Beleza Extraordinária

O que é projeto Rapunzel? Veja o passo a passo caseiro para fazer o cabelo crescer mais rápido

  • Saiba o que é o projeto Rapunzel e veja as dicas para fazer a rotina em casa (Foto: Instagram @vic_toryy)
Tela cheia
Previous Next
Saiba o que é o projeto Rapunzel e veja as dicas para fazer a rotina em casa (Foto: Instagram @vic_toryy)

Você já ouviu falar no Projeto Rapunzel? Ele é um dos termos mais falados entre as mulheres apaixonadas por cabelos longos - e nada mais é do que uma rotina capilar específica para estimular o crescimento rápido dos fios e manter o comprimento saudável.

Se esse é o seu desejo, aproveite: separamos o passo a passo com tudo que precisa ser feito para seguir o Projeto Rapunzel e, agora, vai ser ainda mais fácil criar o cronograma para alongar e fortalecer os cabelos ao mesmo tempo.

Passo 1: avalie os fios para criar o cronograma capilar certo

O primeiríssimo passo do projeto Rapunzel é analisar o cabelo e entender o tipo de fio, nível de danos e principais necessidades do cabelo - afinal, as madeixas só vão crescer rapidamente se estiverem saudáveis! Para isso, comece fazendo o teste de porosidade com um fio de cabelo na água e, com o resultado em mãos, veja se deve priorizar a nutrição, hidratação ou reconstrução nos cuidados semanais.

Passo 2: faça a escolha do shampoo e condicionador para o dia a dia

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

O segundo passo é comprar, além dos cremes para tratamento, uma linha de shampoo e condicionador de uso diário. Aqui, é importante apostar em produtos que tenham ativos específicos como o óleo de rícino, queratina vegetal e vitaminas que ajudem a reconstruir os fios, lacrar as pontas e preservar o comprimento. Uma boa dica é o Elseve Longo dos Sonhos, de L'Oréal Paris .

Passo 3: aposte no detox capilar a cada 15 dias

O nome parece complicado, mas detox capilar nada mais é do que fazer uma limpeza mais profunda no couro cabeludo com um shampoo transparente, como o Elseve Hydra Detox , por exemplo. Repetir esse procedimento a cada 15 dias ajuda a desobstruir o folículo capilar de sujeiras e resquícios de produto, evitando que o entupimento prejudique o crescimento dos fios. 

Passo 4: dê uma pausa nas químicas por um tempo

Durante o projeto Rapunzel, um dos passos importantes - e que devem ser feitos logo no início do processo - é tentar dar uma pausa nos alisamentos e também nas colorações. Se for muito complicado, vale partir para outra tática que é a de espaçar mais o intervalo entre as químicas - já vai ajudar bastante a evitar quebra, dano e enfraquecimento dos cabelos!

Passo 5: aposte na inversão capilar por uma semana

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

A inversão capilar é outra grande aliada no projeto, especialmente para quem quer fazer o cabelo crescer mais rápido! Aqui, tudo que você precisa fazer é, por uma semana, apostar na massagem do couro cabeludo usando óleo capilar com a cabeça para baixo. Isso é capaz de estimular a circulação e os folículos capilares para que o cabelo cresça até 2,5cm por semana.

Passo 6: melhore a alimentação e coma mais proteínas

Além dos cuidados externos, é importante cuidar do corpo internamente - e, acredite, melhorar da alimentação faz toda diferença! Para fornecer os nutrientes e vitaminas necessárias aos cabelos, comece a inserir mais proteínas e vitaminas A, C, E e também as do complexo B - ou seja, aposte nos alimentos como carne vermelha, cenoura, peixes e castanhas.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais