o símbolo + junto ao FPS do protetor solar?

  • Além do fator de proteção solar, é importante também avaliar o PPD presente na embalagem do produto, representado pelo símbolo (+)
Tela cheia
Previous Next
Além do fator de proteção solar, é importante também avaliar o PPD presente na embalagem do produto, representado pelo símbolo (+)

Seja durante os dias mais quentes do verão ou quando a temperatura baixa alguns graus, o uso do filtro solar é assunto de unanimidade entre os dermatologistas. Os efeitos nocivos da exposição ao sol sem a proteção adequada já são grandes conhecidos, mas algumas siglas e símbolos estampados nas embalagens dos produtos ainda causam muita confusão na hora de escolher o produto mais indicado para cada tipo de pele. Além de analisar a textura e o fator de proteção (FPS), o ícone em formato de cruz (+) localizado ao lado do valor também precisa ser levado em conta antes de comprar o filtro.

FPS e PPD: entenda a diferença entre as siglas

Assim como acontece com quase todos os cosméticos, o filtro solar também reserva algumas nomenclaturas que podem gerar dúvidas nas consumidoras. No momento de escolher o produto ideal antes de expor a pele aos raios, o número localizado na embalagem costuma ser o principal item levado em consideração. Ele revela o fator de proteção solar do produto e está baseado na vermelhidão da pele após a ação dos raios ultravioletas B (UVB), responsáveis pelos efeitos instantâneos como a sensação de ardência e aparecimento de manchas avermelhadas.

Esquecidos por muito tempo, os raios ultravioletas A (UVA) também tiveram seus efeitos nocivos desvendados e para prevenir seus malefícios é preciso ficar atenta à sigla PPD (Persistent Pigment Darkening). "O PPD mede o bronzeamento que a sua pele sofre após a exposição ao raio UVA, responsável por causar câncer de pele e envelhecimento precoce", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Diferente do FPS, o PPD é difícil de ser identificado na embalagem do filtro solar, podendo algumas vezes nem mesmo aparecer. "A conceituação do PPD é feita através de cruz (+). Um bom filtro solar deve ter 3 símblos (+++)", avaliou a especialista.

Saiba como escolher o PPD ideal

Da mesma forma que o fator de proteção ideal pode variar para cada tipo de pele, também é importante escolher o PPD mais indicado para as necessidades de cada pessoa, adaptando das mais clarinhas até as morenas e negras. Para identificar o produto apropriado, é importante ficar de olho na quantidade de vezes que o símbolo aparece na embalagem. "Os símbolos UVA+, UVA++, UVA+++ e UVA++++ significam, respectivamente, grau de proteção baixa, média, alta e muito alta. Prefira filtros que tenham no rótulo UVA+++ ou UVA++++. A proteção de PPD considerada satisfatória e de pelo menos um terço do valor do FPS", explicou a dermatologista Vivilaine Campelo, do Instituto da Pelle Caxias. A especialista Gabriella Albuquerque afirma ainda que o PPD deve vir sempre em conjunto com o FPS, para que desta forma a proteção esteja completa.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação