Beleza Extraordinária

O que é cronograma capilar? Entenda para que serve cada etapa e anote as dicas de produtos + passo a passo de como fazer

  • Saiba tudo sobre o cronograma capilar e entenda como a rotina de cuidados ajuda a deixar os fios ainda mais bonitos e saudáveis (Foto: Instagram @lorealhair @heartblood)
  • Os cabelos cacheados e crespos se beneficiam bastante da rotina de cuidados com o cronograma capilar (Foto: Instagram @mwanini)
  • Entenda como fazer o cronograma capilar certo para o seu tipo de fio (Foto: Instagram @criscalatrava)
Tela cheia
Previous Next
Saiba tudo sobre o cronograma capilar e entenda como a rotina de cuidados ajuda a deixar os fios ainda mais bonitos e saudáveis (Foto: Instagram @lorealhair @heartblood)
  • Saiba tudo sobre o cronograma capilar e entenda como a rotina de cuidados ajuda a deixar os fios ainda mais bonitos e saudáveis (Foto: Instagram @lorealhair @heartblood)
  • Os cabelos cacheados e crespos se beneficiam bastante da rotina de cuidados com o cronograma capilar (Foto: Instagram @mwanini)
  • Entenda como fazer o cronograma capilar certo para o seu tipo de fio (Foto: Instagram @criscalatrava)

O cronograma capilar é o melhor aliado para quem precisa fazer uma recuperação completa dos cabelos ou só quer saber como cuidar dos fios da melhor maneira possível - mas, afinal, o que ele significa? Como fazer? Quais produtos usar?

Separamos um guia completo sobre o assunto com tudo que você precisa saber para entender exatamente a importância do cronograma capilar e, assim, tirar o máximo de proveito dele. Confira as dicas da matéria!

O que é cronograma capilar?

O que é: o cronograma capilar é puramente uma forma de organizar em rotina os cuidados com os cabelos. Ele serve para intercalar hidratação, reconstrução e nutrição da maneira ideal para cada pessoa - considerando sempre o nível de danos nas madeixas e o tipo de fio de cada um.

Para quem ele é indicado? Ele é indicado para todos os tipos de fio (desde o 1A até o 4C), e deve ser feito tanto em madeixas saudáveis quanto nos cabelos danificados ou em transição capilar.

O que ele faz? A ideia dessa rotina de cuidados bem dividida é garantir que o cabelo fique saudável e tenha todas as necessidades atendidas na medida certa. Assim ele vai se manter forte, brilhoso alinhado e protegido dos danos.

O que fazer no cronograma capilar: conheça as três etapas principais

1- Hidratação: é a etapa de repor a água e abrir caminho para a absorção dos nutrientes com as máscaras hidratantes. Ela é essencial porque deixa os fios macios, livre do ressecamento e, de quebra, prepara o cabelo para que ele retenha bem todo o tratamento feito nas outras etapas do cronograma.

Nos cremes de hidratação, vale a pena procurar por fórmulas com extratos de algas, frutas e plantas, além de pantenol, álcoois graxos, glicerina e outros.

2- Nutrição: é a fase em que se devolve os óleos naturais aos fios usando os cremes nutritivos, justamente para que eles blindem os cabelos, protegendo da perda de água e ressecamento - o que, por consequência, resulta em cabelos alinhados, com mais balanço e supersaudáveis.

Nos cremes de nutrição, o segredo é priorizar que tenham óleos na composição, como os de coco e flores preciosas, ou até mesmo manteigas, como a da karité ou cacau.

3- Reconstrução: é a fase em que o cabelo vai ser restaurado profundamente dos danos por meio da máscara reconstrutora. Nessa etapa se faz a reposição das proteínas e da massa capilar que se perde por conta das químicas, uso de ferramentas de calor e ação do sol e poluição.

Nos cremes de reconstrução, a arginina, queratina, ceramida e creatina são os ativos mais importantes e que devem estar no rótulo.

Como montar o cronograma capilar para cada tipo de cabelo:

Depois de saber o que cada etapa da rotina no cronograma capilar faz, é a hora de saber como organizar os tratamentos no seu dia a dia - e o primeiro passo é fazer o teste de porosidade dos fios. Coloque um fio de cabelo dentro de um copo transparente com água e observe bem:

- se o cabelo boiar, precisa de hidratação intensa;

- se afundar, precisa mais de reconstrução profunda;

- mas se nem afundar nem boiar, está mais carente de nutrição;

De todo jeito, outros fatores também contam - como por exemplo a queda de cabelo, presença ou não de química e até mesmo os seus hábitos. Para saber exatamente como distribuir isso no cronograma capilar específico, faça o teste dessa matéria aqui e anote a tabelinha do seu resultado!

 

Redação: Raquel Carletto

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais