Beleza Extraordinária

O que são pontas duplas? Confira as dicas de profissional para recuperar os cabelos

  • Confira o que são pontas duplas e veja dicas de como tratar o problema (Foto: Unsplash)
Tela cheia
Previous Next
Confira o que são pontas duplas e veja dicas de como tratar o problema (Foto: Unsplash)

Pontas duplas costumam deixar as mulheres mais vaidosas em pânico. Isso porque o aspecto fragmentado dos fios é sinal de ressecamento e desgaste da fibra capilar, ou seja, é um alerta de que as madeixas precisam de algum elemento para ficar mais saudável. Mas você sabe realmente o que são as tão temidas pontas duplas? Enquanto a raiz é a parte mais nova e saudável do cabelo, a pontinha do fio é a mais antiga e é por isso que elas quebram com facilidade. Para aprender a evitar e também tratar do problema corretamente, é preciso entender o que são, de fato, as pontas duplas e quais componentes os fios precisam para ter sempre um aspecto saudável e uniforme. Confira as dicas da hairstylist Lu Carrilho e descubra!

Pontas ressecadas têm grandes chances de virarem pontas duplas

Não importa o comprimento do cabelo ou se as madeixas são naturais ou contém química, nenhuma mulher está livre de sofrer com as pontas duplas. Elas ocorrem quando as três camadas do cabelo - medula, córtex e cutícula - se abrem, fato que, de acordo com a profissional Lu Carrilho, depende da maneira como o cabelo é tratado e protegido no dia a dia. "As pontas duplas surgem por conta do desgaste da fibra capilar mediante processos mecânico e químico, ou seja, escovas, pranchas, colorações, descolorações. Essas agressões vão desgastando as cutículas até que elas deixem de existir", explicou a profissional.

Há também casos mais complicados, com as pontas do cabelo fragmentadas em três e até quatro vezes. De acordo com especialista, isso acontece quando a haste capilar é fissurada várias vezes, ou seja, quando o cabelo frequentemente é exposto à agressões sem o mínimo de proteção, como por exemplo, a falta de um protetor térmico na hora da chapinha ou secador. "Quanto menos cuidado, mais pontas duplas", explicou. 

Corte bordado e cauterização são melhores saídas para tratar as pontas duplas

Para quem não quer aparar as pontas e mudar radicalmente o visual, Lu Carrilho garante que há maneiras de tratar o problema. "Existe uma opção para retirar as pontas duplas sem tirar o comprimento do cabelo, que é o corte bordado. Ele consiste em retirar apenas as pontas danificadas do cabelo sem alterar o design e o tamanho do corte", indicou a profissional. "Caso a cliente não se interesse por esse corte, podemos optar por um tratamento de cauterização dos fios, que irá reconstruí-los usando queratina". A dica extra de Lu Carrilho para tratar ou, pelo menos, amenizar as pontas duplas no cabelo é investir em produtos que contém aminoácidos, queratina, ceramidas e óleo e Argan em sua composição - que vão melhorar o aspecto ressecado do cabelo.

Reparador de pontas ajuda a selar o cabelo e disfarçar pontas duplas temporariamente

Se você é daquelas que evita encarar a tesoura de qualquer maneira ou quer uma opção "salva-vidas" para deixar os cabelos com aparência saudável de última hora, a dica é apostar nos reparadores de ponta, como óleos, cremes e silicone, que camuflam a aparência de fios fragmentados. Esse tipo de produto cola temporariamente as três partes do fio e forma uma película até a próxima lavagem capilar. Aplique algumas gotas na mão e espalhe da metade do comprimento para as pontas, sem esfregar, e sim, "enrolando" as pontinhas do cabelo com os dedos. Dessa maneira, além de pontas seladas, o cabelo também ficará com um caimento natural. 

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema