Beleza Extraordinária

O que é inversão capilar? Conheça o método que promete acelerar o crescimento dos cabelos!

  • Embora não tenha comprovação científica, o método de inversão capilar promete acelerar o crescimento dos cabelos! (Foto: Instagram @joyjah)
  • O método de inversão capilar pode ser feito em qualquer tipo de cabelo (Foto: Instagram @stephaniempeterson)
  • Para que entregue o resultado esperado, técnica de inversão capilar deve vir acompanhada de uma massagem no couro cabeludo (Foto: Instagram @amberleemans)
Tela cheia
Previous Next
Embora não tenha comprovação científica, o método de inversão capilar promete acelerar o crescimento dos cabelos! (Foto: Instagram @joyjah)
  • Embora não tenha comprovação científica, o método de inversão capilar promete acelerar o crescimento dos cabelos! (Foto: Instagram @joyjah)
  • O método de inversão capilar pode ser feito em qualquer tipo de cabelo (Foto: Instagram @stephaniempeterson)
  • Para que entregue o resultado esperado, técnica de inversão capilar deve vir acompanhada de uma massagem no couro cabeludo (Foto: Instagram @amberleemans)

Você já ouviu falar em inversão capilar? Muito praticado por cacheadas e crespas que querem que os cabelos cresçam mais rapidamente durante a transição, essa técnica inusitada consiste em massagear o couro cabeludo com óleo e, depois, inclinar a cabeça para baixo por alguns minutos para estimular o crescimento. Parece loucura, não é? Mas, mesmo sem comprovação de seu funcionamento, esse método tem sido um importante aliado de quem resolveu começar o "Projeto Rapunzel" - seja no cabelo liso, ondulado, cacheado ou crespo. Saiba mais detalhes!

Massagem no couro cabeludo é o truque da inversão capilar 

O método conhecido como inversão capilar faz parte da rotina de muitas mulheres que querem acelerar o crescimento dos fios. Embora seja indicado para todos os tipos de cabelo, ele é mais popular entre as cacheadas e crespas por ser um importante aliado de quem quer reduzir o período da transição ou fazer as madeixas crescerem mais rápido depois do big chop. 

Como o nome já indica, a técnica consiste em colocar a cabeça para baixo para que o cabelo fique em posição contrária; mas, para garantir o resultado, esse passo não pode ser feito sozinho: antes dele, é necessário aplicar óleo - como o queridinho óleo de coco - diretamente no couro cabeludo e fazer uma massagem circular com a ponta dos dedos para estimular a oxigenação e a circulação sanguínea - dois fatores importantes para acelerar o crescimento dos fios. 

Por se tratar de um método caseiro, não há nenhuma comprovação científica de que ele realmente entregue o resultado esperado. Mas a promessa é de que, com esse truque, os fios cresçam de 1 a 2,5cm por semana. Vale fazer o teste!

Pausa de um mês ajuda no resultado

Quer deixar o cabelo crescer e gostou da ideia da técnica? Então, você precisa seguir algumas dicas para que ela realmente funcione! A principal delas é a de recorrer ao método uma vez por dia por uma semana e, depois, dar uma pausa de um mês antes de voltar a ele para que seu efeito continue nos fios. 

A outra é aguentar a posição incômoda e tentar permanecer com a cabeça para baixo por, mais ou menos, quatro minutos depois de fazer a massagem no couro cabeludo com o óleo de sua preferência

Passo a passo para fazer a inversão capilar: 

1 - Separe um pouco de óleo capilar para começar o procedimento; 

2 - Com os cabelos limpos ou sujos, aplique no couro cabeludo e faça uma massagem circular com a pontinha dos dedos;

3 - Enquanto faz a massagem com o óleo, jogue a cabeça para baixo, de maneira que o cabelo fique todo jogado para a frente;

4 - Sustente essa posição por cerca de quatro minutos; 

5 - Se quiser aproveitar o procedimento para fazer uma umectação completa, aplique óleo por todo o comprimento; 

6 - Por fim, aplicando óleo apenas no couro cabeludo ou nas pontas, deixe-o agir por, no mínimo, duas horas; 

7 - Passado o tempo, enxague os cabelos com o método UCPE - de umectar, condicionar, pausar e esperar - e pronto!

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação