Beleza Extraordinária

O que são os números da caixinha de coloração? Vídeo explica como decifrar a numeração das tintas de cabelo

Tela cheia
Previous Next
Vem entender o que são os números nas embalagens de coloração (Foto: L'Óreal Paris)

Se você costuma mudar a cor do cabelo, já deve ter tentado entender aqueles números nas caixinhas de coloração. Pode parecer difícil, mas são justamente esses números que representam a tonalidade escolhida para o seu cabelo. 

Você sempre quis aprender o significado de cada um dos números nas caixinhas de coloração? Então essa matéria é perfeita para você. Para acabar com o mistério de uma vez por todas, a Camila Biato, especialista em coloração de L'Oréal, contou em vídeo como identificar a tonalidade das colorações pelos números. Vem aprender.

O que são os números nas caixinhas?

Antes de entender o que realmente significam os números nas embalagens de coloração, é importante saber que existem dois tipos de números: os que ficam antes e os que ficam depois do ponto. Os primeiros são as nuances ou alturas de tom, ou seja, as “famílias” de cores de cabelo - que podem ser preto, castanho ou loiro. Já a numeração após o ponto representa os reflexos daquela coloração, que ficam mais visíveis apenas no sol. Ou seja, você pode ter uma coloração castanho escuro com reflexos avermelhados, dourados, acinzentados ou em outras tonalidades.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Hair Painting Michigan (@aaashleee) em

Como identificar as nuances da coloração?

As nuances são bem simples de entender: o número antes do ponto pode variar de 1 a 12 e, quanto mais alto ele for, mais clara é a coloração. Ou seja, se você quer colorir as madeixas em um tom de preto, procure pelas colorações que comecem com 1 ou 2. Já para platinar os fios, dê preferência para os produtos com a numeração 11 ou 12.

As colorações castanhas vão começar sempre com os números 3, 4 ou 5 - do castanho escuro até o castanho claro. Já os loiros ficam entre o 6 - que é o loiro escuro - até o 10 - que é o loiro claríssimo. O 7, 8 e 9 são representados pelo loiro médio, loiro claro e loiro muito claro.

Entenda os reflexos das colorações

Por outro lado, os números depois do ponto representam os reflexos daquela coloração. Ou seja, um tom que aparece de forma mais discreta sobre a nuance e é vista apenas no sol. Cada número indica uma tonalidade de reflexo: o 1 são os reflexos acinzentados ou azulados, o 2 tem a cor violeta, o 3 representa reflexos dourados, o 4 é o acobreado, o 5 são os reflexos acaju ou alaranjados, o 6 representa o vermelho, o 7 é o chocolate e o 8 são reflexos matte.

Além disso, os reflexos podem ser duplos ou triplos quando aparecem mais de um número após o ponto. Se o mesmo número aparecer repetido - por exemplo, 5.77 -, significa que o reflexo chocolate é mais intenso. Já para número diferentes - como o 6.13 -, tanto o reflexo acinzentado como o dourado estão presentes nessa coloração.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais