Beleza Extraordinária

O que é leave-in? Entenda para que serve e como usar o finalizador de cabelos

  • Tire as suas dúvidas sobre o leave-in e saiba para que serve o finalizador (Foto: Instagram @belezaextraordinaria)
Tela cheia
Previous Next
Tire as suas dúvidas sobre o leave-in e saiba para que serve o finalizador (Foto: Instagram @belezaextraordinaria)

O leave-in é um produto super importante na rotina de cuidados com os cabelos. Mas você sabe realmente qual é a função desse finalizador e como escolher o produto mais indicado para o seu tipo de cabelo?

Se você já usa ou quer adicionar o leave-in no seu ritual de cuidados com o cabelo, a gente te conta tudo o que você precisa saber sobre o produto. Vem conferir a matéria com dicas para escolher o melhor leave-in para você e como usá-lo para deixar as madeixas incríveis.

Afinal, o que é leave-in?

O leave-in nada mais é do que um produto de tratamento para cabelos sem enxágue. Ou seja, basicamente tudo o que fica nos fios agindo ao longo do dia para deixar suas madeixas saudáveis e bonitas pode ser considerado leave-in. Ele é indicado para todos os tipos de cabelo e pode ter diversas texturas, das mais levinhas até as mais encorpadas.

O leave-in é usado no comprimento e pontas do cabelo e pode ter funções variadas, como hidratar, reduzir o frizz ou mesmo proteger contra as ferramentas como o secador e a chapinha. Ele costuma ter ação instantânea, mas também pode continuar agindo ao longo das horas, intensificando o tratamento.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Katerina Williams (@katerinawilliamsxo) em

Como usar o leave-in nos cabelos

Para adicionar o leave-in à sua rotina de cuidados, não tem nenhum mistério: ele pode ser usado depois de lavar o cabelo ou mesmo com os fios secos, no day after. Se preferir usar o produto após as lavagens, é importante secar um pouco os fios e aplicar o leave-in apenas quando estiverem úmidos. Isso ajuda na absorção e intensifica a ação do produto.

Além disso, para deixar um efeito natural e evitar que o seu cabelo fique com aspecto pesado, o ideal é aplicar apenas nas pontas e comprimento dos fios. Evite passar o leave-in na raiz, mesmo que o suas madeixas sejam mais secas. Cuidado também com a quantidade: coloque apenas um pouco de produto nas mãos e espalhe por todo o cabelo.

Como escolher o melhor leave-in para mim?

Para escolher o melhor leave-in para o seu cabelo, é importante levar em consideração o seu tipo de fio e o tratamento que você necessita no momento. Isso porque existe uma grande variedade de produtos, com características distintas. Você pode optar por um leave-in indicado para todos os tipos de cabelo - como os com proteção solar - ou para tratamentos específicos.

Existem opções voltadas para os cabelos com química, para os fios loiros - que matizam e protegem a cor - e também para as cacheadas, que ajudam a hidratar as madeixas e reduzir o frizz.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais