Beleza Extraordinária

O que é raiz valeriana? Saiba como usar o chá que ajuda a relaxar o corpo e e induzir ao sono

  • O chá de raiz valeriane ajuda a proporcionar uma boa noite de sono e pele mais viçosa (Foto: Instagram  @allthebeautifulthingsblog)
  • O chá de valeriane ajuda a trazer mais tranquilidade nos dias de estresse por conta das propriedades calmantes naturais (Foto: Shutterstock)
  • O chá de raiz de valeriane é uma boa alternativa natural para recuperar os efeitos do estresse no corpo (Foto: Instagram  @tadinteas)
Tela cheia
Previous Next
O chá de raiz valeriane ajuda a proporcionar uma boa noite de sono e pele mais viçosa (Foto: Instagram @allthebeautifulthingsblog)
  • O chá de raiz valeriane ajuda a proporcionar uma boa noite de sono e pele mais viçosa (Foto: Instagram  @allthebeautifulthingsblog)
  • O chá de valeriane ajuda a trazer mais tranquilidade nos dias de estresse por conta das propriedades calmantes naturais (Foto: Shutterstock)
  • O chá de raiz de valeriane é uma boa alternativa natural para recuperar os efeitos do estresse no corpo (Foto: Instagram  @tadinteas)

Você conhece o chá de raiz valeriana? Segundo estudiosos, essa bebida pode ajudar a garantir a sensação relaxante nos dias de estresse e, de quebra, uma boa noite de sono para quem sofre com insônia, ansiedade e outros problemas - mas isso ainda não é tudo.

Dentro dos benefícios do calmante natural está a melhora significativa na aparência da pele, que fica ainda mais viçosa e bonita com o sono de beleza regulado e a diminuição dos níveis de cortisol no organismo. E agora, quer saber mais sobre a bebida milagrosa? Então leia a matéria e aprenda sobre o assunto!

O que é a raiz valeriana? Saiba como ela funciona no organismo 

Nativa da Ásia e Europa, valeriana é uma erva com um cheiro bem particular e, inclusive, suas flores já foram bastante usadas na fabricação de perfumes. No entanto, quando o assunto é alimentação e saúde, usa-se apenas as suas raízes, pois é lá que estão os compostos - como o ácido valerênico - e antioxidantes - como a linarina - capazes de incentivar o relaxamento total do corpo. 

Uma vez com o corpo relaxado, fica mais fácil ter uma noite mais tranquila e livre da insônia, certo? Por sinal, vale reforçar que a raiz valeriana é capaz de induzir ao sono de qualidade, ou seja, ela garante não apenas boas horas de descanso, mas que se alcance bons níveis de repouso, como no sono REM.

Nível de relaxamento do corpo ajuda a melhorar a concentração e o aspecto da pele

Mas por que valorizar um bom descanso noturno? Dentre vários motivos (como melhor concentração e funcionamento dos sistemas), lembre-se do seu "sono de beleza". Quando não descansamos tranquilamente, nossa pele responde com uma aparência cansada, sem viço e coberta por olheiras na região dos olhos - e isso acontece por conta dos níveis desequilibrados de cortisol no organismo.

Quando esse hormônio relacionado ao estresse não completa seu ciclo perfeitamente, começa a provocar a produção de radicais livres que quebram o colágeno no interior da pele e provocam problemas bem conhecidos, como rugas e linhas de expressão marcadas na face.

Como fazer a bebida em casa: aprenda a usar as raízes no chá calmante

Uma publicação compartilhada por @Tea (@tea) em

O primeiro passo para fazer um chá calmante natural e conseguir amenizar o estresse do dia a dia é ter as raízes em mãos e, depois, seguir o processo normal de uma infusão com ervas. Você vai precisar de:

Ingredientes:

- 1 colher de chá de raiz e risoma de valeriana, de preferência picados;

- Água fervente

Como fazer:

1) Primeiro coloque a água fervente dentro de um recipiente de vidro;

2) Depois, acrescente a valeriana e tampe o recipiente para que a erva faça a infusão por mais ou menos 5 minutos;

3) Coe a bebida e consuma o chá morno ou gelado

Sobre contraindicações de consumo: como todo chá, é preciso ter moderação ao ingerir a bebida. Por proporcionar alguns sintomas quando consumida em excesso - ou ingerida por pessoas alérgicas a ervas -, é preciso consultar o médico antes de apostar na valeriane mais de três vezes ao dia. No entanto, é bom lembrar: a raiz de valeriane oferece menos efeitos colaterais do que outros remédios para dormir, viu? 

Redação: Raquel Carletto

ver mais : Pele - Dicas de beleza
Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!