Beleza Extraordinária

O que é creatina? Quais os benefícios para os cabelos?

  • A creatina é uma das proteinas que fazem a diferença nos cabelos. O conjunto de aminoácidos recupera a fibra capilar e a forma uma barreira de proteção contra agentes externos
Tela cheia
Previous Next
A creatina é uma das proteinas que fazem a diferença nos cabelos. O conjunto de aminoácidos recupera a fibra capilar e a forma uma barreira de proteção contra agentes externos

Muito conhecida por ser usada por esportistas e frequentadores de academia, a creatina também traz benefícios para os cabelos. Se com o uso correto, essa proteína consegue aumentar a energia muscular, para os fios, a substância restaura a fibra capilar e deixa as madeixas mais resistentes. A creatina tem ação parecida com a queratina, e recupera a massa dos fios, evitando a quebra, queda e ressecamentos graves. Sua diferença está no tamanho da partícula, menor e que se assemelha a versões micro da proteína, o que é um trunfo na hora da aplicação nas madeixas, pois facilita a absorção e evita o efeito de saturação.

Reposição de aminoácidos recupera a saúde dos fios

No geral, todas as proteínas são benéficas para os cabelos. Elas são formadas por aminoácidos, que equivalem a cerca de 65 a 90% da composição das madeixas e, ao serem repostas, recuperam a estrutura original dos fios. A falta dessas proteínas pode ser ocasionada por excesso de química, sol, chapinha, secador e poluição, que deixam as escamas superficiais do cabelo abertas e as internas expostas, o que resulta em perda de água e nutrientes.

A substância mais predominante nos cabelos - e mais popular nos tratamentos capilares - é a queratina, que é produzida nessa região do corpo, enquanto a creatina está presente nas fibras musculares e no cérebro. Mesmo assim, essa proteína pode transformar os fios pelo seu poder de recuperação da fibra.

Creatina pode potencializar tratamentos feitos com queratina

Atualmente, a creatina dificilmente é encontrada isolada em tratamentos capilares e, na maioria das vezes, funciona como um potencializador da queratina, pois ajuda na reconstrução do fio ao mesmo tempo que consegue ser absorvido em áreas onde a substância não consegue chegar por seu tamanho. O tratamento em conjunto destas duas proteínas, além de recuperar as madeixas, cria uma proteção contra agressões químicas e climáticas, como o vento e a poluição, o que mantém os cabelos saudáveis e bonitos por mais tempo.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação