Beleza Extraordinária

O que fazer para minha pele não descascar de sol? Veja as dicas de dermatologista!

  • Entenda como se prevenir de ficar com a pele descamando depois do banho de sol com as dicas da médica (Foto: Instagram @mariaamarti_)
  • Hidratante e protetor solar são os melhores aliados para prevenir a descamação da pele depois do banho de sol (Foto: Instagram @kiarre.k)
Tela cheia
Previous Next
Entenda como se prevenir de ficar com a pele descamando depois do banho de sol com as dicas da médica (Foto: Instagram @mariaamarti_)
  • Entenda como se prevenir de ficar com a pele descamando depois do banho de sol com as dicas da médica (Foto: Instagram @mariaamarti_)
  • Hidratante e protetor solar são os melhores aliados para prevenir a descamação da pele depois do banho de sol (Foto: Instagram @kiarre.k)

A expectativa no verão é conseguir aquele visual de pele bronzeada, mas a realidade depois de um tempo exposta ao sol é ficar com o rosto, ombros, costas e braços descascando nos dias seguintes, né? Parece inevitável, mas dá para não passar por isso tomando os cuidados certos!

Conversamos com a dermatologista Renata Ayd para saber o que significa a descamação da pele, quais são os truques de prevenção, além do filtro solar e, claro, o que fazer para evitar esse problema recorrente depois de um dia de praia ou piscina. Confira a entrevista e saiba como cuidar da pele sem mistérios!

Beleza Extraordinária: O que é a descamação da pele pelo sol? Por que a pele "descasca" após um dia na praia ou piscina?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por AMANDA WALKER(@amandarrwalker) em

Renata Ayd: A pele descasca pois o sol desidrata as células superficiais e elas se desprendem das células que estão na camada mais baixa.

Essas células mais superficiais já tendem a ter o processo de renovação celular natural que acontece diariamente, mas com o sol, as células “queimadas” pelo calor e o ultravioleta soltam mais rápido e esse processo acontece também com células que ainda não estavam preparadas por esse processo.

As células que ficam por baixo não estão “maduras” o suficiente para aguentar ficar na superfície, podendo ficar mais avermelhadas e provocar aparecimento de manchas que podem surgir como sinais, sardas e melasma.

BE: É possível pegar sol sem descamar?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Helen Owen (@helenowen) em

RA: Sim! Pegar sol no horário adequado e com proteção contra os raios nocivos do sol promove metabolismo da vitamina D, bronzeamento saudável, controle da quantidade de células brancas na pele e até ajuda bastante no tratamento de doenças como as dermatites.

BE: O que fazer para a pele não descamar? Só usar o protetor solar é suficiente?

RA: Sim, mas é preciso usar adequadamente! Na quantidade correta e reaplicando segundo a orientação do laboratório. Em geral, a reaplicação deve ser feita a cada 2 horas. Nunca se deve abusar dos horários de pico de radiação solar e vale proteger-se sempre nas sombras.

BE: Usar hidratante após o banho de sol pode ajudar a não descamar?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Whitney Fransway (@whitneyfransway) em

RA: Sim! Óleos, águas termais e hidratantes de fácil penetração na pele ajudam a reidratar as células que sofreram com o sol. E importante: sempre que a pele ainda está úmida, como quando saímos do banho, a penetração do hidratante é mais fácil. 

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais